A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
39 pág.
Questão apols gestão de pessoas

Pré-visualização | Página 1 de 6

Questão 1/5 - Gestão de Pessoas e Talentos
A Empresa Moinhos de Vento tem como objetivo ampliar as vendas em 30%, o objetivo do setor Comercial é superar essa meta, aumentando 35% das vendas. Nesse cenário, a empresa precisa contratar um novo profissional para o time e tem duas opções:
I - Mauro: um excelente profissional que em seu histórico tem episódios de conquistas e superação. Se caracteriza por ser um profissional focado, mas que nem sempre se dispõe a assumir atividades de outros setores. Gosta da área comercial e aloca muitos esforços para superar seus resultados.
II - Jonas: um ótimo profissional com referências positivas. Caracteriza-se por ser multifuncional. Sempre que necessário, se dispõe a ajudar em outros setores, o que é positivo para que o setor comercial tenha uma boa relação com as demais áreas. Pode perder um pouco o foco de vendas em função dessa característica, mas mesmo assim, traz ganhos para o time.
 
Considerando objetivo da empresa em aumentar as vendas é possível afirma que:
Nota: 20.0
	
	A
	O perfil profissional de ambos tem características positivas que agregam à equipe, por isso, Mauro e Jonas devem ser contratados.
	
	B
	Jonas e Mauro não devem ser contratados, pois ambos possuem defeitos e seus perfis não estão alinhados às necessidades da empresa.
	
	C
	Jonas deve ser contratado porque tem um perfil multifuncional e pode contribuir em outros setores.
	
	D
	Mauro não deve ser contratado, pois não costuma contribuir com outros setores.
	
	E
	Mauro deve ser contratado porque seu perfil está alinhado à demanda da área comercial que busca superar a meta estabelecida pela empresa.
Você acertou!
A alternativa correta é E) Mauro deve ser contratado porque seu perfil está alinhado à demanda da área comercial que busca superar a meta estabelecida pela empresa.
De acordo com aula 01 – tema 05, tendo os objetivos como base de referência, o primeiro profissional (Mauro) parece ser o mais indicado. O perfil profissional de ambos tem características positivas que agregam, mas como o foco é a superação de resultados e aumento das vendas, esse profissional parece ter mais condições de atender essas premissas.
Questão 2/5 - Gestão de Pessoas e Talentos
“O departamento de Recursos Humanos tem que ter um papel estratégico nas companhias, deve ter a responsabilidade de prover apoio a todas áreas da organização, fornecer ferramentas, prestar consultorias para que as áreas saibam gerir seus recursos, mas a responsabilidade pelo contato diário com as pessoas é do gestor da área onde elas atuam”.
Fonte: Adaptado de http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/gestao-de-pessoas-nao-e-com-o-rh-provoca-consultor-empresarial-em-livro/44808/
Considerando essa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Os subsistemas de Recursos Humanos e os profissionais que neles trabalham, não devem assumir o papel de gestores de pessoas.
 
PORQUE
 
Seu principal papel é garantir que as obrigações da empresa com os funcionários sejam realizadas, bem como fazer a manutenção de procedimentos, métodos e ferramentas corporativas para que os gestores de pessoas possam fazer uso delas nas suas atuações enquanto gestores.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
 
Nota: 20.0
	
	A
	A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
	
	B
	A assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira.
	
	C
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	D
	A assertiva II justifica e complementa a assertiva I.
Você acertou!
A alternativa correta é a “d”, pois as assertivas I e II são verdadeiras e a segunda complementa e justifica a primeira, pois a responsabilidade da área de recursos humanos não é a gestão de pessoas, mas sim garantir que garantir que as obrigações da empresa com os funcionários sejam realizadas, bem como fazer a manutenção de procedimentos, métodos e ferramentas corporativas para que os gestores de pessoas (aqui são considerados os gestores das equipes, seja da área comercial, marketing, financeira, produção) possam fazer uso delas nas suas atuações enquanto gestores.
Fonte: Aula 01 – Tema 02.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 3/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Imagine a seguinte situação:
 
Aline é uma funcionária que atua há dois anos como vendedora em uma empresa que comercializa jóias em um canal fechado de TV.  Seu desempenho é muito bom, bate as metas com frequência, é pontual, mas, entretanto, perde muito tempo no atendimento e relacionamento com os clientes, sendo comum, ouvi-la dando conselhos aos clientes, ouvindo suas estórias e por vezes se emocionando com os mais carentes. Carlos seu superior, está muito incomodado com seu comportamento e vem sendo pressionado pelos colegas de Aline, que realizam mais atendimentos em comparação a ela.
 
É certo para Carlos que há um conflito instalado em seu departamento.
 
Após o seu contato com o cenário que se apresenta nesta empresa, a sua tarefa é a de fazer uma análise da situação pela visão das diversas correntes teóricas organizacionais.
 
Leia as assertivas abaixo e classifique como Falsas ou Verdadeiras e depois assinale a alternativa Correta.
 
I – A Escola Clássica diria que o erro estava no administrador, ou seja, em Carlos que não estava aplicando os princípios científicos para evitá-los.
II – O conflito se instalou para o Movimento das Relações Humanas pelo fato da empresa estar dando pouca atenção aos aspectos motivacionais de Aline e de seus colegas de trabalho.
III – Para o Estruturalismo o que acontece nesta empresa é a falta de um ajustamento completo entre a ordem dada pela empresa por meio da figura de autoridade de Carlos, com a liberdade dada a Aline.
IV – Para o enfoque Contingencial o processo de integração entre os fatores envolvidos na situação não é racional e automático e, portanto ainda precisa de direção.
Agora assinale a alternativa que contempla a resposta CORRETA.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas a afirmativas III e IV estão corretas.
	
	D
	Nenhuma das afirmativas está correta.
	
	E
	Todas as afirmativas estão corretas.
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa E.
Levando em consideração o que estudamos em nossas aulas, sobre o que determina os conflitos na visão das diversas correntes teóricas organizacionais, podemos afirmar que todas as afirmativas estão corretas.
Escola Clássica: Erro do administrador ao não aplicar os princípios científicos.
Movimento das Relações Humanas: Pouca atenção aos aspectos motivacionais dos indivíduos.
Estruturalismo: Ordem X Liberdade, organização formal e as pressões sobre os indivíduos- falta um ajustamento completo.
Enfoque Contingencial: O processo de integração não é racional e automático – que direção tomar?
Questão 4/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Imagine que você é recém-formado do curso de Contabilidade e recebe um convite tentador para atuar como Contabilista, ganhando cinco vezes mais do que o mercado pratica em termos salariais, fora a gama de benefícios que lhe será oferecida, entre eles um carro de luxo com bancos de couro e computador de bordo. Entretanto, você deverá fazer a contabilidade e responder por ela junto ao fisco, em uma organização cuja atividade está inteiramente ligada ao tráfico de drogas internacional.
Na visão dos teóricos que trabalharam os dilemas que afligem os executivos, tal situação remete a que tipo de conflito apregoado pela autora Fela Moscovici em seu livro “Renascença Organizacional: o resgate da essência humana” e trabalhado em nossas aulas?
 
Analise as assertivas abaixo:
 
I - Conflito interpessoal – o qual se dá entre duas ou mais pessoas de uma determinada organização.
II - Conflito intrapessoal – o qual se ocorre entre partes diferentes da experiência