Buscar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
História 1°/2° semestre
SILVIO SAGAI
 
eDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 
silvio sagai
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Trabalho apresentado ao Curso ( HISTÓRIA ) da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina ÉTICA, POLÍTICA E CIDADANIA. POLÍTICA PÚBLICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM. PRÁTICA PEDAGÓGIA: GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Prof. OKÇANA BATTINI. NATALIA GERMANO GEJÃO DIAZ. NATÁLIA GOMES DOS SANTOS. MÁRCIO GUTUSO SAVIANI. MAYRA CAMPOS FRÂNCICA. MARI CLAIR MORO NASCIMENTO.
TOLEDO-PR
2017
INTRODUÇÃO
A educação ambiental é fundamental para uma conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente. O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente. Sendo assim, este estudo procura analisar a importância das questões ambientais e educação ambiental desenvolvida nas escolas públicas, discutindo sua importância e compreendendo as principais dificuldades e desafios enfrentados pela Educação Ambiental no Ensino Fundamental I nas escolas públicas, tendo em vista que neste nível os educando são bastante curiosos e abertos ao conhecimento. Em um mundo bastante conturbado, no qual vivemos atualmente, em virtude de como o homem vem utilizando os recursos naturais de forma inadequada se faz necessário uma conscientização ambiental, sobretudo por parte dos educadores, já que eles têm grande responsabilidade na formação cidadã de seus alunos, sendo importante que estes possam tomar entendimento acerca do que acontece e o que podem fazer para preservar o meio ambiente, e disseminem tal conhecimento para sociedade.
A educação ambiental, portanto, é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa têm a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação. A Educação Ambiental propõe um desenvolvimento social alternativo. O desenvolvimento alternativo contrapõe o desenvolvimento econômico e social disseminado pelo capitalismo e o paradigma de modernidade (OAKLEY & CLAYTON: 2003), pois “centra-se no povo e no seu ambiente, ao invés de se centrar na produção e nos lucros”. O objetivo principal deste modelo alternativo de desenvolvimento é a humanização do sistema de relações interpessoais através do processo social, psicológico e político. Pensar em um pressuposto teórico integrador adequado à Educação Ambiental,é ao mesmo tempo pensar nas transformações das realidades contemporâneas que se apresentam atualmente. A Educação Ambiental propõe um desenvolvimento social alternativo.
 	A educação ambiental é uma prática pedagógica. Essa prática não se realiza sozinha, mas nas relações do ambiente escolar, na interação entre diferentes atores, conduzida por um sujeito, os educadores. Todo o comportamento aprendido que tenha sido socialmente adquirido faz parte de um sistema cultural – isto é, nossos hábitos, valores, idéias, costumes – que garante a satisfação e continuidade de uma sociedade. A cultura, a despeito de sua natureza conservadora, muda com o tempo e de lugar para lugar. Essas transformações são realizadas por meio de mudanças no comportamento individual e social, de algumas formas-padrão. Inovamos, isto é, variamos a moda, inventamos, descobrimos coisas “ao acaso”, tecnologicamente avançamos, fazemos imitações. É importante o contínuo incentivo às pesquisas de caráter disciplinar ou interdisciplinar e projetos sobre intervenções na realidade das escolas no tocante à educação ambiental para que possamos consolidar uma prática educativa que desenvolva novos valores em relação à forma como vemos, sentimos e vivemos; onde a cidadania, a inclusão, o respeito, a alteridade, a convivência harmônica e a tolerância sejam uma constante na prática educacional. 
O desmatamento das matas de modo irregular, o transporte das madeiras a erosão do solo, mortes de animais e da biodiversidade das matas e rios, com tudo isso os efeitos são: efeitos climáticos perda de recursos naturais, desertificação além das erosões e extinções dos rios.
O desmatamento é uma das principais causas do aquecimento global, a perda das florestas é um dano que só aumenta a cada dia, principalmente em conseqüência das ações humanas é uma das principais causas de desmatamento é: pecuária, extração da madeira, agricultura, hidroelétricas, queimadas, mineração e expansão urbana.
a- se trata como implantar EA nas escolas, como os professores vão passar para os alunos e a sociedade em forma de aula e palestras e como eles vão implantar em suas disciplinas. Com tudo os professores vão ter que pesquisar na internet, livros e jornais com esses conteúdos e implantar em suas disciplinas e produzir atividade ligada a área de suas disciplinas.
CONCLUSÃO
Dentro desta perspectiva, professores e alunos devem buscar uma reflexão crítica que busque transformar o cotidiano escolar, o mundo, a sociedade e seus indivíduos, para que possam, de fato, em sua atuação, contribuir na construção de uma nova sociedade ambientalmente sustentável. É importante que a educação ambiental seja enfocada numa dimensão que leve em consideração os aspectos biológicos, psíquicos e socioculturais nos quais se constroem as concepções de homem, do mundo e de sociedade, dando conta da relação indivíduo/sociedade e natureza/cultura, de modo a alcançar uma forma de pensar global. 
REFERÊNCIAS
http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/a12v31n2.pdf
http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/institucional/site/educacao-ambiental
https://pedagogiaaopedaletra.com/a-importancia-da-educacao-ambiental-nas-escolas-3/
http://www.portalconscienciapolitica.com.br/products/educa%C3%A7%C3%A3o-ambiental-no-ambiente-escolar/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/a-importancia-da-educacao-ambiental-nas-escolas/20002
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/a-importancia-da-educacao-ambiental-nas-escolas/20002
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/a-importancia-da-educacao-ambiental-nas-escolas/20002

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes