Buscar

Caso Concreto 6

Prévia do material em texto

Aula 6 - Fundamentos
Questão discursiva:
 O conhecimento científico opõe-se ao senso comum e que o seu ideal está baseado na concepção segundo a qual a ciência é uma representação da realidade tal como ela é em si mesma. Acredita-se, portanto, em uma objetividade, isto é, um conhecimento que procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas. Nesse sentido, a corrente positivista comtiana buscou relacionar as ciências naturais com a Sociologia emergente do século XIX, com o propósito de legitimar definitivamente a Sociologia como ciência. Tendo como norte esta perspectiva: 
(i) Explique como Comte concebeu a ciência da sociedade. 
O filósofo Francês Auguste Comte, considerado o fundador da Filosofia Positivista e “pai” da Sociologia definiu como uma física social, ciência que toma os modelos da biologia e explica a sociedade como um organismo coletivo. Desta forma, acreditava que os conhecimentos e métodos utilizados pelos cientistas naturais também eram válidos para explicar e interferir nos fenômenos sociais.
(ii) Descreva as fases e suas características principais por que podem passar as sociedades humanas, de acordo com a Lei dos Três Estados.
Comte acreditava que a Humanidade passou por três estágios de desenvolvimento intelectual ao explicar os fenômenos do mundo, seja natural ou social: o teológico, o metafísico e o positivo. 
 No primeiro estágio (Teológico), o universo era explicado em termos de deuses, demônios e seres mitológicos – causa para explicar a existência do fenômeno estava calcada na figura de um Deus (monoteísmo) ou deuses (politeísmo), ou outros seres transcendentais – fetichismo.
 No segundo estágio (Metafísico), a realidade era explicada em termos de abstrações como a essência, existência, substância e acidente. Substituição das divindades por forças abstratas.
 
 No último estágio (Positivo ou Científico), explicações somente poderiam ser baseadas em leis científicas descobertas através da experimentação, observação ou lógica da razão humana.

Continue navegando