Buscar

Aula 09 Movimentos Educacionais a partir de 1950

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 09 – Movimentos Educacionais a partir de 1950
Ao final desta aula, você será capaz de:
1-reconhecer o período do pós-guerra e o avanço das ideias liberais, a democracia e a consolidação 
do capitalismo no Brasil;
2-identificar os principais movimentos sociais voltados para a educação;
3-caracterizar o pensamento de Paulo Freire e o seu método de alfabetização.
Vamos conhecer um pouco da história da educação brasileira no período pós guerra.
Entre os anos de 1945 e 1964, o nosso país vivenciou talvez pela primeira vez na sua história, um período de tentativa democrática, fenômeno que permitiu algum desenvolvimento dos movimentos populares e do surgimento de algumas campanhas de educação.
Houve eleições diretas para praticamente todos os cargos elegíveis (de Vereador à Presidente da República) e as várias organizações representativas dos mais diferentes setores sociais puderam se manifestar, de algum modo.
Por meio da Constituição de 1946, houve uma tentativa de democratização e a educação aparece, então, como “um direito de todos”, princípio que fora omitido na Constituição de 1937. 
Vale destacar que não estávamos diante de uma democracia ampla, geral e irrestrita, havia ainda muito para caminharmos neste sentido. 
Em 1947, o Partido Comunista foi considerado “ilegal” e colocado na marginalidade. 
Em 1961, foi lançada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
 foi lançada
Houve um grande movimento favorável à educação popular, à alfabetização de jovens e de adultos, ao ensino técnico-profissionalizante, que passou a ter equivalência ao curso secundário.
A Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, que estabeleceu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) foi a primeira na História da Educação brasileira a abranger todos os níveis do ensino no país.
Todos os níveis do ensino no país
É interessante observar que o projeto daquela Lei foi apresentado ao Congresso Nacional em 1947 e parece que tudo foi motivo de divergências: desde o significado do conceito de “diretrizes e bases” até as questões voltadas aos promotores do ensino: quem poderia? Quais instituições? Públicas, privadas, confessionais, leigas etc.
As lutas pelas escolas populares (públicas) não foram poucas. Grandes campanhas foram implantadas, estimuladas e colocadas em prática por diferentes setores da sociedade. Vários movimentos de apoio a educação de jovens e de adultos também foram levados adiante. 
Movimento
Merece destaque, entre aqueles movimentos, a “Campanha de Educação de Adultos” e o “Movimento de Educação de Base” e o “Programa Nacional de Alfabetização”.
Ao iniciar a década de 1950, surgiu no Recife (Pernambuco) o “Método Paulo Freire” que orientou a campanha “De pé no chão também se aprende a ler”. A ideia central do “Método” é a adequação do processo educativo às características do meio no qual está inserido.
Método
Síntese da Aula 09 – Movimentos Educacionais a partir de 1950
Nesta aula, você:
*percebeu que entre os anos de 1945 e 1964 o nosso país vivenciou, talvez, pela primeira vez na sua história, um período de tentativa democrática;
*estudou que em 1961 foi lançada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
*tratou de Várias campanhas foram realizadas e entre tantas podemos citar:
- Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES);
- Campanha de Aperfeiçoamento e Expansão do Ensino Comercial (CAEC);
- Campanha de Erradicação do Analfabetismo (CEA).
*avaliou a importância de vários movimentos de apoio a educação de jovens e de adultos também foram levados adiante. Por exemplo: a “Campanha de Educação de Adultos” e o “Movimento de Educação de Base” e o “Programa Nacional de Alfabetização”;
*atentou que ao iniciar a década de 1950 surgiu no Recife (Pernambuco) o “Método Paulo Freire” que orientou a campanha “De pé no chão também se aprende a ler”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais