Buscar

Gabarito AD1 Comercio Exterior 2018 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD 1
Período – 2018 - 1
Disciplina: Comércio Exterior
Coordenador: Prof. Nilson Sales dos Santos
Coloque apenas a resposta no link apropriado disponível após a aula 6.
1ª Questão: (2,0 pontos)
Explique porque é vantajoso para a empresa investir em exportação. 
A exportação deve ser encarada como uma alternativa estratégica para o crescimento de uma empresa. Em consequência dessa estratégia as empresas exportadoras adquirem vantagens em relação aos concorrentes internos, pois, ao diversificar mercados, aproveitam melhor a sua capacidade instalada, aprimoram a qualidade do produto vendido, incorporam tecnologia, aumentam sua rentabilidade e reduzem custos operacionais, em relação àquelas que restringem sua atuação ao mercado interno. Outra característica ressaltada pela teoria de Porter é o aumento da inovação nas empresas exportadoras, estas tendem a ser mais inovadoras do que aquelas que não o fazem. Exportadores desenvolvem novos produtos com mais frequência que o não exportador, além de estar mais envolvido com novos processos de fabricação e programas de qualidade e também a possibilidade de competir com um produto melhor no mercado internacional, o exportador pode concorrer com esse mesmo produto de boa qualidade no mercado interno aumentando suas oportunidades e melhores lucros. 
2ª Questão: (2,0 pontos)
Estabeleça, de acordo com o material da disciplina, a diferença entre Comércio Exterior e Comércio Internacional. 
A relação econômica de um país com o resto do mundo se faz, majoritariamente, pelo comércio, seja pela exportação de bens, mercadorias ou serviços, seja pela sua importação. Comércio Exterior diz respeito ao conjunto de regras e normas que regulam as transações comerciais realizadas por um país no âmbito internacional. Comércio Internacional se refere às questões internacionais, sendo os estudos e as operações comerciais de troca entre os países distintos, baseadas em acordos ou pela adesão a regras estabelecidas por organismos internacionais. Portanto, a realização de qualquer negócio de importação ou exportação entre os dois países resultará sempre no estudo de três conjuntos normativos: comércio internacional, comércio exterior do Brasil e o comércio exterior do país com o qual o Brasil estiver negociando. 
3ª Questão: (2,0 pontos)
Na Comercialização Indireta a empresa utiliza os serviços de outra, cuja função é encontrar compradores para os seus produtos, em outros mercados. Esta modalidade requer a participação de uma empresa mercantil, que adquire mercadorias de indústrias ou produtores no mercado interno para posterior exportação. Já a Comercialização Direta o exportador conduz todo o processo de exportação, desde os primeiros contatos com o importador até a conclusão da operação de venda.
Nesse caso, o exportador cuida de todos os detalhes, desde a comercialização e entrega do produto até a cobrança, o que exige maior atenção administrativa, empenho de recursos humanos e de tempo.
Qual destas formas de comercialização pode propiciar maior crescimento no mercado internacional?
A comercialização direta por ser mais ambiciosa do que as demais modalidades, espera-se que seja mais lucrativa e propicie um maior crescimento no mercado internacional. 
4ª Questão: (2,0 pontos)
Qual a diferença entre Desembaraço Aduaneiro e Despacho Aduaneiro?
O desembaraço aduaneiro consiste na retirada da mercadoria da Aduana ou Alfândega, após a conclusão da conferência aduaneira. Enquanto, o despacho aduaneiro refere-se ao procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador, em relação às mercadorias importadas, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas ao seu desembaraço aduaneiro. 
5ª Questão: (2,0 pontos)
Considerando as teorias do comércio internacional descritas no material didático e na plataforma da disciplina, uma delas ressalta que o valor da inovação e os atributos de uma nação são responsáveis pelo incentivo as empresas a inovar. Ainda segundo essa teoria, as empresas que tiverem a sua disposição fatores de baixo custo ou de qualidade excepcional terão sucesso internacional. Qual das teorias o texto se refere?
O texto se refere à teoria da Vantagem Competitiva de Michael Porter.

Outros materiais