Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO PROCESSO CIVIL 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201309829499)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O regramento da ação monitória foi aperfeiçoado no Código de Processo Civil de 2015 para incluir o entendimento consolidado pelos Tribunais superiores sobre a temática. Considerando esse contexto, assinale a afirmativa incorreta em relação ao procedimento monitório:
		
	
	O réu será isento do pagamento das custas se cumprir adequadamente o mandato monitório.
	
	É cabível a utilização do procedimento, com base em prova escrita, para entrega de bens móveis e imóveis.
	
	Nos casos em que o direito do autor for evidente o juiz deferirá, de imediato, o respectivo mandado de pagamento, entrega de coisa ou obrigação de fazer.
	 
	Não se admite a citação por edital na ação monitória, cabendo ao autor promover a citação do réu exclusivamente pessoal.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309829338)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, diante da multiplicidade de recursos extraordinários com fundamentos em questões de direito idênticas, selecionou 02 recursos representativos da controvérsia e encaminhou para o Supremo Tribunal Federal com o objetivo de viabilizar o julgamento de recursos repetitivos. O Ministro relator determinou a suspensão de processos pendentes em todo território nacional que versem sobre a mesma questão. André, advogado, verificou que dois processos que patrocina foram suspensos indevidamente, pois não possuem nenhuma relação com as questões discutidas nos recursos representativos. Considerando que os processos tramitam no primeiro grau, André formulou requerimento ao juiz visando o prosseguimento dos processos os quais atua como advogado, o que foi indeferido de plano. Diante da situação retratada assinale a alternativa correta:
		
	
	O advogado deverá interpor ação cautelar perante o Supremo Tribunal Federal para demonstrar o equívoco do juiz e obter a respectiva liminar para dar prosseguimento ao feito.
	
	O advogado deverá impetrar Mandado de Segurança considerando que a decisão violou direito líquido e certo da parte em obter a apreciação judicial de sua pretensão.
	 
	Deverá o advogado interpor agravo de instrumento, que será julgado pelo respectivo Tribunal de Justiça.
	
	Neste caso deverá o advogado interpor agravo interno para o Presidente do respectivo Tribunal de Justiça para invalidar a decisão que determinou o sobrestamento do processo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201309829485)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(X EXAME DE ORDEM ¿ TIPO 1 - BRANCA) A proteção possessória pode se desenvolver por meio de diversos tipos de ações. No que se refere às espécies de ações possessórias e suas características, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Em virtude do princípio da adstrição, a propositura de uma ação possessória em vez de outra impede que o juiz conheça do pedido e outorgue a proteção correspondente àquela cujos requisitos estejam provados.
	
	É defeso ao autor cumular o pedido possessório com condenação em perdas e danos, devendo optar por um ou outro provimento, sob pena de enriquecimento sem causa.
	 
	Apenas o possuidor figura-se como parte legitima para a propositura das ações possessórias, tanto na hipótese de posse direta quanto na hipótese de posse indireta.
	
	As ações possessórias não possuem natureza dúplice. Sendo assim, caso o réu queira fazer pedido contra o autor, não poderá se valer da contestação, devendo apresentar reconvenção.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201309829488)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(XIII EXAME DE ORDEM - TIPO 1 - BRANCA) Lindalva faleceu em Minas Gerais, em um acidente durante a prática de montanhismo. Não tinha feito testamento, mas deixou dois filhos maiores que residem em dois estados da Federação. Apesar de não ter domicílio certo, deixou bens situados nos estados da Bahia e de Mato Grosso. A respeito da ação de inventário, de acordo com o que dispõe o Código de Processo Civil, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	O inventário deverá ser aberto pelos herdeiros no estado de Minas Gerais, uma vez que Lindalva não tinha domicílio certo e seus bens estavam em lugares diferentes.
	
	A ação de inventário deve ser ajuizada no foro do domicílio dos filhos de Lindalva, pois são eles os inventariantes.
	 
	A ação de inventário poderá ser ajuizada no foro da situação de qualquer dos bens, uma vez que o autor da herança possui bens em lugares diferentes.
	
	O foro competente para o inventário é o da situação dos bens, de forma que o inventário deverá ser aberto na Bahia, local onde a maioria dos bens está localizada.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201309829501)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Roberto ajuizou ação de interdição visando afastar seu irmão Pedro da administração de seus, considerando que o mesmo sofre de doença mental grave. O juiz determinação a citação do interditando para comparecer à audiência de impressão pessoal em data designada previamente. De acordo com as regras do procedimento da interdição assinale a afirmativa incorreta.
		
	
	Admite-se, a critério do juiz, a oitiva de parentes e de pessoas próximas durante a entrevista do interditando.
	 
	Após a entrevista o juiz deverá designar prova pericial, dispensando-se o prazo para manifestação, pois não há, nesse procedimento especial, possibilidade de impugnação do pedido pelo interditando.
	
	O Ministério Público intervirá no processo como fiscal da ordem jurídica e poderá promover a interdição, como autor, quando os familiares não o fizerem.
	
	A interdição poderá ser levantada parcialmente quando provado em juízo a capacidade do interditando para praticar alguns atos da vida civil.

Outros materiais