Buscar

Semana.4 -Sociologia Jurídica e Judiciária

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plano de Aula: Psicologia Aplicada ao Direito
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO-Roni Teixeira – Semana 4
Título
Psicologia Aplicada ao Direito
4 
Tema
Gênero : representações sociais  
Objetivos
Ao final desta aula, o aluno será capaz de: 
Compreender o conceito de gênero
Articular os conceitos de gênero e sexualidade
Problematizar questões ligadas a identidade de gênero e orientação sexual
Desenvolver raciocínio crítico acerca da violência de gênero
Estrutura do Conteúdo
	
Conceito de Gênero 
Sexualidade e Gênero 
Identidade de Gênero e Orientação Sexual 
Violência de Gênero
        O objetivo é apresentar, de forma breve, algumas questões sobre sexo e gênero. Apontar para o aluno a hierarquia de gênero e suas variações através das culturas e classes sociais. Deverá ser apresentada ao aluno a violência de gênero e sua lei disciplinadora – Lei Maria da Penha. Levar o aluno a entender que A diferença biológica é apenas o ponto de partida para a construção social do que é ser homem ou ser mulher. Sexo é atributo biológico, enquanto gênero é uma construção social e histórica. A noção de gênero, portanto, aponta para a dimensão das relações sociais do feminino e do masculino. Levantar pontos relevantes sobre a formação da identidade de gênero e a orientação sexual, sob o ponto de vista da Psicologia.Identificar com o aluno as diferentes formas de violência de gênero.
Aplicação Prática Teórica
 
Ana e Roberto são casados há 23 anos. Ana relata que Roberto sempre foi um parceiro ciumento e que demonstra um comportamento controlador desde a época de namoro dirigido, sobretudo, às roupas usadas por Ana, seu comportamento em público e ao seu contato com outros homens. Com o casamento, a convivência, chegada dos filhos e vivência de problemas comuns à vida familiar (educação dos filhos, questões financeiras dentre outras), o comportamento de Roberto passou a ser violento em relação à Ana. O comportamento controlador de Roberto se acirrou e as agressões verbais logo evoluíram para agressões físicas ? inicialmente tapas e depois socos, empurrões, pontapés contra Ana, muitas vezes cometidos na presença dos filhos de ambos. Após anos se sofrimento, Ana resolveu prestar queixa contra o marido, visto que ultimamente as agressões vinham acompanhadas de ameaças de morte contra ela. Em seu depoimento, Roberto justificava suas agressões contra a esposa alegando perda do controle de suas próprias ações frente ao nervosismo, aos problemas que ?enchiam sua cabeça?, e ao comportamento de Ana, a quem considerava desobediente e ?lerda para os serviços domésticos?. [Caso fictício adaptado de atendimentos realizados em Centros de Referência de Atendimento à Mulher] 
Analise o caso apresentado utilizando os conceitos de gênero e de violência de gênero, seguindo o seguinte roteiro:
Descreva o conceito de gênero. 
Homens e Mulheres assumem comportamento e papéis normativos culturalmente estabelecidos e desiguais em termos de poder e importância. As mulheres internalizam a sua subordinação e desvalorização com base em discurso sociais institucionalizados em escolas, nas empresas, nas organizações com igrejas etc... Trazendo implicações diretas na sua constituição de sujeito.
Descreva o conceito de violência de gênero. 
Negligenciando e discriminando no que se refere à categoria de gênero feminino como subordinação e desvalorização com base em discurso sociais institucionalizados sustentando a inferioridade das mulheres. 
Como esses conceitos podem explicar a situação descrita. 
Entender que entre perspectiva de gênero, homens e mulheres assumem comportamentos e papéis normativos culturalmente estabelecidos e desiguais em termos de poder e importância. As mulheres internalizam a sua subordinação e desvalorização com base em discursos sociais institucionalizados (nas escolas, nas empresas, nas organizações, na Igreja, etc) que trazem implicações diretas na sua constituição de sujeito.
 
Em maio de 2010, o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão lança a Portaria nº. 233 assegurando aos servidores públicos, no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, o uso do nome social adotado por travestis e transexuais, ou seja, aquele nome pelo qual essas pessoas se identificam e são identificadas pela sociedade. Essa normativa é mais uma, dentre tantas (ver http://www.abglt.org.br/port/nomesocial.php), que reconhecem o direito ao respeito à identidade de gênero. A respeito desse conceito ? identidade de gênero, podemos afirmar que: (Assinale a alternativa INCORRETA e JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA) 
 
a)      A identidade de gênero diz respeito ao sentimento de pertencer a um gênero, independente do sexo biológico.
b)      A identidade de gênero refere-se a como cada um de nós nos identificamos: como homem ou como mulher.
c)      A identidade de gênero é independente da orientação sexual.
d)      A orientação sexual define a identidade de gênero.
e)      A orientação sexual expressa a direção do desejo e do afeto em relação a alguém do mesmo gênero ou do gênero oposto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes