Buscar

av22TECMATERIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0291_AV2_201201531535 » PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201201531535 - MAURO NATIVIDADE MARTINS
	Professor:
	JOAO MARQUES DE MORAES MATTOS
	Turma: 9003/C
	Nota da Prova: 3,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 0        Data: 14/06/2013 12:23:03
	
	 1a Questão (Cód.: 155904)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O aço revolucionou a construção civil quando no início do século XIX aproximadamente começou a ser utilizado ostensivamente como elemento estrutural na construção de grandes arranha céus; como metal, possui como uma de suas principais características a cristalinidade de sua estrutura atômica, ou seja, possui um padrão de repetição microestrutural em três dimensões. Considerando as características dos metais, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	A coloração dos metais varia de acordo com o elemento químico ou elementos químicos que entram em sua composição.
	 
	Os metais apresentam alta resistência a corrosão, representando a melhor opção para ambientes como plataformas marítimas.
	
	Diversos metais possuem alta resistência mecânica, além de serem deformáveis, sendo muito utilizados em aplicações estruturais.
	
	Os metais são excelentes condutores de eletricidade e calor e não são transparentes à luz.
	
	Os metais são geralmente obtidos em altos fornos, onde podemos não só controlar sua pureza como também adicionar outros elementos, originando ligas.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 157355)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um engenheiro trabalha em uma produção de objetos metálicos e constantemente precisa especificar aços adequados a aplicações específicas. No caso em questão, houve a necessidade de a especificação de um aço para fabricação de um tanque a ser utilizado em armazenagem de produto químico. Entre os aços a seguir citados, aponte o que MELHOR se encaixa nesta função.
		
	
	Aço ferrítico.
	
	Aço carbono simples.
	
	Aço martensítico.
	 
	Aço austenítico.
	
	Aços Ph.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 157402)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Existem muitas variações de tratamento térmica, cada uma com sua finalidade específica. Entre os tratamentos mais utilizados, encontra-se a RECOZIMENTO, que possui como finalidade recuperar a textura cristalográfica anterior do material que sofreu um outro tratamento térmico ou mesmo deformação mecânica. Com relação a esta variação de tratamento térmico, só não podemos afirmar que geralmente o mesmo atua:
		
	 
	Ajustando o tamanho de grão.
	
	Diminuindo a dureza a do material.
	
	Diminuindo a ductilidade.
	
	Alterando as propriedades eletromagnéticas do material.
	 
	Alterando a composição do aço.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 72140)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A estabilidade da estrutura cristalina para alguns metais e bem como alguns não-metais é influenciado pela temperatura e pressão extena,um exemplo clássico é encontrado no carbono: Grafita estável na temperatura ambiente e o diamante a pressões extremamente elevadas.Qual tipo de fenômeno relaciona.
		
	 
	Alotropia
	
	Choque térmico
	
	Fusão
	
	Têmpera
	
	Solidicação
	
	
	 5a Questão (Cód.: 60663)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Entre as propriedades mecânicas dos materiais podemos citar a tenacidade, resiliência e a ductilidade. Em relação a essas propriedades podemos afirmar que:
		
	
	A tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a resiliência mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a ductilidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A resiliência mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a ductilidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a resiliência representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a resiliência mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a tenacidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a resiliência representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 157443)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Devido à elevada afinidade para o oxigênio, não é costume encontrá-lo como substância elementar, mas, sim, em formas combinadas tal como o óxido.
Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente na aeronáutica. Entretanto, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem, sobremaneira, o seu campo de aplicação. No entanto, o baixo custo para a sua reciclagem aumenta o seu tempo de vida útil e a estabilidade do seu valor.
Com relação ao alumínio, NÃO podemos afirmar:
		
	
	Hoje, os Estados Unidos e o Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio depois do Brasil.
	
	O Brasil tem a terceira maior reserva do minério no mundo, localizada na região amazônica.
	
	A maior parte do alumínio produzido atualmente é extraído da bauxita.
	
	Em relação à qualidade, as bauxitas brasileiras são do tipo trihidratado, o que permite a produção de alumina a preços mais competitivos.
	
	Nas regiões tropicais e subtropicais, onde o desgaste das rochas é mais intenso, existe a maior parte dos grandes depósitos de bauxita, sobretudo perto da superfície.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 26919)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O recozimento pleno tem como objetivo principal:
		
	
	aumentar a dureza e diminuir a tenacidade
	
	diminuir a usinabilidade
	
	diminuir a dureza, aumentando a usinabilidade
	
	aumentar a resistência à tração
	
	aumentar a resistência a abrasão diminuindo a dureza
	
	
	 8a Questão (Cód.: 54987)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Engenheiro:
Aprendemos que a utilização de Diagramas de Equilíbrio está restrito a taxas de resfriamento baixas, sendo assim você foi apresentado aos Diagramas TTT, que consideram as transformações de fases para taxas de resfriamento de moderadas à elevadas. Como as Propriedades Mecânicas dos materiais e a sua utilização industrial estão diretamente relacionadas com o aparecimento das novas fases presentes, é muito importante que você conheça bem o nome dos Tratamentos Térmicos que a elas estão associadas.
 
		
	
	Letra A = Tratamento Térmico de Recozimento;
	
	Letra B = Tratamento Térmico de Normalização
	
	Letra T e E = Têmpera
	
	A Dureza obtida na letra A e menor que a obtida em T
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 160020)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Aços são ligas de Ferro e Carbono; podem ter suas propriedades melhoradas através da adição de elementos de liga, aumentando, por exemplo, a resistência à corrosão. Com relação a estes aços mencionados anteriormente, identifique os elementos químicos mais comumente utilizados no aço inoxidável.
		
	
Resposta: O AÇO INOXIDAVEL: é, basicamente, uma liga (combinaçao de dois ou mais elementos quimicos) de fero-cromo que apresenta granderesistencia a corrosão, ao impacto, e á abrasão, além de grande durabilidade. ele é 100% reciclável e possui abaixo custo de manutençao em itens domésticos( como talheres, panelas e itens da linha branc´-geladeiras e fogoes. os lementos mas comuns sao: ferro(Fe), carbono(C), cromo(Cr) e niquel(Ni).
	
Gabarito:
Cromo e Níquel.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 160087)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A corrosão de componentes é responsável pela perda de milhões de reais ao longo do ano devido a necessidade de reposição de peças , pagamento de seguros devido a acidentes e até mesmo indenizações e aposentadorias devido a sérios acidentes.
Sabe-se que a temperatura e a composição química do meio controlam o tipo e ataxa de corrosão (perda do material).
Baseado nas informações anteriores e no gráfico a seguir, identifique o tipo de sal provavelmente responsável pela corrosão mais acentuada.
 
 
		
	
Resposta:
	
Gabarito:
O KCl é provavelmente responsável pela corrosão mais acentuada, pois a curva que indica a perda de massa por corrosão em atmosfera de KCl se superpõe às demais.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes