Buscar

estudo de Anatomia Dental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Faces livres (vestibular, lingual ou palatina): são as faces dos dentes que não matem contato com outros dentes da mesma arcada, estando voltadas, respectivamente, para o lábio e bochechas (vestíbulo bucal) e para a língua ou palato;
Faces proximais (mesial e distal): são as faces que mantêm contatos com os dentes da mesma arcada, estando voltadas, respectivamente, para o plano sagital mediano, e para a porção posterior dos arcos dentais. A face distal dos últimos molares não faz contato com dentes vizinhos;
Borda incisal: apesar de não ser uma face, é uma característica importante dos dentes anteriores. É formada pelo encontro das faces vestibular e lingual destes dentes.
• Face oclusal: é a face dos dentes posteriores voltada para o arco antagonista
Linha do colo É uma linha contínua e sinuosa que divide o dente em cora e raiz. Em relação à borda incisal ou face oclusal, é côncava nas faces livres e convexa nas proximais
Bordas São segmentos de reta que delimitam a transição entre faces dentais, levando o nome das faces que delimitam
Bossas São elevações ou saliências de esmalte que se sobressaem nas faces dentais
As bossas vestibular, mesial e distal têm localização comum a todos os dentes, a saber: • Bossa vestibular: 
Linha equatorial É a linha de maior contorno da coroa dental (resultante da união de todas as bossas), que passa portanto, pelas áreas de maior convexidade das faces dentais. A linha equatorial divide a coroa dental em duas áreas: uma área retentiva localizada cervicalmente à linha equatorial, e uma área retentiva localizada cervicalmente à linha equatorial
Cristais Marginais São saliências de esmalte de configuração cilindróide. Nos dentes anteriores localizam-se nas porções proximais da face lingual, estendendo-se da borda incisal ao cíngulo.
Cíngulo É uma saliência de esmalte no terço cervical da face lingual
Fossa lingual É uma depressão da face lingual delimitada pela borda incisal, cristas marginais e cíngulo
Forame cego É uma depressão puntiforme formada pela falta de coalescência do esmalte, na região entre cíngulo e fossa lingual. Não está sempre presente
Sulcos de desenvolvimento São depressões lineares, paralelas ao longo eixo do dente, localizadas nas faces vestibulares de dentes anteriores, dividindo-as em segmentos.
Lóbulos de desenvolvimento São segmentos das faces vestibulares, delimitados pelos sulcos de desenvolvimento
Crista mediana É uma elevação de esmalte presente na face lingual dos caninos.
Borda Incisal É o encontro da face vestibular com a face lingual
Vertente São as faces da cúspide, normalmente em número de quatro. Cada cúspide apresenta duas vertentes internas ou triturantes, que estão situadas no interior da face oclusal anatômica, e duas vertentes externas ou lisas, que estão situadas nas faces vestibulares e linguais ou npalatinas.
4. Arestas São segmentos de retas formados pela união de vertentes de uma mesma cúspide ou de uma crista transversal, normalmente em número de quatro para cada cúspide.
Sulcos Principais São depressões que separam as cúspides.
Sulcos secundários São depressões que entalham as vertentes das cúspides, com trajeto curviíneo em relação a aresta transversal
Crista oblíqua ou ponte de esmalte A ponte de esmalte é uma saliência de esmalte que une as cúspides disto-vestibular e mésio-lingual no primeiro molar superior, interrompendo o trajeto do sulco principal mésio-distal. Também é considerada uma área de reforlo da cora dental. O primeiro pré- 19 molar inferior também apresenta uma ponte de esmalte unindo sua cúspide vestibular à cúspide lingual, porem de forma transversal e não oblíqua.
Fossa central Depressão na porção da central da superfície oclusal de um molar. Corresponde ao encontro dos sulcos principais mésio-distal, ocluso-vestibular e/ou ocluso-lingual (fig. 1.7.8). No primeiro molar onferior, considera-se o encontro entre os sulcos mésio-distal, sulco aclusovestibular-mesial e ocluso-lingual como fossa central e o encontro entre o sulco oclusovestibular-distal e o sulco mésio-distal como fossa distal.
Fóssula Depressão rasa e de formato piramidal presente na superfície oclusal dos dentes posteriores. É formada pelo encontro de 3 vertentes internas: uma da cúspide vestibular, uma da cúspide lingual e uma da crista marginal. Pode ser mesial e distal
Fosseta Depressão em forma de ponta localizada nas faces vestibulares e linguais dos molares, corresponde ao término dos culcos oclusos-vestibulares e ocluso-linguais
O periodonto de proteção é formado pela gengiva (mucosa mastigatória), a qual se divide em três porções: gengiva marginal ou livre, gengiva papilar ou interdentária e gengiva inserida
O periodonto de sustentação é formado pelo cemento, pelo ligamento periodontal e pelo osso alveolar.
Incisivos centrais superiores(11 ou 21)
-coroa mais volumosa que o lateral; raiz cônica, volumosa e relativamente curta; fossa lingual rasa e ampla; cíngulo não muito evidente; linha do colo frequêntemente entra pra direção do 1/3 médio da coroa na face mesial; visto por vestibular o 1/3 distal é mais arredondado e o 1/3 mesial é mais reto; raiz não distaliza.
Incisivos laterais superiores( 12 ou 22)
- coroa menos volumosa; Raiz cônica, menos volumosa e relativamente longa; fossa lingual estreita e mais profunda; na face lingual pode apresentar um forame cego, próximo ao cíngulo; arredondado nas faces mesial e distal, por vista vestibular.
Incisivos centrais inferiores(31 ou 41)
-coroa menor que o lateral, mais alongada; face vestibular inclinada para a lingual; visto por vestibular ou por lingual os 1/3 mesial e distal são retos ou quase paralelos; fossa lingual rasa e curta; Raiz achatada no sentido mésio-distal e discretíssimo desvio distal, menor e mais achatada.
Incisivos Laterais inferiores( 32 ou 42)
coroa mais volumosa que o central; face vestibular inclinada para a lingual; face lingual mais alargada e mais escavada; desvio da face incisal para distal; raiz achatada no sentido mésiodistal e desvio distal mais acentuado, raiz maior e mais volumosa.
Caninos superiores(13 ou 23)
-Distância mésio-distal acentuada, coroa mais volumosa; cíngulo proeminente, pode ocorrer forame cego; na face lingual é evidente as cristas marginais; raiz cônica, muito longa e com sulcos proximais discretos; mais arredondado ou abaulado no terço distal da coroa.
Caninos inferiores( 33 ou 43)
-Distância mésio-distal menor, coroa mais alongada; cíngulo menos marcado, sem forame cego; reto no 1/3 mesial da coroa e arredondado no 1/3 distal; possui 1 cúspede, com a aresta mesial menor que a distal; raiz mais achatada, sulcos mésio-distais evidentes.
Primeiro pré-molar superior( 14 ou 24)
possui 2 cuspedes, sendo que a CV >CL ou CP, a margem mesial formada pela crista marginal mesial é mais alta que a distal, na face oclusal são evidentes os sulcos principal e secundários, de oclusal pra mesial em direção a raiz pode ocorrer um pequeno sulco que não termina em foceta. Possui 2 raízes com tronco radicular pouco mais espesso, no tronco encontra-se frequentemente um sulco amplo antes da bifurcação das raízes.
Primeiro pré-molar inferior( 34 ou 44)
Mais volumoso na face vestibular doque a face lingual, cúspede V muito maior doque a cúspede L( às vezes essa cuspede se reduz a um tubérculo), margem mesial é mais alta, na cúspede V a aresta mesial é menor que a distal; a face oclusal possui a ponte de esmalte ( uma elevação de esmalte que liga uma cúspede a outra)evidente ou com um sulco principal marcando-a, quando possui ponte de esmalte há duas fóssulas entre a ponte sendo a mesial mais alta e menos profunda, quando não ocorre ponte apresenta apenas uma fóssula, possui 1 raiz podendo ou não distalizar apicalmente, e possui um sulcamento não muito evidente mesial na raiz.
Segundo pré-molar superior(15 ou 25)
Face V menos volumosa doque as do 24 e 14, possui duas cúspedes sendo semelhantes em suas alturas, sulcos primcipais e secundários não evidentes na face oclusal se reduzindo apenas a uma fossula central,uma raiz com achatamento mésio -distal, margem mesial mais alta.
Segundo pré-molar inferior (35 ou 45)
Possui a face V mais volumosa( porém com pouca diferença)que a L, por vista lingual o 1/3 distal é mais arredondado ou abaulado, pode ter de duas a três cúspede( quando 2 uma V e outra L de tamanhos aproximados; quando 3 uma V e duas L sendo a ML mais volumosa que a DL), face oclusal em Y com sulcos principais e secundários evidentes, uma só raiz e é pouco frequente a distalização apical.
Primeiro molar superior( 16 ou 26)
Possui face V menos volumosa q a L, possui 4 cuspedes 2 V e 2 L, possui ponte de esmalte entre as cuspedes ML e DV, possui um protuberância de esmalte denominada de tubérculo de Carabelli ou Tubérculo Anômalo na cuspede ML, na face oclusal encontra-se um sulco principal em forma de L na mesial e em meia-lua pra distal, possui 3 raízes sendo 2 V ( proximas no 1/3 apical da raiz)e 1 P ou L ( afastada das V no 1/3 cervical da raiz e tendendo a se aproximar apicalmente, margem mesial mais alta.
Primeiro molar inferior(36 ou 46)
Pentacuspidado pois possui 5 cúspedes sendo 3 V ( a maior é a mesial e a menor sendo a distal) e 2 L( sendo mais alta e mais volumosa a mesial), possui 2 raízes destalizadas com tronco radicular pequeno, face oclusal em W , sulco principal e secundários bastante evidentes
Segundo molar superior ( 17 ou 27)
Possui face V mais volumosa q a L, possui 4 cuspedes 2 V e 2 L, não possui ponte de esmalte entre as cuspedes ML e DVou bastante sulcada, não possui um protuberância de esmalte denominada de tubérculo de Carabelli ,na face oclusal encontra-se um sulco principal em forma de L na mesial e em meia-lua pra distal e um sulco reto ligando-os, possui 3 raízes sendo 2 V ( distanciando no 1/3 apical da raiz)e 1 P ou L ( afastada das V no 1/3 cervical da raiz e um pouco mais alta) , margem mesial mais alta.
Segundo molar inferior( 37 ou 47)
Possui 4 cúspedes sendo a ML a mais alta e volumosa das 4, face oclusal em cruz com um sulco principal de M para D e outro de V pra L, na face vestibular o sulco termina em foceta vestibular, possui 2 raízes 1 M e outra D todas distalizadas e a margem mesial é mais alta que a distal.
Dente decíduo
O Dente decíduo, dentição decídua, dentição de leite, ou dentição temporária , conhecida também dentição infantil, primeira dentição ou dente-de-leite, é o primeiro conjunto de dentes que aparecem durante a ontogenia de humanos e outrosmamíferos. 
O surgimento dos primeiros dentes costuma ser aos 6 meses e prolonga-se aproximadamente até aos 30 meses, embora haja bebés que têm o primeiro dente tão cedo quanto os três meses ou tão tarde quanto um ano.
A cronologia aproximada do surgimento é a seguinte:
6 a 9 meses: incisivos centrais inferiores.
9 a 10 meses: incisivos centrais superiores.
10 a 11 meses: incisivos laterais inferiores.
11 a 12 meses: incisivos laterais superiores.
12 a 14 meses:primeiros e segundo molares inferiores e superiores.
14 a 24 meses: caninos.
ps: os caninos são os últimos a erupcionarem.

Outros materiais