Buscar

AD1 Direito Administrativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação à Distância 1
Período – 2017.1º Semestre
AD1: Questões discursivas
Analise os casos a seguir e responda ao que se pede de maneira fundamentada.
1 - O Governador de um determinado estado, inconformado com o número de servidores públicos na área da saúde que responde a processo administrativo disciplinar, resolve colocar tais servidores em disponibilidade e, para tanto, edita decreto extinguindo os respectivos cargos.
Considerando a hipótese apresentada, empregando os argumentos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso, responda aos itens a seguir.
A extinção de cargos públicos, por meio de decreto, está correta? Justifique. (Valor: 2,0)
Não, pois a extinção de cargos públicos por decreto somente se aplicaria no caso de os cargos estarem vagos, segundo Art. 84, inciso VI, “b”, da Constituição de 1998. Sendo assim, o correto seria passar a questão para o órgão devido, isto é, trata-se de matéria a ser disciplinada por lei, segundo Art. 48, inciso X da Constituição Federal de 1988.
É correta a decisão do Governador de colocar os servidores em disponibilidade? (Valor: 2,0)
A decisão é incorreta, tornando-se uma opção é inconstitucional, pois a disponibilidade não tem a finalidade de punir os servidores públicos e fazendo isso, o Governador, utilizará o instituto da disponibilidade com desvio de finalidade.
Durante a disponibilidade, os servidores públicos percebem remuneração? (Valor: 1,0)
Sim, pois a disponibilidade é remunerada proporcionalmente ao tempo de serviço do servidor, segundo o Art. 41, § 3º da Constituição Federal e a lei 8.112/90, que diz que em situações em que o cargo original do servidor for extinto ou se tornar desnecessário, e o servidor não for redistribuído ou aproveitado em outro cargo de imediato. Até que venha a ser inserido em uma nova estrutura organizacional administrativa, ficará em disponibilidade remunerada.
2 - O proprietário de um terreno passou dois anos sem ir até sua propriedade. Após esse período, ao visitar o local, constatou que, em seu terreno, foi construída uma escola municipal que, àquela altura, já se encontrava em pleno funcionamento. Com base no relatado acima, com o emprego dos argumentos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso, responda aos itens a seguir.
Indique, conceitue o fato/ato administrativo tratado no caso apresentado e apresente possíveis argumentos para sua validade. (Valor: 3,0)
Se trata de desapropriação indireta e de apossamento administrativo de bem particular sem o devido processo legal, isto é, está descrito como ato da administração pública se apropriar de um bem privado sem o devido processo legal. Assim, reconhece a impossibilidade de o proprietário reaver o bem, uma vez que o mesmo já se encontra afetado para a prestação de um serviço público.
Diante do ocorrido, o proprietário do terreno pode tomar alguma providência junto à Administração Pública para ser de alguma forma indenizado? (Valor: 2,0)
Neste caso, o proprietário pode ajuizar ação de indenização por direito de propriedade, por ser o dono da propriedade, pela qual irá pleitear indenização pelas perdas sofridas no terreno, segundo Art.35 do Decreto Lei n. 3.365/41, já que não haverá, de forma alguma, a reivindicação do terreno, pois no local foi construída uma escola municipal que se encontra em pleno funcionamento, isto é, já está afetada para prestação de serviço público.
Referências Bibliográficas
BENEVIDES, Mauro. LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112cons.htm>. Acesso em: 08 de Mar. 2017.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 08 de Mar. 2017.
CAMPOS, Francisco; VARGAS, Getulio. DECRETO-LEI Nº 3.365, DE 21 DE JUNHO DE 1941. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-lei/Del3365.htm>. Acesso em: 08 de Mar. 2017.

Outros materiais