Buscar

ADMR DO TEMPO

Prévia do material em texto

ADM DO TEMPO
Como estamos no início de mais um ano, percebo que seja interessante observar como estamos dividindo nosso tempo durante o dia. Esta é uma forma de conseguirmos cumprir nossas metas para este ano. Quem de nós nunca se pegou dizendo as frases: "O que eu fiz hoje?" ou "Já são 11 horas, eu não fiz nada até agora!". Realmente isto é comum, mas permanecer desta maneira não é favorável a ninguém,tanto na vida pessoal quanto, principalmente, na vida profissional. Seguimos uma rotina diária previamente estabelecida pelo nosso senso crítico de prioridade. Até nos empenhamos em programar atividades que necessitamos, mas damos importância mesmo, em muitos casos, a apenas aquilo que queremos. No ambiente profissional a produtividade do colaborador é medida através dos resultados que ele gera para a sua organização. Quando os resultados são positivos, entende se que houve uma atenção focada, mas quando estes resultados caem ou se estabilizam em um patamar desfavorável ou insuficiente, o colaborador precisa imediatamente rever suas prioridades e voltar a ser produtivo.
A produtividade precisa ser um objetivo constante e real para cada um. Diante de tudo o que precisa e necessita fazer, como podemos compreender a escala de prioridades e tomar as melhores escolhas, pessoais e profissionais durante o dia? Importante é atentar para alguns pontos que listo abaixo, mas sobretudo à mudança de hábitos e comportamentos é imprescindível para o sucesso e cumprimento das tarefas, atividades e metas estabelecidas. Fique muito atento naquilo que rouba seu tempo:
 
FALTA DE PLANEJAMENTO: iniciar seu trabalho sem planejar o que vai fazer. Agir sem pensar, não te levará a conclusão das tarefas. Muitas vezes começamos a fazer nosso trabalho ou atividades rotineiras sem planejamento. Isto consome tempo, pois quando se planeja se consegue cercar os riscos e administrar o tempo, pois se consegue prever o quanto de tempo gasta se para cada atividade listada. Isto elimina as chances de algo dar errado. Ex: Você precisa ir até uma loja que fica bem no centro da cidade. Se você não planejar o trajeto antes de sair poderá ficar parado no trânsito devido ao horário e perder todo seu tempo. Planeje uma rota alternativa, com menos trânsito, semáforos e etc...
 
ORIENTAÇÃO: ignorar atividades ou tarefas importantes para fazer tarefas improdutivas.
Agir por impulso ou ignorar atividades importantes fazem com que você seja improdutivo e não conclua o seu objetivo. Analise a tarefa que irá desempenhar e avalie se realmente ela é importante naquele momento. Deixar de concluir a tarefa planejada para aquele momento pode se tornar um problema maior, pois ela ficará com status de pendente.
 
ATENDER A TODOS: aprenda a dizer "não" algumas vezes.
Quando você é muito solícito e atende a todos em tempo hábil quase sempre as pessoas vão usufruir disto de maneira abusiva. E em 90% destes casos alguma de suas tarefas importantes vão ficar sem ser executada. Aprenda a dizer não de forma educada e compreensiva, pensando em se privar para cumprir seus compromissos. Pense que naquele momento você precisa dar atenção a outra prioridade e avalie a situação: "No momento eu não posso te atender, pois estou muito ocupado(a). Pode ser em outro horário?" é uma das formas educadas de se dizer um não e ganhar tempo para fazer o que se realmente precisa.
 
PRIORIDADE : nunca seja intransigente e procrastine atividades que realmente são essenciais para o momento.
Faça o que for possível e resolva as atividades que possam se tornar um problema caso sejam postergadas. Não adie decisões ou atitudes, isto poderá trazer perdas incalculáveis e uma dor de cabeça desnecessária.
 
DESORGANIZAÇÃO: desordem no ambiente de trabalho ou na classificação e listagem das tarefas pode comprometer sua produtividade.
Ser organizado significa fazer uma classificação de maneira lógica e ordeira de documentos e atividades. Organize suas tarefas e atividades em sequencia lógica de execução ou escala de prioridade, lembrando que tudo que está pendente precisa ser resolvido. Dê uma boa olhada em seu ambiente de trabalho e organize o. Um ambiente organizado e limpo te incentivará a produzir mais.
 
ATENÇÃO: mantenha a concentração, tenha foco na tarefa e vislumbre o resultado.
Mantenha o foco em resolver a tarefa, tente ao máximo não perder a concentração na atividade realizada. Quando você perde a concentração demora muito tempo para recompor lá novamente.
Pense no resultado que a tarefa resolvida te trará, isto irá te motivar e focar em sua conclusão.
 
DESCANSE.
Relaxe a cada 50 minutos de trabalho. Levante-se, dê uma volta. Isto te proporcionará um melhor rendimento.
Faça a diferença, fazendo diferente! Pense nisto, vamos pensar juntos.

Outros materiais