Buscar

Econometria Av1

Prévia do material em texto

Av1 - Ciê Eco - Econometria
1) Um dos métodos mais utilizados em Econometria para estimar parâmetros de um modelo é o Método dos Mínimos Quadrados. Este método constitui-se de um conjunto de técnicas de otimização matemática que procura encontrar o melhor ajuste para um conjunto de dados. Neste sentido assinale nas alternativas abaixo o entendimento de como é operacionalizado o MQO.
Alternativas:
a) O método busca minimizar a soma dos quadrados das diferenças dos resíduos, isto é estimativas de alfas e betas que dão o menor valor possível do erro quadrático
b) O método busca maximizar a estimativa dos parâmetros empregando o uso das médias aritméticas
c) O método simplesmente apura os resultados dos somatórios dos termos erros
d) O método é realizado apenas com o uso de funções logarítmicas
2) O MQO é um método que para ser utilizado com segurança para fazer previsões precisa atender alguns pressupostos básicos. No caso da ______________o modelo especifica um relacionamento linear entre y e x1 .....xk. Este pressuposto refere-se à maneira pela qual os parâmetros e as perturbações entram na equação. Então, afirma-se que a relação harmoniosa é entre os parâmetros e não necessariamente entre as variáveis. Nas alternativas abaixo assinale a que apresenta o nome deste pressuposto.
Alternativas:
a) Exogeneidade
b) Rank e posto completo
c) Linearidade
d) Homocedasticidade
3) Existem casos em que o MQO não pode ser aplicado. Os exemplos incluem modelos contendo variáveis que são medidas com erro e modelos mais dinâmicos, envolvendo expectativas. Sem esta suposição, nenhuma das provas de consistência dadas acima se mantém; então os MQO perdem sua atratividade como um estimador. Nas alternativas abaixo assinale a que apresenta um destes casos;
Alternativas:
a) Em dados cross section
b) Em Regressão linear
c) Em estudos de oferta e demanda
d) Em Regressão Dinâmica
4) Em termos pressupostos podemos dizer que: a ___________ informa que a ui variável é real e aleatória ou randômica; a _______________ informa que a variável ui tem média zero e, a ___________ garante que ui tem variância constante. Nas alternativas abaixo assinale aquela que contempla as palavras necessárias para completar corretamente a sentença.
Alternativas:
a) Aleatoriedade – homocedasticidade - média zero de ui
b) Aleatoriedade – média zero de ui - homocedasticidade
c) Aleatoriedade – média zero de ui – heterocedasticidade
d) Aleatoriedade – exogeneirdade - homocedasticidade
5) Um modelo MQO tem como pressuposto ______________________________________. Isso significa ausência de erro de especificação no sentido de que apenas uma variável explicativa é suficiente para expressar adequadamente o comportamento do fenômeno, assim como a forma matemática (linear ou não-linear) é corretamente definida. Com base na afirmativa sobre o pressuposto do MQO, assinale nas alternativas a que apresenta a correta identificação deste pressuposto e preenche a afirmativa.
Alternativas:
a) Ausência de multicolinearidade perfeita
b) Ausência de autocorrelação
c) Exogeneidade das variáveis independentes
d) O modelo tem especificação correta

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes