Buscar

1° Revisão DMOI Casos Clínicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
1° Revisão DMOI Casos Clínicos
Fga. Janayna Trench
*
*
CASO 01:
Paciente, 23 anos, sexo feminino, encaminhado pelo ortodontista com o seguinte relatório:
“Paciente em pós tratamento ortodôntico, apresentando anteriormente mordida cruzada posterior e aberta anterior. Solicito avaliação fonoaudiológica.”
*
*
À anamnese, a mesma referiu ser portadora de rinite alérgica, mas que esta está controlada através de tratamento medicamentoso junto ao otorrinolaringologista. Refere não ter dificuldade para mastigar e que a família se queixa de que ela se alimenta muito rápido. Não houveram queixas relacionadas à fala ou deglutição. Afirma respirar por via oronasal e se cansar muito rapidamente. 
*
*
À avaliação percebeu-se: órgãos fonoarticulatórios com leve redução no tônus e mobilidade adequada. Palato mole simétrico e com mobilidade adequada. Língua com tônus reduzido, ponta rebaixada e dorso aumentado. Respiração predominantemente oral, deglutição atípica com contração exagerada da musculatura perioral, mastigação com predomínio de amassamento do alimento e ineficiente, rápida e cansaço ao mastigar; também presença de contração exagerada da musculatura perioral. Ausência de selamento labial e acúmulo de saliva em comissura labial. 
Baseado nos dados acima elabore um plano terapêutico para o paciente em questão.
*
*
CASO 02:
Paciente, 11 anos, sexo feminino, encaminhado pelo ortodontista com o seguinte relatório:
“Paciente apresentando apinhamento dentário em região anterior e postura inadequada de língua. Solicito avaliação e conduta fonoaudiológica”
*
*
À anamnese, o pai da criança afirmou que a filha fez uso de chupeta até os 4 anos de idade e que utiliza a mamadeira até os dias atuais sempre à noite antes de dormir. Não apresenta problemas respiratórios. Apresenta dificuldades para mastigar, especialmente para realizar a incisão dos alimentos, sempre precisa de um liquido para auxiliar a deglutição. Não queixou-se da fala.
*
*
À avaliação percebeu-se: lábios sem vedamento, com tônus reduzido. Bochechas com tônus e mobilidade reduzidos. Palato duro ogival. Palato mole simétrico e com mobilidade adequada. Língua com tônus reduzido, ponta rebaixada e dorso aumentado. Respiração predominantemente oral, deglutição adaptada com contração exagerada da musculatura perioral, mastigação com predomínio de amassamento do alimento e ineficiente, rápida e cansaço ao mastigar; também presença de contração exagerada da musculatura perioral. 
Baseado nos dados acima elabore um plano terapêutico para o paciente em questão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais