Buscar

Conceito de pesquisa (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceito de pesquisa																																A pesquisa é a realização de um estudo planejado, a busca por respostas para obtermos conhecimento.																					Pesquisa é a forma de não pararmos no tempo, é se aprofundar cada vez mais no saber.													 “é preciso sentir atração pelo saber, e encontrar onde busca-lo. É necessário iniciar este trabalho com determinação e perseverar nele; o crescimento cultural tem crises como o crescimento físico; quem não sente apetite não deve deixar de alimentar-se; comprometeria a sua saúde. Também na leitura trabalhada devemos ser perseverantes; só esta perseverança garantira aquela espécie de saltos de interação de dados, que se vão acumulando e associado como frutos de leitura continuada.’’ Ruiz. J.A. Metodologia cientifica. (1995) 													
Tipos de pesquisa
Os tipos de pesquisa mostra a forma como você irá abordar o seu trabalho cientifico. Cada forma de trabalho cientifico a ser desenvolvido é importante citarmos suas características. 
Como selecionar o que ler 
O título do livro é a primeira informação que temos sobre seu conteúdo, mas não deve figurar como critério de escolha para a leitura. Devemos examinar sumariamente o livro cujo título nos interessa à primeira vista; devemos ver o nome do autor, seu curriculum; devemos ler sua "orelha", o índice da matéria, a documentação ou as citações ao pé das páginas, a bibliografia, assim como verificar a editora, a data, a edição e ler rapidamente o prefácio.
Sublinhar com inteligência
Sublinhar é uma arte que ajuda a colocar em destaque as ideias mestras, as palavras-chave e os pormenores importantes. Quem sublinha com inteligência está constantemente atento à leitura; descobre o principal em cada parágrafo e o diferencia do acessório; este propósito o mantém concentrado e em atitude de crítica durante todo o tempo dedicado à leitura.
Ler e levantar esquemas e resumos
Quem lê bem, de lápis na mão, à procura das ideias diretrizes e dos pormenores importantes, já preparou caminho para o levantamento do esquema seguido pelo autor, bem como para a elaboração do resumo daquilo que leu. Quem faz leitura trabalhada exercita-se na habilidade de discernir o principal e o acessório, e deixa assinalado, durante a leitura, tudo o que poderia fornecer elementos para o levantamento do esquema, para a elaboração do resumo ou para transcrições em fichas de documentação pessoal. 																		
Etapas para elaboração e um projeto de pesquisa
Introdução
 O tema geral do seu trabalho cientifica.
Quem lê bem, de lápis na mão, à procura das ideias diretrizes e dos pormenores importantes, já preparou caminho para o levantamento do esquema seguido pelo autor, bem como para a elaboração do resumo daquilo que leu. RUIZ. J.A. METODOLOGIA CIENTIFICA (1995)
Desenvolvimento
Devem conter ilustrações, rotas de rodapé que possam enriquecer ser trabalho.
Quem faz leitura trabalhada exercita-se na habilidade de discernir o principal e o acessório, e deixa assinalado, durante a leitura, tudo o que poderia fornecer elementos para o levantamento do esquema, para a elaboração do resumo ou para transcrições em fichas de documentação pessoal. RUIZ. J.A.metodologia cientifica (1995)
Conclusão
 É a parte final do texto onde você vai apresentar a solução do desfecho do trabalho.																 O título do livro é a primeira informação que temos sobre seu conteúdo, mas não deve figurar como critério de escolha para a leitura. 						 RUIZ. J.A.metologia cientifica (1995)
Importância da pesquisa para o acadêmico e profissional
A pesquisa é importante por que nela buscamos respostas verdadeiras, para melhor atender nossos conhecimentos e na busca de entender os acontecimentos no dia a dia. E assim crescer profissionalmente e, não parar no tempo, seguir junto com as tecnologias que acorrem no mundo, por um simples fato de não sermos excluídos.

Outros materiais