Buscar

Tecnologia e Inclusão para Surdos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
Gabriela Maffei e Tatiana Palazzo
Aula 10
Reflexão sobre
Facilitadores da Tecnologia da Informação e Comunicação:
Software
Msn
Redes sociais
Telefone para surdos
Reflexão sobre
Celular para surdos
Legenda
Projeto TLIBRAS
Ouvido biônico
Facilitadores da Tecnologia da Informação e Comunicação:
1) Software de dicionário de LIBRAS:
4
2. MSN/ Gtalk/ WhatsApp
Estimula o desenvolvimento cognitivo, aprimora e potencializa a apropriação de ideias, de conhecimentos, de habilidades e de informações que influenciam para a formação de identidade, de concepção da realidade e do mundo em que vivemos.
Amplia as possibilidades de comunicação e de autonomia pessoal, promovendo o desempenho intelectual e deixando de lado as limitações.
5
3. Facebook
6
4. Telefone para Surdos TS
7
O TS possui teclado alfanumérico e visor de legenda para enviar e receber mensagens digitais de outra pessoa que também tenha este tipo de aparelho ligado à linha telefônica.
8
5. Celular
A IBM desenvolveu um protótipo cujo a ideia é de que você digite um texto em um celular e o mesmo seja enviado a um servidor, traduzido para língua de sinais e em seguida, um vídeo é gerado onde um avatar gesticula a mensagem.
9
A Universidade de Washington, nos EUA, desenvolveu um aparelho que garante aos surdos a possibilidade de conversar por linguagem de sinais pelo celular. Chamado MobileASL, a tecnologia amplia a qualidade da imagem na região das mãos e do rosto do usuário, deixando o vídeo mais leve que o convencional.
O produto consegue também reconhecer os movimentos do usuário, e assim identifica se ele usa ou não a linguagem de sinais, o que faz com que a bateria dure mais durante a conversa
10
A Cellcom é considerada a maior empresa de telefonia celular de Israel e a Speech Wiew lançaram o LipCcell, novo programa de conversão de voz em imagem. 
No formato de um rosto tridimensional, que se movimenta através da boca, o programa sincroniza-se com a voz do interlocutor, possibilitando ao surdo ler os lábios da imagem transmitida por seu emissor. 
Para utilizar a novidade, o usuário deverá estar conectado a um computador.
11
6. Legenda em Televisão
(Closed-Caption)
12
2.bp.blogspot.com
É uma legenda oculta que foi criada para permitir aos surdos e às pessoas com dificuldades auditivas o acesso a programas, comerciais e filmes veiculados na televisão e em vídeo. Esta legenda oculta funciona como o áudio do programa e são passadas as informações literais e não literais.
13
Há duas formas de legendas ocultas: a on-line, que é feita em tempo real pela estenotipia ou software de reconhecimento de voz, e a off-line, pós-produzida em programas gravados, utilizando computadores com softwares específicos.
A diferença entre on-line e off-line é que na primeira apenas as informações literais são descritas na legenda, e na off-line, o aproveitamento do tempo, o posicionamento das legendas e as informações não literais (ruídos, trilha sonora, indicação do falante etc.) também são descritos na legenda.
14
A obrigatoriedade do uso de legenda oculta nas emissoras de TV está embasada em duas leis:
– 	Decreto lei 5.296, Lei da Acessibilidade no Capítulo VI - Do Acesso à Informação e Comunicação
– 	Art. 52, lei 10.098, de 19 de Dezembro de 2000, publicada no D.O.U. de 20.12.2000, no Capítulo VII da acessibilidade nos sistemas de comunicação e sinalização, Art.17, 18 e 19.
15
7. Projeto TLIBRAS – 
Tradutor Português x LIBRAS 
(Língua Brasileira de Sinais)
16
Esse projeto, iniciado em 2001, atualmente é apoiado pelo MEC/ Secretaria de Educação Especial com recursos do FNDE, através de convênio com a FENEIS – Federação Nacional 
 de Educação e Integração dos Surdos.
O objetivo desse projeto é a integração linguística entre surdos e ouvintes, gerando pleno acesso aos meios de comunicação e entretenimento.
17
Implante Coclear
18
O implante coclear, ou mais popularmente conhecido como ouvido biônico, é um aparelho eletrônico de alta complexidade tecnológica, que tem sido utilizado nos últimos anos para restaurar a função da audição nos pacientes com surdez profunda que não se beneficiam do uso de próteses auditivas convencionais. 
19
Trata-se de um equipamento eletrônico computadorizado que substitui totalmente o ouvido de pessoas que tem surdez total ou quase total. Assim, o implante é que estimula diretamente o nervo auditivo através de pequenos eletrodos que são colocados dentro da cóclea e o nervo leva estes sinais para o cérebro. É um aparelho muito sofisticado que foi uma das maiores conquistas da engenharia ligada à medicina. Já existe há alguns anos e hoje mais de 150.000 pessoas no mundo já o estão usando. No Brasil, cerca de 2000 pessoas já utilizam este aparelho.
20
21
Vídeo: 
22
Implante coclear
Acessibilidade na inclusão
A acessibilidade deve ser discutida por todos os profissionais envolvidos com a qualidade de vida e a autonomia das pessoas com deficiência.
23
A acessibilidade arquitetônica se faz mediante uma análise das condições do ambiente, numa parceria constante entre profissionais da educação e profissionais da arquitetura e engenharia dentro de uma perspectiva ampla de inclusão. É preciso verificar as necessidades específicas oriundas de cada tipo de dificuldade: motora, sensorial, de comunicação, cognitiva ou múltipla 3
 (MACHADO,2008,p.105)
24
Com base nos princípios do Desenho Universal e da Lei nª 10.098/00, toda escola deve promover ambiente acessível, eliminando as barreiras arquitetônicas e adequando os espaços que atendam à diversidade humana. 
25
Recentemente também foi promulgado o Decreto no 5.296/2004 que “estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências”. Esse Decreto estipula um prazo de 30 meses, para que os lugares públicos organizem seus espaços de forma a torná-los acessíveis. 
 (BRASIL, 2008)
26
Referências
MRECH, Leny Magalhães. A informática e a construção do conhecimento na educação especial. Disponível em www.educacaoonline.pro.br
SANCHO, Juana María; HERNÁNDEZ, Fernando. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre,Artmed, 2006.
27
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
Gabriela Maffei e Tatiana Palazzo
Atividade 10
Aula prática
29
Ainda Bem
Marisa Monte
Ainda bem
Que agora encontrei você
Eu realmente não sei
O que eu fiz pra merecer
Você
Porque ninguém
Dava nada por mim
Quem dava, eu não tava 
a fim
Até desacreditei
De mim
O meu coração
Já estava acostumado
Com a solidão
Quem diria que a meu lado
Você iria ficar
Você veio pra ficar
Você que me faz feliz
Você que me faz cantar
Assim
O meu coração
Já estava aposentado
Sem nenhuma ilusão
Tinha sido maltratado
Tudo se transformou
Agora você chegou
Você que me faz feliz
Você que me faz cantar
Assim
30

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais