A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:405027)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Rubimery Ferreira dos Santos (1197869)
	Disciplina:
	Licenciatura em Foco (LED107)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:405030) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	6703314
Parte superior do formulário
	1.
	Algumas ações indicam que é possível acabar com a desigualdade social aqui no Brasil. Essa cultura discriminatória vem sendo combatida não só aqui no Brasil, como em todo o mundo. Para tanto, medidas estão sendo tomadas com o propósito de resgatar valores e culturas desprezadas por práticas discriminatórias. Sobre essas ações, contempladas em Lei, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   v ) Nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, oficiais e particulares, torna-se facultativo o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
(    ) Será incluído o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
(    ) Os conteúdos referentes à História e à Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial
nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - V.
	b)
	F - V - F.
	c)
	V - F - F.
	d)
	V - V - F.
	2.
	A educação formal abriu novas formas de pensar sobre o fazer educacional, como a educação informal e não formal, que enriquecem cognitivamente e sensivelmente na formação humana. Sobre a educação formal, informal e não formal, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Educação formal.
II- Educação não formal.
III- Educação informal.
(    ) Acontece ao longo da vida, não leva à certificação.
(    ) Possui uma estrutura definida, é institucionalizada.
(    ) Tem-se, muitas vezes, em oposição à educação oferecida na escola.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	I - II - III.
	b)
	III - I - II.
	c)
	II - I - III.
	d)
	III - II - I.
	3.
	A diversidade é entendida como as diferenças que se originam das questões étnico-raciais, de gênero, econômicas, religiosas, entre outras. Essa variedade toda na sociedade torna-se prejudicial pelo fato de que há tratamento diferenciado entre as pessoas, prevalecendo sempre quem tem melhores condições físicas, financeiras e sociais. Para a superação dessas diferenças, a escola exerce grande influência. Acerca do papel da escola na superação das questões relacionadas à diversidade, analise as afirmativas a seguir:
I- A escola auxilia na superação das diferenças quando trabalha para a construção de atitudes de respeito às diferenças.
II- A escola favorece a superação das diferenças quando constrói bases pedagógicas que contemplam as diferenças.
III- A escola promove a superação das diferenças quando considera detentores de maiores direitos os brancos e os de classe social superior.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	4.
	Vivemos num país constituído com base na diversidade, contemplada não só na diferença cultural como na própria natureza e clima, que de alguma maneira demonstram uma identidade própria. Podemos, então, compreender a diversidade no seu sentido individual e coletivo. Sobre a diversidade e sua expressão na sociedade, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	A diversidade cultural é reconhecida de acordo com seus significados existentes na cultura, seja por meio da arte e da religião, mas pouco expressa o contexto individual.
	b)
	A diversidade é um conjunto de culturas iguais, refletidas no sistema educativo, político e governamental.
	c)
	A diversidade é representada pelas diferenças culturais, características físicas e de valores, porém o sujeito pouco sofre influência de sua cultura.
	d)
	A diversidade expressa de sua maneira a cultura, ou seja, as diferentes formas de ser, de aprender, de representar e de utilizar o conhecimento.
	5.
	Na perspectiva da Educação Inclusiva, a Política Nacional de Educação Especial apresenta ações que garantem o acesso, a participação e o ensino aos alunos com deficiências e transtornos em escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para trazer respostas às necessidades educacionais especiais. Sobre as ações que garantem uma perspectiva inclusiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Acessibilidade urbana, facilitando os transportes, a comunicação e a informação, bem como na estrutura arquitetônica, com mobiliários e equipamentos.
(    ) Transversalidade da educação especial que inclui da Educação Infantil até a Educação Superior.
(    ) Atendimento educacional especializado.
(    ) Interrupção da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - F - F.
	b)
	F - F - V - V.
	c)
	V - V - V - F.
	d)
	F - V - V - F.
	6.
	No atual contexto, por influência da globalização, a desigualdade social, caracterizada, entre outros aspectos, pela desigualdade no acesso aos recursos financeiros (renda, por exemplo) provoca a dificuldade no acesso à alimentação, à saúde, à moradia, à educação de qualidade, à segurança, à habitação, ao emprego etc. Nesse aspecto, a falta de oportunidades passa a existir, o que leva muitos indivíduos à droga, à violência e à marginalização. Isso implica outras consequências, inclusive o preconceito, nas suas variadas formas. Acerca da desigualdade social, analise as afirmativas a seguir:
I- A diferença no tratamento do outro relaciona-se ao aspecto desigualdade.
II- A diferença entre os indivíduos relaciona-se ao aspecto desigualdade.
III- As relações conflitantes no contexto social mantêm relação direta com a desigualdade.
IV- O respeito para com o outro é um impedimento à igualdade entre os indivíduos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	7.
	Pesquisas na área da educação apontam para a questão do preconceito entre gêneros e raças e sua influência no desempenho escolar, bem como na formação da identidade do aluno. Nesse sentido, é necessário o cuidado com as ações do profissional da educação, em especial aquele que está diariamente com o aluno, colaborando (positivamente ou não) para a construção de sua identidade. Essa identidade implica uma relação com as diferenças. Com relação às práticas que favorecem a diversidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Práticas que valorizem a diversidade estão pautadas em uma concepção de valores humanos, que primam pela cidadania, em busca do respeito às etnias e suas diferenças culturais.
(    ) Falar do respeito à diversidade por si só não resolve, pois as atitudes manifestadas e a forma de agir do professor terão maior influência na formação do aluno.
(    ) A coerência entre a prática e o discurso sobre a valorização da diversidade pouco implicam na formação do aluno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - F.
	b)
	V - V - F.
	c)
	V - F - V.
	d)
	F - V - V.
	8.
	A Lei nº 13.005, que instituiu o novo PNE (Plano Nacional de Educação), estabelece metas e estratégias para o período de 2014/24, que
têm influência de peso no cumprimento de ações que pautam a valorização da diversidade nos aspectos culturais, sociais, norteados pelos direitos humanos. Sobre algumas estratégias contempladas na Lei nº 13.005, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para