Buscar

Avaliação I Direito Empresarial e do Consumidor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (409548) - Direito Empresarial e do Consumidor (CMA01)
Prova: 6512561
QUESTÃO:
1. Procuramos pelo reconhecimento da história compreender os fatos encontrados no mundo moderno. Assim como encontramos registros da evolução histórica do direito comercial no mundo, possuímos informações históricas do direito comercial no território brasileiro. Baseados nesses registros históricos escreva uma redação com o tema: O DIREITO COMERCIAL E O PAPEL DO EMPRESÁRIO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO.
RESPOSTA ESPERADA: 
A Lei da Boa Razão deu início à solução dos problemas relacionados ao comércio, que nos tempos do Brasil Colônia era vinculado ao Direito Português. O direito empresarial recebeu na evolução de suas prerrogativas diferentes nomenclaturas, iniciadas pelo direito mercantil, direito comercial e direito empresarial, que é seu nome atual.
Hoje o direito empresarial é regulado pelo código civil brasileiro de 2002, no qual encontramos as próprias características do empresário reconhecidas no exercício da atividade econômica organizada, pelo profissionalismo, possuindo como objetivo final o lucro.
A exploração dessa atividade, por pessoa denominada de empresário, é de cunho privado, podendo esta atividade ser de natureza comercial ou industrial. A circulação de bens e serviços é finalidade típica da atividade empresarial, em que o empresário, como responsável por toda esta atividade, organiza-a e se responsabiliza pelos riscos decorrentes dela.
Não são consideradas atividades empresárias aquelas desenvolvidas com o intelecto, ou que tenham natureza científica, literária ou artística, pois são elementos singulares e personalíssimos. 
Faz-se necessária igualmente, para o reconhecimento da atividade empresária no atendimento à legislação instituída no território brasileiro, o registro da atividade ou empresa no registro público de empresas mercantis, validando a partir desse momento o início de suas atividades comerciais ou industriais, organizadas, sob sua conta e risco, almejando lucro.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes