Buscar

EDILO TRABALHO COMPLETO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

REMUNERAÇÃO
O QUE É?
Representa a soma do salário mais as gorjetas,além de outros benefícios conforme preleciona o artigo 457 da CLT, ou seja toda e qualquer contraprestação econômica percebida pelo obreiro, seja em utilidade ou em dinheiro, em razão do seu trabalho, pelo patrão ou por terceiro
SALÁRIO
O QUE É?
Contraprestação direta pela prestação do serviço
NÃO SÃO CONSIDERADOS SALÁRIOS
As indenizações, ajudas de custo, que não excedam a 50% do valor do salário do empregado, os pagamentos de natureza previdenciária, a participação nos lucros e as gratificações pagas por mera liberalidade e sem habitualidade.
SALÁRIO
CARACTERÍSTICAS
Caráter forfetário
Caráter alimentar
Superprivilegiado
Pós-serviço
Determinação unilateral
SALÁRIO - CARACTERÍSTICAS
CARÁTER FORFETÁRIO:
Decorre da alteridade presente na relação de emprego por meio da qual o empregado transfere a propriedade do resultado de seu trabalho para o empregador e, em troca recebe uma retribuição
CARÁTER ALIMENTAR:
Diante do seu caráter alimentar, o salário é, portanto, impenhorável, irredutível e irrenunciável
IRREDUTÍVEL:
o salário do trabalhador é, em regra, irredutível. Todavia, a CF/88, no art. 7º, VI, permite a redução temporária dos salários mediante convenção ou acordo coletivo de trabalho.
SALÁRIO - CARACTERÍSTICAS
CARÁTER SUPERPRIVILEGIADO:
Em caso de falência serão pagos, primeiramente, os salários dos empregados e, depois, as demais obrigações do empregador
Pós-serviço:
O salário só é devido pelo empregador após a prestação de serviços do empregado.
DETERMINAÇÃO UNILATERAL:
A clausula remuneratória do contrato de trabalho não surge do acordo de vontades, mas é imposto unilateralmente pelo empregador
Modalidades de Salarios
Salário por tempo
	A forma de se calcular o salário dos empregados pelo tempo é a mais utilizada pelas empresas. Nesta forma de cálculo, leva-se em consideração, para fins de pagamento do salário, o tempo de serviço em que o empregado esta a disposição do empregador.
Salário por produção
	O salário por produção é aquele calculado tomando-se por base o resultado do trabalho do empregado. Para esta modalidade de cálculo não se leva em conta o tempo desprendido para a realização da tarefa..
Salário por tarefa
O salário por tarefa representa a conjunção dos dois primeiros, ou seja, o salário do empregado é calculado tomando-se por base a produção e o tempo em que o empregado gastou para a realização daquela tarefa. Neste caso, será observado tanto o tempo a disposição ao empregador, quanto o resultado do trabalho, ou seja, a produção. 
SALÁRIO – COMPOSIÇÃO
	De acordo com o artigo 457 §§ 1º e 2º, e artigo 458 da CLT integra o salário do trabalhador, além da importância fixa estipulada:
Comissões e percentagens
Abonos; 
Prêmios; 
Diárias para viagem
Gratificações legais ou ajustadas
Adicionais
Utilidades
SALÁRIO – COMPOSIÇÃO
È uma simples antecipação salarial visando atender certas situações transitórias, podendo, ao final, ser absorvido definitivamente pelo salário ou ter seu pagamento cessado.
Abonos 
Diárias para viagem
As diárias são pagamentos efetuados pelo empregador ao empregado para este fazer face as despesas decorrentes de hospedagem, alimentação e locomoção, quando necessário o seu deslocamento para executar determinados serviços em outra localidade. As diárias, ordinariamente, têm caráter indenizatório, ou Contudo, caso o valor das diárias atinjam montante superior a 50% do valor do salário, passarão a integrar o salário, não apenas pela parcela excedente, mas pelo seu valor total.
SALÁRIO – COMPOSIÇÃO
	
Comissões e percentagens
Gratificações legais ou ajustadas
No âmbito do direito do trabalho, em regra, a gratificação caracteriza-se como uma forma de agradecimento ou reconhecimento pelos serviços prestados pelo empregado ou como recompensa pelo respectivo tempo de serviço na empresa.
São retribuições financeiras pagas ao empregado calculadas sobre o valor ou quantidade de negócios que efetua
SALÁRIO – COMPOSIÇÃO
	
Os prêmios concedidos aos empregados estão diretamente relacionados a fatores de ordem pessoal deste, como produção ou assiduidade, sendo uma espécie de salário vinculado a certa condição, da mesma forma que os adicionais, e depende de certas circunstâncias, subjetivas ou objetivas.
PRÊMIOS 
OBS:
 Prêmio ou a gratificação pago uma única vez, não há que se falar em integração ao salário. Porém, caso o empregador efetue o pagamento mais de uma vez, ou decorra de ajuste entre empregado e empregador ou seja, de forma habitual integram o salário para todos os efeitos legais (férias, 13º salário, etc), inclusive encargos sociaisconforme § 1.º do art. 457 da CLT e entendimento sumulado do C. TST.
SALÁRIO – COMPOSIÇÃO
O salário utilidade é o benefício ou a utilidade que o empregado recebe ou se usufrui deste "pelo" trabalho e não "para" o trabalho,  será caracterizado o salário utilidade pela habitualidade e gratuidade em seu fornecimento.
Utilidades
Adicionais
é o acréscimo salarial devido ao trabalhador que labora em condições mais gravosas, ou seja, em condições ou horários considerados fora da normalidade, e que podem prejudicar de alguma forma a integridade física e mental de quem o presta
SALÁRIO –adicionais
Adicional de insalubridadede
	Esse adicional deve ser pago para trabalhadores que exercem atividades que prejudicam a saúde. podendo ser acrescida em 40%, 20% ou 10% da hora normal, dependendo do grau da insalubridade.A remuneração adicional integra o salário do trabalhador e deve ser considerada no cálculo de férias, 13º salário e FGTS.
Adicional de Periculosidade
	O salário contratual deve ser acrescido em 30% para trabalhadores que estão em contato permanente com explosivos ou inflamáveis em condições de risco acentuado ou sujeitos a ameaças de roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou física.
Este acréscimo integra a remuneração base do empregado, exceto para fins de cálculo de gratificações e prêmios.
SALÁRIO –adicionais
Adicional por domingos e feriados
	Quando o trabalhador é convocado para trabalhar excepcionalmente em domingos e feriados, a hora trabalhada nesses dias deve ser remunerada com um acréscimo de 100% em relação ao valor da hora comum – exceto quando há acordo coletivo que permita esse tipo de serviços.
Adicional de transferência
Esse é o adicional a ser pago para trabalhadores que, por necessidade da empresa, são transferidos para uma cidade diferente daquela que consta em seu contrato de trabalho. Nesses casos, ele deve ser remunerado com acréscimo de 25% de seu salário durante o período que durar esta situação. Contudo, não se aplica para o caso de mudanças definitivas de domicílio.
SALÁRIO –adicionais
Adicional noturno
O adicional noturno deve ser pago a toda hora trabalhada entre as 22h de um dia e as 5h do dia seguinte, com uma remuneração de 20% a mais do que a hora noturna.
Para o trabalhador urbano, a hora noturna é computada a cada 52 minutos e 30 segundos. 
Para o trabalho agrícola, ela tem a duração de 60 minutos, mas o acréscimo é de 25% da hora diurna e o adicional noturno passa a valer a partir das 21h. 
Para trabalhador da lavoura, o percentual de acréscimo é de 20%, mas a hora noturna deve ser paga para quem trabalha das 20h às 4h.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que toda as horas que excedem a jornada normal de trabalho são consideradas horas extraordinárias e, portanto, devem ser remuneradas com acréscimo de, no mínimo, 50% da hora normal – pode chegar a até 200%, dependendo do caso.
Algumas categorias, no entanto, possuem acordo coletivo que permite a realização de horas extras e também há os casos de “necessidade imperiosa”, quando há serviços inadiáveis já iniciados a serem terminados. Fora isso, o funcionário não é obrigado a realizar serviços extraordinários e pode cumprir no máximo duas horas a mais por dia.
GORJETA
As gorjetas,
cobradas pelo empregador na nota de serviço ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remuneração do empregado, não servindo de base de cálculo para as parcelas de aviso-prévio, adicional noturno, horas extras e repouso semanal remunerado. As gorjetas podem ser definidas como o pagamento feito por terceiros ao empregado, seja de forma espontânea, que é a gorjeta dada pelo cliente; seja de forma obrigatória, que é a gorjeta cobrada do cliente pelo o estabelecimento através da nota de serviços
13º Salario
	Conhecida como décimo terceiro salário, a gratificação de Natal foi instituída no Brasil pela Lei 4.090, de 13/07/1962, e garante que o trabalhador receba o correspondente a 1/12 da remuneração por mês trabalhado. Ou seja, consiste no pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano.
	Tem direito à gratificação todo trabalhador com carteira assinada, sejam trabalhadores domésticos, rurais, urbanos ou avulsos. A partir de quinze dias de serviço, o trabalhador já passa ter direito a receber o décimo terceiro salário. Também recebem a gratificação os aposentados e pensionistas do INSS. 
	.
13º Salario
	Se o trabalhador desejar, ele pode receber a primeira parcela por ocasião de suas férias, mas, neste caso, ele deve solicitar por escrito ao empregador até o mês de janeiro do respectivo ano.
	Caso a data máxima de pagamento do décimo terceiro caia em um domingo ou feriado, o empregador deve antecipar o pagamento para o último dia útil anterior. O pagamento da gratificação em uma única parcela, como feito por muitos empregadores, normalmente em dezembro, é ilegal, estando o empregador sujeito a multa.
13º Salario
	Feito da seguinte forma: divide-se o salário integral do trabalhador por doze e multiplica-se o resultado pelo número de meses trabalhados. As horas extras, adicionais noturno e de insalubridade e comissões adicionais também entram no cálculo da gratificação. Se o trabalhador tiver mais de quinze faltas não justificadas em um mês de trabalho ele deixa de ter direito ao 1/12 avos relativos àquele mês.
Cálculo
Pàrcelas não salariais
Segundo o § 2º do art. 458 da CLT, não serão consideradas como salário as seguintes utilidades concedidas pelo empregador:
Vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço
Educação, em estabelecimento de ensino próprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos a matrícula, mensalidade, anuidade, livros e material didático;
Transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou não por transporte público;
Assistência médica, hospitalar e odontológica, prestada diretamente ou mediante seguro-saúde;
Pàrcelas não salariais
Seguros de vida e de acidentes pessoais;
Previdência privada;
Participação nos lucros
Assistência médica, hospitalar e odontológica, prestada diretamente ou mediante seguro-saúde;
A ajuda alimentação fornecida por empresa participante do programa de alimentação ao trabalhador (PAT).
A ajuda alimentação fornecida por empresa participante do programa de alimentação ao trabalhador (PAT).
Formas e meios de pagamento do salário.
	A forma como o trabalhador deve receber seus vencimentos é regulamentado pelo artigo 463 da CLT, que afirma que o salário deve ser pago em espécie, ou seja, em dinheiro, e na moeda corrente do Brasil.
No entanto, por entender que a legislação deveria acompanhar a evolução tecnológica, em 1984, a Portaria nº 3.281 do Ministério do Trabalho autorizou as empresas localizadas em perímetros urbanos a efetuarem os pagamentos de seus funcionários em cheque ou por depósito bancário.
	Mas, para isso, a portaria prevê que, no caso do pagamento por meio de crédito em conta corrente, este pode apenas acontecer com o prévio consentimento do trabalhador e em agência bancária próxima ao local de trabalho.
de vida e de acidentes pessoais;
Formas e meios de pagamento do salário.
	Já no caso do pagamento por meio de cheque, o empregador deve assegurar ao empregado um horário que permita o desconto imediato do cheque. Além disso, caso o deslocamento do trabalhador para o recebimento do cheque exija alguma forma de transporte, os custos devem ser pagos pelo empregador. A portaria determina também que os trabalhadores analfabetos recebam apenas em dinheiro.
	O artigo 464 da CLT diz que deve ser efetuado contra recibo, assinado pelo empregado. Se o trabalhador for analfabeto, o empregador deve colher sua impressão digital no recibo e, não sendo possível, o recibo deve ser assinado a rogo. A Medida Provisória nº 1.523-12, de 1997, reconhece o comprovante de depósito bancário como equivalente de recibo de pagamento.
Formas e meios de pagamento do salário.
	O artigo 465 da CLT determina o pagamento dos vencimentos em dia útil e no próprio local do trabalho, dentro do horário de serviço ou imediatamente após o encerramento deste, exceto quando é efetuado por depósito em conta bancária.
Em relação ao prazo do pagamento, a lei determina que o salário deva estar à disposição do trabalhador até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido ou outro prazo mais favorável negociado em acordo, convenção ou dissídio coletivo, como, por exemplo, nos casos de adiantamento quinzenal.
AGRADECEMOS 
A ATENÇÃO DE TODOS 
Acadêmicos:
Bruna larissa g dos santos
Rui josé costa fernandes roussenq
Renato alves de jesus

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais