Buscar

AD1 CURRICULO 2017.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso(s) de Pedagogia– modalidade EAD
Disciplina: Currículo
Aluno (a): Gabriela Costa de Oliveira Matr.: 13212080184
Polo: Paracambi
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 – 2017.1
Construir um verbete para currículo, considerando que não se trata de uma definição única e precisa tal como as primeiras unidades do livro-base explicitam. Então observando os conceitos tratados nessas unidades, desenvolver uma reflexão breve (uma página)
Para tal, espera-se que além do texto-base, sejam consideradas outras leituras, num trabalho de pesquisa para a composição da reflexão. Assim, devem ser indicadas as referências bibliográficas, apresentando o como a ideia foi desenvolvida e essas constaram como parte da avaliação.
Podem consultar revistas científicas, site com entrevistas, vídeos no youtube, indicações bibliográficas contidas no próprio material do curso.
Resp: 
Antigamente referiam-se a currículo os conteúdos a serem transmitidos nas escolas, como por exemplo, determinar um programa de uma disciplina, os conteúdos a serem aplicados, as metodologias e os materiais usados no ensino aprendizagem, portanto, associávamos a palavra currículo à grade curricular. Atualmente vivemos uma nova concepção de currículo a partir do norteamento dado pelo PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) que é um redirecionamento de toda ação da escola onde o currículo não é apenas as disciplinas, mas toda a movimentação da comunidade educativa para atender a realidades plurais e diversas. Ou seja, a sociedade está em constantes transformações e o sistema de ensino deve ser flexível para acompanhar e adapta-se a essas mudanças. É preciso observar a realidade social, cultural e econômica do aluno para que seja garantido o respeito das diversidades cultural, regional e política e assim garantir os direitos de todos os cidadãos, que tem como objetivo ter conhecimento igual aos demais baseados aos princípios democraticos.
Bibliografia:
MENDES, José, Breve Resumo Sobre Currículo Escolar, publicado em 18 de outubro de 2012, Disponível em http://curriculopossibilidades.blogspot.com.br/2012/10/breve-resumo-sobre-o-curriculo-escolar.html.
ROCHA, Arlindo Nascimento, Uma Visão Histórica da Evolução do Conceito de Currículo Escolar, publicado em 17 de julho de 2014, Disponível em http://www.webartigos.com/artigos/curriculo-escolar-uma-visao-historica-da-evolucao-do-conceito-de-curriculo-escolar/123546/.

Outros materiais