Buscar

RELATORIO NaOH

Prévia do material em texto

Preparo e padronização de soluções
Introdução: 
Uma solução, no sentido amplo, é uma dispersão homogênea (ou aparentemente homogênea) de duas ou mais substâncias moleculares ou iônicas. É importante notar que, para a utilização destas soluções em análises, é necessária a padronização da solução, ou seja, titulá-la com uma substância considerada padrão (onde se sabe a concentração real), para que a partir da relação estequiométrica das duas substâncias, seja possível calcular a concentração real da solução comum preparada, uma vez que podem ocorrer certos erros experimentais que fazem com que a concentração que se quer obter não seja exatamente aquela.
Objetivo: 
Preparar e padronizar as soluções de Ácido Clorídrico (HCL) e Hidróxido de Sódio (NaOH).
Procedimento experimental:
Materiais utilizados:
Becker
Balão Volumétrico 
Espátula 
Conta gotas
Pera 
Pipeta
Pisseta
Suporte universal
Bureta
Balança 
Capela de exaustão 
Erlenmeyer 
Indicador verde de bromo
Solução de bórax
Ácido clorídrico
Frasco âmbar
Hidróxido de Sódio
O experimento foi dividido em duas partes/aulas.
1º- Preparo das soluções: 
Iniciou-se o procedimento fazendo-se cálculos, para se determinar o volume a ser pipetado de HCL, para produzir 500 ml da solução de ácido clorídrico com 0,1 mol/L. Depois do valor descoberto, com o auxilio do balão volumétrico, devidamente preenchido com uma base de água destilada no fundo, pipetou-se 4,2 ml de ácido clorídrico, com ajuda da pipeta, pera e capela de exaustão, após transferir para o balão, completou-se com água até a marca de aferição e por fim agitou-se o balão, devidamente tampado, para total homogeneização da solução. Em seguida realizou-se o procedimento para o NaOH, calculando a massa a ser acrescentada na solução, obtendo-se o valor de 2 gramas, transferiu-se para o balão com uma base de água destilada no fundo, completou-se com água até a marca de aferição e por fim agitou-se o balão, devidamente tampado, para total homogeneização da solução.
As soluções foram armazenadas em frascos adequados e etiquetadas, para posterior utilização.
2º- Padronização:
Ácido Clorídrico: Através da técnica da titulação, foi-se padronizado a solução de ácido clorídrico 0,1 mol/L, com uma solução padrão de bórax. Iniciou-se o procedimento preparando uma solução de bórax, pesando aproximadamente 0,2g do reagente e dissolvendo-se 25 ml de água destilada em um erlenmeyer, foi adicionada duas gotas de indicador verde de bromo. Depois de preparada a solução de bórax, carregou-se a bureta com HCl iniciando a titulação da amostra, até ocorrer à viragem de cor do indicador, inicialmente azul para um verde claro. Foi repetido o procedimento por mais duas vezes, para obter uma média confiável do experimento. Os valores com os volumes gastos de HCl na titulação, estão presentes na tabela 1.
Hidróxido de Sódio: Pipetou-se 25 ml da solução preparada de NaOH e transferiu-se para o erlenmeyer, adicionando 2 gotas do indicador verde de bromo. Em seguida carregou-se a bureta com a solução de HCl e iniciou-se a titulação da amostra, até ocorrer à viragem de cor do indicador, inicialmente azul para o verde. Foi repetido o procedimento por mais duas vezes, para obter uma média confiável do experimento. Os valores com os volumes gastos de HCl na titulação, estão presentes na tabela 2.
Resultados:
Cálculos utilizados no experimento:
- Solução de HCl 0,1 mol/L
m = 1,825g
Solução PA - 37% em massa (densidade = 1,18g/mL)
37g de HCl – 100g de solução
 1,825 -- x
x = 4,93g de solução
V = 4,2mL
Tabela 1: Volume consumido e Fator de correção HCl
	Experimento
	Massa de bórax (g)
	Nº de mol de bórax
	Nº de mol de HCl
	Volume de HCl consumido (ml)
	Molaridade HCl (mol/L)
	Fator de correção
	1
	0,2006
	5,26x10ˉ⁴
	1,052x10ˉ³
	10,5
	0,1002
	1,002
	2
	0,2387
	6,26x10ˉ⁴
	1,252x10ˉ³
	12,3
	0,1018
	1,018
	3
	0,2436
	6,39x10ˉ⁴
	1,277x10ˉ³
	12,7
	0,1006
	1,006
Média dos fatores de correção
- Solução de NaOH 0,1 mol/L
m = 2g
Achou-se o fator de correção do hidróxido de sódio a partir do fator de correção já encontrado anteriormente do ácido clorídrico e com a média dos volumes consumidos do mesmo no procedimento para padronização do NaOH, presentes na tabela 2.
Tabela 2: Volumes consumidos de HCl na padronização do NaOH
	Volumes:
	Valores:
	V1(HCl)
	9,5 ml
	V2(HCl)
	9,4 ml
	V3(HCl)
	9,5 ml
Volume médio = (V1 + V2 + V3)/3
Vm = 9,46mL
MHCl x fHCl x VmHCl = MNaOH x fNaOH x VmNaOH
0,1 x 1,009 x 9,46 = 0,1 x fNaOH x 10
fNaOH = 0,954
Conclusão:
Conclui-se que, para uma titulação ou padronização eficiente, de acordo com o resultado esperado, devem-se preparar soluções com concentração muito precisa a partir de cálculos e pesagens corretas, assim como exatidão nas medidas de volume, o que também determina a concentração correta. Também se deve tomar cuidado na observação da mudança de cor do indicador ácido-base, pois, para indicar um pH neutro, a cor do indicador deve estar em um estado intermediário da faixa de viragem. E para os fatores de correção das soluções, acharam-se dados aceitáveis para ambas.
Bibliografia:
www.ebah.com.br
http://www.quimicasuprema.com/2015/05/preparacao-e-padronizacao-de-solucoes.html
http://www.quimica.ufpr.br/fmatsumo/antigo/2011_CQ092_PreparacaoDeSolucoes_Pratica2.pdf

Continue navegando