Buscar

Óleos essenciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Óleos essenciais
O que são Óleos essenciais?
Óleos essenciais são compostos voláteis produzidos pelas plantas para sua sobrevivência. São substâncias químicas que exercem as funções de auto-defesa e de atração de polinizadores.
Onde são produzidos e encontrados?
Flores, cascas de frutos (denominados cítricos), folhas e pequenos grãos (“petitgrain”), raízes, cascas da árvore, resinas da casca, sementes.
À extração
Os processos de obtenção de óleos essenciais variam conforme a localização do óleo na planta. Os métodos mais comuns são: enfloração; arraste direto por vapor d’água; extração com solventes orgânicos; prensagem e extração com CO2 supercrítico (GUENTHER, 1977; ROBBERS ET al., 1997; SIMÕES ET al., 2004).
A hidrodestilação e a destilação a vapor são os métodos mais difundidos para extração de óleos essenciais, sendo o primeiro método mais utilizado a nível laboratorial, e o segundo, a nível industrial.
O processo de extração do óleo essencial requer grandes quantidades de massa verde, tendo em vista que o óleo representa cerca de 0,05 a 10% da planta.
Destilação por arraste a vapor
É feita em um alambique, onde partes da planta frescas ou secas são colocadas. O vapor, saindo de uma caldeira, circula por onde a planta se encontra, forçando a quebra das bolsas intercelulares, fazendo liberar os óleos essenciais presentes na planta.
Nesse produto de saída pode se ver a diferença de duas fases, óleo na parte superior e na inferior a água; elas são separadas por um processo de decantação.
Formas de uso dos Óleos Essenciais: 
1. Banho: coloque 8 gotas do óleo essencial em uma banheira com água quente e misturar com óleo vegetal (carreador) na água antes de tomar o banho. Sua pele estará suave e sedosa. 
2. Massagem: Adicione 15 a 20 gotas de óleo essencial em 50 ml de óleo condutor ou aplique diretamente a mistura de óleos essenciais sobre a pele e inicie a massagem. 
3. Sauna: Adicione 3 ou 4 gotas em pouco de água, isto propiciará uma limpeza mais profunda da pele, além de produzir uma sensação de bem estar e de outras ações obtidas pela inalação. 
4. Inalação de vapores: Adicione 2 a 3 gotas, em meio litro de água quente. Coloque uma toalha sobre a cabeça e respire por 2 a 3 minutos. Coloque 1 ou 2 gotas sobre o algodão quando estiver com congestionamento nasal, resfriados. 1 gota do óleo essencial colocado sobre travesseiros ou almofadas traz um repouso mais relaxante. 
5. Aromatizante: Para aromatizar ambientes podem ser usados os difusores que ionizam as partículas emitidas. Também podem ser usados difusores de cerâmica e arandelas para refrescar ambientes. 
Algumas gotas sobre a lareira é um método antigo, e também gratificante. Não verter sobre o fogo, pois os óleos essenciais são inflamáveis. 
Algumas gotas sobre o tapete de entrada ou outro lugar dão a sensação de bem estar aos que chegam a sua casa.
6. Compressas: Frias ou quentes utilize 6 gotas de óleo essencial; para áreas pequenas e para a nuca utilize apenas 3 gotas. 
O que é aromaterapia?
AROMATERAPIA É O NOME DADO AO TRATAMENTO REALIZADO POR intermédio da aplicação de óleos essenciais, o qual é extraído do reino vegetal (flores, folhas, frutos ou raízes). Os aromas são descritos por quase todas as antigas civilizações através do uso de óleos, incensos e perfumes, tanto na cosmética quanto para os ritos mágicos ou nas seções de cura espiritual. Contudo, a estruturação medicinal da aromaterapia surgiu por volta de 1928/1930 através do químico francês Maurice René de Gattefossé (1881-1950).
O trabalho daquele cientista foi ampliado pelo médico francês Jean Valnet (1920-1995) descobrindo que os óleos essenciais contêm propriedades cicatrizantes, antivirais, antibacterianas, antifúngicas e antissépticas, sendo também poderosos oxigenadores com as habilidades de agir como agente de transporte na entrega de nutrientes nas células do corpo. A bioquímica Margaret Maury (1895-1968) foi pioneira em introduzir uma visão holística para os óleos essenciais, desenvolvendo assim um método de aplicação através da massagem e de acordo com as características da personalidade do indivíduo.
Podemos dizer que o ser humano sempre soube que um aroma produz efeitos agradáveis ou desagradáveis. Quantas vezes por dia um odor de comida ou uma fragrância de perfume nos faz lembrar alguma coisa, seja boa ou ruim? Assim, alguns odores costumam estimular desejos, vontades, pensamentos, recordações; outros podem nos provocar enjoos, repulsa nostalgia. Foi a partir desses contextos que a aroma terapia foi se desenvolvendo no século X e, devido à sua grande diversidade de aplicação, podemos dividir o uso dos óleos essenciais em duas grandes áreas:
§ Fisiológica, com o uso de massagens, reflexologia, banhos, compressas, inalação, sua ingestão e como técnica de beleza aliada ao uso de cosméticos e outros produtos.
Psicológica, conhecida como psicoaromaterapia, tem o objetivo de harmonizar e curar o ser humano em nível de sua alma, através do uso dos aromas com os seus efeitos emocionais e mentais relacionados sobre a consciência do ser humano.
Os óleos essenciais estimulam — através do olfato — o sistema nervoso central, a memória e a psique, pois induzem a liberação de substâncias neuroquímicas, que podem ser sedativas, estimulantes ou relaxantes. Quando usados na pele, suas propriedades medicinais penetram nos poros atingindo a corrente sanguínea, o sistema linfático, chegando aos órgãos. Os óleos possuem a capacidade de restabelecer o equilíbrio da mente e de todos os sistemas do corpo humano; suas propriedades também auxiliam na elevação espiritual, ao relaxamento, a meditação e a sensação de bem estar.

Outros materiais