Buscar

Teste de Conhecimento 3

Prévia do material em texto

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	 1a Questão
	
	
	
	Leia o texto. Falar é um trabalho (certamente menos cansativo que outros). Ler e escrever são trabalhos. A escola é um lugar de trabalho. Ler e escrever são trabalhos essenciais no processo de aprendizagem. Mas, não são exercícios. Se não passarem de exercícios eventuais, apenas para avaliação, certamente sua contribuição para o domínio da escrita será praticamente nula. Para se ter uma ideia do que significaria escrever como trabalho, ou significativamente, ou como se escreve de fato ¿na vida¿, basta que verifiquemos como escrevem os que escrevem: escritores, jornalistas. Eles não fazem redações. Eles pesquisam, vão à rua, ouvem os outros, leem arquivos, leem outros livros. Só depois escrevem, leem e releem, e depois reescrevem, e mostram para colegas ou chefes, ouvem suas opiniões, e depois reescrevem de novo. A escola pode muito bem agir dessa forma... desde que não pense só em listas de conteúdos e em avaliação ¿objetiva¿. Sírio Possenti. Por que (não) ensinar gramática na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2000, (com adaptações). Assinale a alternativa que NÃO corresponde à prática metodológica proposta pelo autor.
		
	
	Visando à prática da escrita, apresentar aos alunos textos de gêneros diversos para leitura e criação de seus próprios textos com base na leitura realizada.
	 
	Propor a elaboração de uma dissertação sobre um tema apresentado pelo professor como oportunidade para os alunos refletirem sobre a prática da escrita, e posterior avaliação do uso correto das normas gramaticais
	
	Selecionar tema de interesse dos alunos e sugerir entrevistas com pessoas da comunidade para apresentação de reportagens visando o desenvolvimento da oralidade;
	
	visando à prática escrita , sugerir pesquisa em jornais e entrevistas com moradores, sobre os problemas da cidade tais como abastecimento de água, transporte público, entre outros, para a elaboração de notícias para o jornal da escola.
	
	Criar situações de interlocução em que os alunos expressem e compartilhem ideias apreendidas nas experiências de leitura.
	
	 
	Ref.: 201505850062
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa correta sobre o trabalho com a literatura em sala de aula.
		
	 
	Os momentos literários não devem ser estudados como um conjunto fechado de características rígidas a serem identificadas nos textos
	
	A história literária deve ser aproveitada para uma compressão estática da história cultural da sociedade.
	
	O estudo da história literária deve ser realizado a partir dos momentos históricos estáticos
	
	O texto literário é meio para estudos gramaticais e teóricos sobre a língua.
	
	Os momentos literários devem enfatizar as características próprias de cada período, para identificação nos textos trabalhados em sala de aula
	
	 
	Ref.: 201504913552
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Todo educador precisa compreender o significado das expressões "mundo da leitura e a leitura do mundo". Do ponto de vista educacional, estas expressões significam que:
		
	
	O mundo da leitura só pertence aos analfabetos, enquanto a leitura do mundo só pertence aos letrados.
	
	Tanto leitores eficientes como analfabetos precisam somente da escola para desenvolver a percepção do mundo da leitura e da leitura do mundo.
	
	O mundo da leitura só pertence aos letrados, enquanto a leitura do mundo só pertence aos analfabetos.
	 
	A leitura tem um mundo próprio com seus autores e textos; a leitura do mundo significa decodificar tudo ao nosso redor, seja texto ou não.
	
	As expressões mundo da leitura e a leitura do mundo têm o mesmo significado,pois envolvem o ato de ler.
	
	 
	Ref.: 201505727440
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	"Parece muito produtivo, para a educação nacional, que a escola participe, por meio do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD do debate e do esforço conjunto no sentido de estabelecer e de pôr à disposição de ensino público obras e padrões adequados de livro didático-LD." (Rangel, Egon de Oliveira. A escolha do livro didático de português: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006 p. 16)
Nesse sentido, considera-se que a escolha do livro didático na escola, por meio do PNLD, pode se tornar um rico recurso para o docente. Sobre esse processo de escolha do livro didático e a  oportunidade de aprendizagem por meio desta escolha, todas as alternativas abaixo estão corretas EXCETO:
		
	
	Os professores podem utilizar os livros didáticos criticamente em sala de aula, ou seja, como apoio didático, e não como substituto do planejamento pedagógico e do trabalho docente.
	
	Os docentes devem articular o uso do livro didático com todos os demis materiais disponíveis para a consecução dos objetivos de ensino-aprendizagem estabelecidos pelo projeto político-pedagógico da escola.
	
	As redes de ensino tem a oportunidade de escolherem da forma mais qualificada possível os "seus" livros didáticos.
	 
	Ao escolherem o livro didático este deve conduzir de forma rígida e sistemática todos os conteúdos que devem ser trabalhados durante o ano letivo.
	
	O livro didático de portugês pode oferecer um rico material de cultura escrita para os alunos, por meio da exploração de diferentes gêneros textuais.
	
	 
	Ref.: 201504913549
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(ENADE 2008).Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. (Leonardo Boff. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997, p. 9.)
Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise o seguinte enunciado:
Na leitura, fazemos mais do que decodificar as palavras
porque
a imagem impressa envolve atribuição de sentidos a partir do ponto de vista de quem lê. 
		
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	Tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas
	
	 
	Ref.: 201505850055
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre o trabalho com leitura de textos na sala de aula de língua materna, assinale a alternativa correta.
		
	
	Ler é considerar as intenções do leitor, mas sim, somente as do autor.
	
	Ler é alcançar necessariamente a interpretação proposta pelo autor.
	
	Ler pressupõe o trabalho com textos literários predominantemente
	
	Ler é buscar a compreensão coletiva na sala de aula, para uma interpretação unívoca.
	 
	Ler pressupõe uma compressão responsiva, o que implica reagir ao texto, responder-lhe, concordar ou discordar dele.
	
	 
	Ref.: 201505887062
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	"A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele". (Paulo Freire)
Disponível em: < http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/IICILLIJ/7/Trabalhocompleto-CILLIJ-MarianaRevoredo.pdf>
Marque a alternatica correta em relação à formação do leitor.
		
	
	Somente a família deve se envolver nessa prática e criar na criança o gosto pela leitura.
 
	
	Depois de alfabetizada é responsabilidade da  criança ler, escrever e adquirir gosto pela leitura.
	 
	Na formação do leitor, além de o professor deve haver  outros mediadores que incentivema criança, ou seja,  a família,  o bibliotecário, todos com a finalidade de tornar o hábito de ler uma atividade prazerosa e não apenas mecânica.
 
	
	Nenhuma família deveria mediar o processo de leitura, uma vez é tarefa da escola.
 
	
	Cabe ao professor  somente ensinar a criança a ler, isto é, decodificar os signos.
 
	
	 
	Ref.: 201504913539
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	"Ao lermos, se estamos descobrindo a expressão de outrem, estamos também nos revelando, seja para nós mesmos, seja abertamente. Daí por que a troca de idéias nos acrescenta, permite dimensionarmo-nos melhor, esclarecendo-nos para nós mesmos, lendo nossos interlocutores. Tanto sabia disso Sócrates como o sabe o artista de rua: conversando também conheço o que é que eu digo". (YUNES, Eliana (org.). Pensar a leitura: complexidade. Rio de Janeiro: PUCRIO, 2002. p. 105 (com adaptações)). A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a opção correta a respeito da interação texto-leitor.
		
	
	A aproximação, no texto, entre o que sabia Sócrates e o que sabe o artista de rua, é incoerente porque os respectivos horizontes de expectativa são diferentes.
	
	A perspectiva apontada no texto favorece a vivência da leitura como autoconhecimento, em detrimento da leitura como identificação da expressão do outro.
	
	A interação texto-leitor deve ser evitada, por fugir ao controle do autor e favorecer uma espécie de "valetudo interpretativo".
	 
	Para a leitura como descobrimento ser efetiva, é necessária a troca de idéias sobre a leitura; ler com o outro para nos conhecermos.
	
	A leitura como descobrimento pressupõe uma postura pedagógica que reforça a tradição de leitura como confirmação da fala de uma autoridade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes