Buscar

apol 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão de Pessoas
Para ser eficaz o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção que vem logo a seguir.
Com base nos conteúdos sobre recrutamento, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito que explica esse termo.
	
	A
	Consiste na observação direta do cargo, identificando-se os pontos críticos, as características que serão valorizadas ou indesejadas nos candidatos.
	
	B
	Série de ações que têm o objetivo de atrair candidatos com potencial para disputar uma vaga e ingressar em uma empresa.
	
	C
	É o processo pelo qual a organização utiliza certas estratégias para filtrar e identificar os candidatos que reúnem as qualificações e as capacidades exigidas para ocupar um cargo oferecido pela empresa.
	
	D
	O objetivo é aprofundar a investigação e obter dados mais detalhados sobre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do candidato para ocupar o cargo desejado.
	
	E
	Refere-se ao conjunto de práticas voltadas à melhor adaptação dos empregados ao cargo.
Questão 2/5 - Gestão de Pessoas
Leia o texto a seguir:
A gestão de talentos é considerada a estratégia de negócios mais importante para uma corporação por executivos do mundo todo. Ainda assim, boa parte admite que a própria empresa não tem uma estratégia para essa área implementada e acha que não possui as pessoas certas para liderar a companhia.
Os resultados são de uma pequisa global, que incluiu o Brasil, feita pela consultoria de recrutamento para altos executivos Korn/Ferry com a participação de mais de cem profissionais. De acordo com o estudo, quase metade (45%) escolheu a gestão de talentos como estratégia corporativa mais importante para a empresa – mais do que marketing (selecionado por 26%), gestão financeira (21%) e capitalização (7%). No entanto, 35% dizem que a empresa não possui uma estratégia definida para a atração, retenção e gestão de talentos.
 Disponível em: (http://abrhba.org.br/noticia/gestao-de-talentos-e-estrategia-mais-importante-dizem-executivos)
Considerando o texto, conclui-se, com base nos dados apresentados, que:
	
	A
	A gestão de talentos na empresa não é um fator relevante do sucesso organizacional.
	
	B
	A gestão de talentos é a principal estratégia para o sucesso de uma empresa.
	
	C
	Praticamente, todas as empresas têm uma estratégia definida para atrair, reter e gerenciar os seus talentos.
	
	D
	Segundo a pesquisa, esta é a ordem crescente de importância para o sucesso de uma empresa: 1o) ter alto capital de investimento; 2o) um bom plano de marketing; 3o) uma gestão financeira rigorosa e detalhada; 4o) uma política bem estruturada de valorização e gestão de talentos.
	
	E
	Todas as empresas que valorizam em primeiro lugar a gestão de talentos têm um plano de ação para pô-la em prática.
Questão 3/5 - Ética, Responsabilidade Social e Ambiental
Petrobras revisa manual e exige que fornecedora respeite código de ética.
O Brasil sofre uma crise política e econômica agravada em grande medida pelo “maior caso de corrupção da história do Brasil”, como definiu Julio Marcelo de Oliveira, procurador do Tribunal de Contas da União (TCU) e pela quebra de confiança política. Este caso envolve a Petrobrás, petroleira brasileira que está no centro de um escândalo bilionário de corrupção e ex-funcionários, executivos de empreiteiras e políticos. Em fevereiro de 2015 foi publicado no Diário Oficial, a revisão do manual de contratação da Petrobrás. Este manual frisa que tanto a companhia como fornecedoras ou prestadoras de serviços devem respeitar o código de ética da empresa, bem como seu guia de conduta e sua política de responsabilidade social.
            Este manual no caso da Petrobrás torna-se um diferencial, uma vez que não existia antes. Como já vimos, a aplicação de uma conduta ética nas empresas que possa ser capaz de contribuir com melhores resultados, desde a relação individual com os colaboradores até a dimensão financeira é fator de sucesso para a ética empresarial e a lucratividade da organização. Fica algumas perguntas: uma empresa como a Petrobrás, não tinha um manual para contratação que respeitasse o código de ética? O manual garantirá que funcionários ajam seguindo os critérios do código de ética? A corrupção é cultural ou está instalada na Petrobrás apenas? Difícil averiguar, pois o Brasil é conhecido como um país corrupto.
A partir destas informações, sobre um caso atual sobre ética no mundo empresarial, assinale entre as definições a seguir aquela que CORRESPONDE ao conceito de ética nos negócios:
	
	A
	São apenas as normas descritas em manuais que visam diminuir impactos negativos sobre a lucratividade da empresa.
	
	B
	É o comportamento da empresa entendida como lucrativa quando age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas)”.
	
	C
	 
É o comportamento dos funcionários, quando agem visando o interesse próprio.
	
	D
	São as normas legais exercidas pela empresa com o intuito de obter lucro.
Questão 4/5 - Ética, Responsabilidade Social e Ambiental
Um líder é diferente de chefe, o líder motiva e estimula sua equipe em busca de um objetivo, o chefe ao contrário não consegue enxergar um objetivo, por mais difícil que pareça como uma motivação positiva.
Com base no que estudamos, marque C para as alternativas que correspondem ao conceito de chefe e L para as alternativas que correspondem ao conceito de líder e, em seguida, escolha uma das alternativas:
( ) Foco apenas no curto prazo.
( ) Percebe a crise como risco, não como oportunidade.
( ) Sabe que o sucesso é consequência de bom trabalho em equipe.
( ) Administra suas ações de forma autoritária.
( ) Vê a crise como oportunidade e busca apoio na sua equipe.
	
	A
	L – C – L – C – L
	
	B
	C – C – L – C – L
	
	C
	L – C – C – L – L
	
	D
	L – L – L – C – C
	
	E
	C – L – C – L – L
Questão 5/5 - Ética, Responsabilidade Social e Ambiental
Crise econômica faz indústrias aderirem a programas especiais para evitar demissões.
“A crise econômica que atinge o país tem feito muitos industriais optarem por alternativas para reduzir a produção e, consequentemente, os gastos. Férias coletivas, redução temporária da jornada de trabalho, banco de horas, plano de demissão voluntária (PDV), plano de aposentadoria incentivada (PAI) e o lay-off são as opções para evitar as demissões em massa.” (...) “A demissão é uma alternativa muito cara e não estava nos planos da maioria das indústrias. É preciso ter muito dinheiro em caixa para fazer demissões. Por isso, todas as opções disponíveis devem ser estudadas com cautela e consideradas”, avalia Carlos Walter Martins Pedro, vice-presidente da Fiep e coordenador do Conselho Temático de Relações do Trabalho da instituição.”
Esta reportagem de janeiro de 2016, nos possibilita uma reflexão bastante abrangente da ética nos negócios e o lucro. Segundo o que percebemos, a demissão não acontece por ser muito cara. Segundo o que já estudamos a ética empresarial está envolvida em um jogo com regras nem sempre claras e objetivas e uma competição em que os interesses pessoais muitas vezes se sobrepõem aos interesses comuns. Podemos perguntar: As empresas estão preocupadas com os funcionários ou com o próprio fluxo de caixa? Historicamente sabe-se que crises econômicas são cíclicas, as empresas se preparam para tais momentos? Não temos como chegar a uma conclusão sobre estas questões, mas, seria ético a empresa pensar em seu fluxo de caixa, bem como nos funcionários, até mesmo para manutenção de seu funcionamento e se preparar para estes momentos, quando as coisas andam bem.
http://www.fiepr.org.br/boletimsindical/sindemon/crise-economica-faz-industrias-aderirem-a-programas-especiais-para-evitar-demissoes-2-16905-285708.shtml
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação propostaentre elas.
I - Uma empresa, que se preocupa de fato com as questões éticas em seus negócios, quando analisa um cenário positivo dota-se de mecanismos que em um possível cenário negativo da economia, não afete tanto a vida de seus funcionários e os mantenha empregados.
                                       PORQUE
II - Para que tanto a empresa quanto os funcionários consigam passar pela crise, estas ações são importantes.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas e não complementares.
_1563096600.unknown
_1563096604.unknown
_1563096606.unknown
_1563096607.unknown
_1563096605.unknown
_1563096602.unknown
_1563096603.unknown
_1563096601.unknown
_1563096596.unknown
_1563096598.unknown
_1563096599.unknown
_1563096597.unknown
_1563096592.unknown
_1563096594.unknown
_1563096595.unknown
_1563096593.unknown
_1563096588.unknown
_1563096590.unknown
_1563096591.unknown
_1563096589.unknown
_1563096586.unknown
_1563096587.unknown
_1563096585.unknown
_1563096584.unknown

Outros materiais