Buscar

APOL 02 - Gestão da Tecnologia e da Inovação / Padronização: Qualidade e Certificação

Prévia do material em texto

APOL 02 - Gestão da Tecnologia e da Inovação / Padronização: Qualidade e Certificação
Questão 1/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o trecho do texto a seguir: 
“Design thinking é uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, em uma perspectiva de empatia máxima com seus stakeholders (interessados): as pessoas são colocadas no centro de desenvolvimento do produto – não somente o consumidor final, mas todos os envolvidos na ideia (trabalhos em equipes multidisciplinares são comuns nesse conceito). [...] A razão de sua existência é a satisfação do cliente (interno ou externo), dádiva que só pode ser alcançada quando conhecemos em profundidade suas necessidades, desejos e percepções e mundo”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: https://endeavor.org.br/design-thinking-inovacao/. Acessado em 15 de Fevereiro de 2017. 
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos abordados na Rota 03 sobre o tema: design thinking, analise as afirmativas a seguir.
 I. A empresa que deseja utilizar o design thinking precisa ter colaboradores capacitados e atentos para identificarem as necessidades do mercado.
II. Atualmente a utilização do design thinking é restrito as grandes companhias devido aos altos custos de implementação.
III. O design thinking é uma ferramenta útil para o desenvolvimento de novas ideias que solucionam problemas do cotidiano.
IV. A aplicação das práticas do design thinking independe das necessidades dos clientes porque é uma ferramenta interna de resolução de problemas. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
	
	C
	III e IV, apenas.
	
	D
	I e III, apenas.
	
	E
	I e IV, apenas.
Questão 2/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia parte do texto a seguir: 
As empresas com foco na inovação necessitam de colaboradores qualificados, criativos, com postura pró ativa e principalmente comprometidos. É de responsabilidade do setor de Recursos Humanos (RH), desenvolver políticas eficazes de atração, captação e retenção de profissionais com esse perfil na organização. Para isso, o gestor pode realizar o recrutamento interno ou externo, cada um com suas particularidades. Mas se o recrutamento for externo, em linhas gerais, têm-se os seguintes elementos: Identificação; Seleção; Contratação; Integração e Demissão. 
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão. 
Considerando o texto dado, os conteúdos abordados na Rota 3 e no livro-base Gestão da inovação e do conhecimento sobre o tema relação entre a inovação e recursos humanos, marque X na alternativa que descreve o objetivo da fase: Avaliação:
	
	A
	Cumprir os procedimentos padrões de documentação do profissional.
	
	B
	Realizar processo de triagem para realizar uma escolha assertiva.
	
	C
	Encontrar no mercado, profissionais com o perfil desejado pela empresa.
	
	D
	Verificar se o desempenho do colaborador atende as expectativas.
	
	E
	Apresentar a empresa e as tarefas que competem ao colaborador.
Questão 3/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o excerto do texto a seguir: 
“Nas organizações, a inovação está ligada a razões tecnológicas e econômicas. No campo da tecnologia, a inovação proporciona a criação de novos produtos e serviços, a melhoria dos métodos existentes, à liderança de mercado, a adaptação dos negócios aos novos processos tecnológicos. No quadro das razões econômicas, há as organizações envolvidas com a criação do novo, buscando o desenvolvimento de produtos mais baratos, com novas funções, para novos mercados e clientes. [...] Assim, inovar é criar valor”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
SCHNEIDER, Elton Ivan; CASTELO BRANCO, Henrique José. A caminhada empreendedora. Curitiba: InterSaberes, 2012 p. 86-87. 
Considerando o fragmento do texto, os conteúdos abordados no livro-base Gestão da inovação e do conhecimento, sobre o tema inovação tecnológica, analise as sentenças a seguir e marque V para as asserções Verdadeiras e F para as asserções falsas. 
I. ( V ) Uma organização não inova sozinha porque é preciso levantar inúmeras informações, o que correr a partir da interação com entes internos e externos.
II. ( V ) Inovar tecnologicamente não é uma tarefa simples, pois é preciso passar por diversas etapas entre a concepção da ideia e o lançamento do produto.
III. ( F ) A inovação tecnológica é um procedimento realizado pelas novas empresas do segmento de tecnologia que entram no mercado.
IV. ( V ) Para agilizar o processo inovativo, a empresa pode considerar informações advindas de atividades científicas, tecnológicas, produtivas e de mercado. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – V
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	V – F – F – F
Questão 4/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o excerto do texto a seguir: 
“De uma maneira bem simplificada e resumida, é possível dizer que marketing são todas as ações realizadas por uma organização que tenha por finalidade “atrair e reter clientes”. [...] É de sua inteira responsabilidade o sistema de comunicação entre o cliente e a empresa, ou seja, é sua atribuição buscar as informações necessárias para que o cliente possa determinar se os produtos ou serviços oferecidos satisfarão as suas necessidades”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
REICHELT, Valesca Persch. Fundamentos de marketing. Curitiba: InterSaberes, 2013 p. 16-17. 
Considerando o fragmento do texto, os conteúdos abordados na Rota 3 e o livro-base Gestão da inovação e do conhecimento, sobre o tema Marketing, analise as sentenças a seguir: 
I. É uma atividade relevante do marketing identificar o perfil dos colaboradores que estão envolvidos nos processos de criação de novos produtos.
II. Compete ao marketing identificar, avaliar e selecionar as oportunidades de mercado e estabelecer estratégias para alcançá-las.
III. O marketing tem como atividades de foco no produto: criação, lançamento, comunicação, promoção e cuidados com o pós-vendas.
IV. A determinação de qual será o processo produtivo mais vantajoso para a empresa é uma importante decisão do departamento de marketing e inovação.
V. Algumas das frentes de atuação do marketing são: identificar o desejo do cliente, definir uma estratégia e criar um plano de marketing. 
São corretas as alternativas:
	
	A
	I e III, apenas.
	
	B
	II, III e IV, apenas.
	
	C
	III, IV e V, apenas.
	
	D
	IV e V, apenas.
	
	E
	II, III e V, apenas.
Questão 5/5 - Padronização: Qualidade e Certificação
Os conceitos de qualidade, produtividade e competitividade caminham juntos e estão interligados e interdependentes, pois a competitividade decorre da produtividade, e esta da qualidade.
Em relação a afirmação acima podemos dizer que é :
	
	A
	Parcialmente verdadeira.
	
	B
	Falsa.
	
	C
	Somente a qualidade depende da produtividade e não vice versa.
	
	D
	Verdadeira.
	
	E
	Parcialmente falsa.

Outros materiais