Buscar

Avaliação Final Objetiva - Gestão de Pessoas - 12/03/2018 6517698

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Objetiva) – Individual e sem Consulta
Gestão de Pessoas – 12/03/2018
Prova: 6517698
1- Com os desafios apresentados diariamente por um mundo globalizado, cada vez mais, as organizações adotam modelos estratégicos na gestão de pessoas que possam auxiliar os gestores a lidar com os desafios relacionados aos processos existentes nas organizações. Sobre a estruturação de um modelo de gestão de pessoas adequado para uma organização, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Visar à sobrevivência da organização, visto que o modelo de gestão não interfere diretamente no desempenho e satisfação dos colaboradores.
( X ) Alinhar os interesses da organização e colaboradores para que, juntos, alcancem os resultados almejados.
( ) Utilizar um modelo de gestão padronizado pelo mercado de trabalho, assim, o sucesso da organização é garantido.
( ) Definir claramente as atividades para cumprimento de leis trabalhistas e medidas de controle disciplinares.
2- Um dos desafios da gestão de pessoas é manter o colaborador constantemente motivado. Essa motivação se refere à preparação das pessoas através de treinamento e desenvolvimento, para que elas possam estar sempre atualizadas. Com relação à motivação das pessoas, assinale a alternativa CORRETA:
( ) As pessoas treinadas e motivadas têm dificuldade em integrar-se com as outras pessoas.
( ) A motivação das pessoas no ambiente de trabalho não interfere no clima organizacional.
( X ) As pessoas motivadas e treinadas obtêm um maior desempenho nas suas atividades, alcançando seus objetivos.
( ) As pessoas desmotivadas têm maior rendimento nas funções desempenhadas durante suas atividades.
3- O planejamento para treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações deve acompanhar as mudanças existentes, tanto relacionadas às estruturas organizacionais quanto com relação às mudanças internas e externas. Sobre a noção de aprendizagem contínua, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Aprendizagem.
II-Treinamento.
III-Desenvolvimento.
IV-Educação.
( I ) Caracteriza-se pela capacidade de as pessoas fixarem novos conhecimentos, habilidades e atitudes, preparando-as para os imprevistos do mercado de trabalho.
( II ) Proporciona que as pessoas desenvolvam ou reciclem seus conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à otimização do trabalho.
( III ) Proporciona um conjunto de experiências e oportunidades constantes que apoia o crescimento pessoal do colaborador sem, contudo, utilizar estratégias para direcioná-lo a um caminho profissional específico.
( IV ) Relaciona-se ao potencial humano, toda sua bagagem e potencial que podem ser aprimorados através de programas de treinamento e desenvolvimento.
4-Continuamente, as organizações investem em treinamento e desenvolvimento. No entanto, elas buscam a educação continuada, e os profissionais buscam desenvolver o conhecimento, habilidades e atitudes no decorrer das suas atividades do dia a dia. Sobre os conceitos de Educação Continuada, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Educação a distância.
II-Educação corporativa.
III-Coaching.
IV-Gestão do conhecimento.
( IV ) Para as organizações, é um fator relacionado a manter a informação e o conhecimento em fácil acesso.
( III ) Para as organizações, é função de confiança, para o funcionário representa um técnico.
( I ) Só é possível obter a aprendizagem por meios tecnológicos e interligados.
( II ) Formação estratégica, para aprender e desenvolver a capacidade do fazer.
5- Para a realização de uma pesquisa salarial é importante que as organizações façam um planejamento, estabelecendo um roteiro de trabalho, para que alcancem um resultado confiável. Quais os processos que são usados para o levantamento desse planejamento?
( ) Seleção de cargos, seleção do número de funcionários afastados, tabulação e análise dos resultados.
( X ) Seleção de cargos, seleção de empresas participantes, coleta de dados, tabulação e análise dos resultados.
( ) Seleção de cargos, seleção dos valores salariais praticados, análise dos resultados e confecção do relatório.
( ) Seleção de cargos, verificação dos valores que o mercado paga e confecção do relatório.
6- São muitas as atividades que envolvem a área de Gestão de Pessoas. Tal área é composta pelos seguintes processos: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração. Sobre a atividade de provisão, analise as sentenças a seguir:
I-Esta atividade visa treinar e desenvolver tanto os colaboradores quanto a prórpia organização. ERRADA
II-É responsável pelo controle de todas as atividades do sistema de gestão de pessoas. ERRADA
III-Tem o objetivo de definir quem trabalha na organização, ocupa-se com o planejamento, o recrutamento e a seleção de pessoas. CORRETA
IV-O foco é o de munir a organização de pessoas talentosas com habilidades necessárias para atender à demanda de trabalho exigida. CORRETA
7-Quando falamos de educação continuada entendemos que o profissional de hoje tem a oportunidade de acesso à educação a distância, educação corporativa, coaching, entre outras inovações na área do conhecimento. Com isso, devemos saber alguns conceitos relacionados. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Coaching.
II-Educação a distância.
III-Educação corporativa.
IV-Gestão do conhecimento.
( III ) Uma nova forma de aprendizagem continuada, econômica e eficaz para compartilhamento de conhecimentos e inovações dentro das organizações.
( II ) Processo de aprendizagem por meio da tecnologia, conhecido também como e-learning, proporcionando oportunidades de conhecimento.
( IV ) Proporciona à organização manter em si as informações necessárias para a continuidade dos processos, mesmo que as pessoas que detêm essas informações deixem a organização.
( I ) É uma ferramenta utilizada principalmente para o desenvolvimento de gestores com relação às atitudes e ao planejamento de carreira.
8- A cultura e o desenvolvimento organizacional nos fazem entender os valores e as crenças de uma organização e o constante desenvolvimento, instigando o processo de aprendizagem contínua para a adaptação das regras e normas internas e externas. Classifique V ou F:
( V ) A adaptação do profissional na empresa depende muito da maneira como ele vê, entende ou concorda com a cultura organizacional da mesma.
( F ) Cultura organizacional é o mesmo que cultura nacional, pois tanto uma quanto a outra possuem as mesmas características.
( F ) As organizações em geral apresentam a mesma cultura organizacional, o que muda são as pessoas.
( V ) O grau de inovação de uma organização está diretamente relacionado à maneira como os profissionais são estimulados a inovar.
9- As organizações vêm se preocupando muito em proporcionar a satisfação das pessoas que nelas trabalham, proporcionando um bom ambiente de trabalho. Em contrapartida, esperam que as pessoas contribuam com suas competências para o bom andamento dos negócios. Algumas empresas, por esse motivo, realizam periodicamente avaliação de desempenho do colaborador. No que se refere à avaliação, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O objetivo da avaliação de desempenho é propor medidas corretivas e de punição aos candidatos que não se saírem bem.
( ) O colaborador é quem decide se o processo de avaliação deve ser feito ou não.
( X ) A avaliação do colaborador pode contribuir muito para as promoções e premiações por desempenho obtido no período.
 ( ) As organizações exigem apenas o exame admissional na avaliação referente ao candidato inserido ao cargo.
10- No processo de recrutamento e seleção há métodos de integração e socialização para a aplicação e o desenvolvimento de pessoas na organização, objetivando maior rapidez no aprendizado, dando resposta ao investimento que a empresa faz ao contratar um colaborador. A partir desta ideia, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Conteúdo do cargo.
II-Equipe de trabalho.
III-Escolhade tutor.
IV-Programa de integração.
( I ) Proporciona as informações necessárias para que o novo colaborador possa desempenhar suas tarefas de forma eficiente.
( IV ) Insere o novo colaborador no contexto da empresa de maneira mais formal, familiarizando-o com a linguagem, a estrutura e a cultura organizacional.
( III ) Pessoal responsável por favorecer a integração do novo candidato, permitindo a este alcançar o resultado mais rapidamente em sua adaptação.
( II ) Composta por colaboradores, geralmente, de mesmo nível hierárquico, que podem orientar o novo colaborador quanto às condutas e comportamentos.
11-(ENADE, 2015) A dificuldade para contratar profissionais qualificados em algumas cidades vem fazendo com que empresas desenvolvam ações de recrutamento interno alinhadas a programas de qualidade de vida. Em um projeto dessa natureza, visa-se aproximar o funcionário de sua família, ao oferecer-lhe a oportunidade de retornar, contratado, ao estado onde nasceu. Ganha o empregado, muitas vezes promovido, por já ter a experiência necessária para assumir maior responsabilidade em uma nova unidade, e ganha a companhia, que conta com um profissional pronto e alinhado à cultura da empresa. Considerando a situação descrita, verifica-se que um projeto como o referido no texto é vantajoso principalmente porque:
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2015 (adaptado).
( ) Fortalece a cultura da organização ao afetar o desempenho financeiro da empresa e sua sobrevivência, além de garantir o preenchimento da vaga por um funcionário reconhecidamente capaz.
( ) Possibilita a promoção de cargo de funcionários em sua cidade natal e, assim, contribui para o aumento das vendas na nova localidade.
( ) Reduz os conflitos gerados por funcionários descontentes com seu local de trabalho e proporciona bom clima organizacional, decorrente da transferência de funcionários para local onde r4esidem pessoas da família.
( X ) Possibilita suprir a carência de bons profissionais em regiões onde a empresa atua, favorecendo a manutenção da cultura organizacional da empresa, além de melhorar a qualidade de vida dos funcionários.
12-(ENADE, 2015) “Em vez de sair roubando gente de outras empresas, faça você sua parte: forme pessoas.” Com essa frase, o vice-presidente de uma multinacional provocou os quarenta profissionais de recursos humanos presentes em encontro de RH, promovido em abril de 2015. “O Brasil tem, a rodo, gente para ser formada. O que falta é oportunidade”, disse ele. Com relação ao tema abordado no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I-Uma empresa, ao estruturar a carreira dos funcionários, deve priorizar o desenvolvimento de competências organizacionais em detrimento dos interesses de cada profissional, que passa a ter caráter subsidiário.
PORQUE
II-Ao promover a formação dos funcionários, em longo prazo, a empresa modifica os interesses pessoais de cada profissional que, no futuro, estarão aptos a geri-la.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2015 (adaptado).
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( X ) As asserções I e II são proposições falsas.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes