Buscar

Filosofia e Ética , aula 01 slide da professora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Filosofia e Ética
Aula 1: O Conceito de ética e a definição da filosofia.
O clássico livro Ética (1980), de Adolfo Sánchez Vázquez, já esclarece o primeiro ponto que iremos explorar: os costumes que adotamos no dia-a-dia tornam-se parâmetros para nos orientar, diante de certos problemas. Só que pequenas palavras podem esconder grandes problemas, ou grandes questões, e assim damos início à disciplina Filosofia e Ética.
Quando pensamos em como nos comportar diante de situações que envolvam e afetem nossos semelhantes, deparamo-nos, em princípio, com normas que guiam nossas ações para a realização do que é verdadeiro, digno e correto.
	 ATENÇÃO
	Logo, ao nos depararmos com o dever de cumprir uma promessa, denunciarmos um amigo traidor ou dizermos sempre a verdade, estamos diante de comportamentos moldados pela pressão de valores justos que regulam nosso modo de ser individual e social: três ocorrências que envolvem regras para nossas ações, ou três problemas morais. 
	 
	
	Circunstâncias especiais podem nos levar a rever uma promessa (quando vivemos uma situação de desespero, por exemplo), ocultar a traição de alguém conhecido (quando ela é o único meio de sobrevivência de quem a cometeu, por exemplo), ou omitir informações (não revelarmos a um conhecido seu estado terminal de saúde, por exemplo). A esta reflexão que nos leva a decidir que juízos ou ponderações devem nos orientar numa situação e a justificarmos a decisão tomada, chamamos reflexão ética.  
Começando a entender o que é ética
Para Aristóteles (384 a.C–322 a.C), “toda ação humana está orientada para a realização de algum bem, ao qual estão unidos o prazer e a felicidade” (apud BOHADANA, SKLAR:2007,226). Mas o que Aristóteles tem a ver com ética?
A palavra Ética
 O termo ética deriva de éthos, que significa modo de ser, e por isso definiu-se com frequência ética, como a doutrina de costumes os hábitos definidos pelo homem.
Ética em Aristóteles
 Foi Aristóteles, filosofo grego que tomou a ética uma disciplina autônoma domínio da filosofia moral. Para ele o campo ético deveria investigar as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atributos do homem, com o fim de ajustá-los à orientação prática da conduta humana.
As virtudes 
 ÉTICA E AS VIRTUDES
Aristóteles condena tanto os prazeres sensíveis quanto a posse das riquezas. Ser ético, segundo ele, significa viver conforme manda a razão, voltando-se para obtenção do bem e alcançando as “virtudes”:
Virtudes éticas: Ordenam a vida em sociedade, sob as formas de justiça, amizade, valor, originando-se dos costumes e sendo denominadas de virtudes do hábito ou tendências;
Virtudes intelectuais (ou dianoéticas): - Englobariam, centralmente, a sabedoria e a prudência.
Ética e moral
Ao longo da História da Filosofia, a Ética, englobando o conceito de realidade moral, chega à seguinte definição: “ciência que se ocupa dos objetos morais em todas as suas formas, a filosofia moral” (cf. FERRATER MORA:1965,595). Mas o que é moral? Selecionamos dois autores que assim a definem (clique nos livros):
	André Lalande
	Sánchez Vázquez
	
	
 
	Moral distingue-se do que é investigado no campo ético, na medida em que “este último domínio se ocupa de uma moral ligada aos fatos, incorporando valores aceitos pelos homens ao se interrelacionarem socialmente” (SKLAR:2008). Seguindo este sentido, Sánchez Vázquez (2002, 23) define a ética como “teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”.
 
	Para Lalande (1999,705), a conceituação de moral abrange: 
(a) os costumes, ou “regras de conduta admitidas numa sociedade determinada”, sendo a observação e constatação de seu conjunto e os juízos sobre os mesmos o que se entende por “realidade moral”; 
(b) o “estudo filosófico do bem e do mal”; 
(c) o “conjunto das regras de conduta admitidas numa época ou por um grupo de homens”; 
(d) o “conjunto das regras de conduta tidas como incondicionalmente válidas”. 
	Para Sánchez Vázquez (2002, 84), “a moral é um sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livre e conscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal”.
A definição de filosofia 
A Filosofia no Ocidente tem suas raízes históricas na Grécia Antiga. Entre os séculos XX a.C e II a.C, podemos reconhecer a presença dessas raízes através dos seguintes períodos:
SÉCULOS XX A.C – XII A.C
Primeiros gregos conhecidos como aqueus – posteriormente divididos em jônios e eólios – que ocuparam lentamente a Grécia Continental, o Peloponeso e as ilhas do mar Egeu. A cidade de Micenas, desponta formando o que passou a ser conhecido como civilização micênica.
SÉCULOS XII A.C – VIII A.C
Consolidação da civilização grega, ressaltando a figura de Homero, que viveu possivelmente na Jônia do século IX a.C (dai a denominação de tempos homéricos para esse período). Senhores formam a aristocracia de terras, e o que agrava o sistema escravistas. Momentos que os aedes -poetas cantadores- conservam os acontecimentos concementes ao apogeu de Micenas, sofrendo modificações em seus conteúdos graças ao acréscimos ao folclore popular, o que leva ao surgimento da poesia épica grega ( período da consciência mítica na historia antiga).
SÉCULOS VII A,C – VI A.C
Período arcaico, em que o desenvolvimento da economia mercantil e alterações sociais e politicas levam ao aparecimento de colônias (bases das cidades- Estados ou Póleis) que geravam produtos agrícolas e a compra e venda de mercadorias com outros povos.
SÉCULOS V A.C – IV A.C
Período clássico, marcado pelo impulso nas artes, literatura e filosofia. A cidade de Atenas atinge seu mais alto grau de desenvolvimento. Nessa época viveram os sofistas, Sócrates, Platão e Aristóteles.
SÉCULOS III A.C – II A.C
Período helenístico, em que se inicia uma profunda decadência politica na Grécia, a principio provocada pela expansão do Império Macedônico, e posteriormente, pela ascensão do Império Romano.
TEXTO PÓLIS LIDO#
Como você viu na linha do tempo, a filosofia resultou do estabelecimento de uma organização política, econômica e administrativa que marcou a civilização grega: a pólis (cidade-Estado). Discussões em assembléias, no lugar do poder em torno da realeza que dominou o período homérico, tornaram-se, então, necessárias, gerando o ideal de cidadania: a participação pública do cidadão nos destinos da cidade. Em formas acessíveis à inteligência, uma ordem humana estabelecia seus alicerces.
	LEITURA
	1) BOHADANA, E.; SKLAR, S. Lições Introdutórias de Filosofia e Educação. Rio de Janeiro: CTRL C, 2007.
2) FERRATER MORA, José. Diccionario de Filosofia, tomo I. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1971. 
3) LALANDE, André. Vocabulário Técnico e Crítico da Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
4) NASH, Laura. Ética nas Empresas. São Paulo: Makroon Books, 2004. 
5) SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. 22ed. 
6) SKLAR, Sergio. Ética: Conceito, história, essência e objeto. Dimensões éticas em Bioética. In: RAMOS, Dalton, FRANÇA, Luiz Paulo de, SKLAR, Sergio. Ética na Saúde. Rio de Janeiro: GEN/Grupo Editorial Nacional, Programa do Livro Universitário (Estácio Ensino Superior), 2008.

Outros materiais