Buscar

Av1 Negocios Internacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Av1 - Administração - Negócios Internacionais
1) Tomar decisões é uma atividade rotineira no ambiente organizacional. Em uma grande empresa, o conselho de administração ou seu presidente, geralmente tomam decisões estratégicas em relação ao futuro da empresa, mas a tomada de decisão ocorre em todos os níveis. As decisões envolvem um alto grau de incerteza e risco, mas uma boa estratégia pode ajudar a reduzir esse risco. "A tomada de decisão pode ser afetada não só pelo julgamento racional, mas também por fatores não-racionais, como a personalidade do tomador de decisão, pressão dos pares, a situação organizacional, entre outros".
Sobre a tomada de decisão, leia atentamente a frase a seguir:
As práticas de (1) ___________________ são usadas para subsidiar os administradores no processo de tomada de decisão. Assim, é possível acompanhar a evolução de variáveis legais, econômicas ou políticas de um país e sua influência nos negócios de empresas transnacionais.
Assinale a opção de completa a lacuna no conceito apresentado.  
Alternativas:
a) Marketing Internacional.
b) Comportamento Estratégico.
c) Inteligência de marketing.
d) Inteligência Organizacional.
e) Governança corporativa.
2) Durante o século XX o mundo foi marcado por duas grandes guerras, pela destruição e reconstrução da Europa e pela hegemonia dos Estados Unidos da América como o guardião dos ideais da democracia, principalmente usando suas forças armadas em conflitos internacionais. Houve profunda mudança no sistema capitalista, causada por graves crises mundiais, como a Recessão de 1929 nos EUA, a crise do Petróleo em 1973, ou recentemente, a grande crise econômica de 2008. Todos esses fatores afetaram significativamente o comércio internacional. Quando falamos em século XXI, em relação aos negócios internacionais, podemos afirmar que:
I - O comércio conta com modernos sistemas de informação e comunicação. É possível comprar e vender produtos usando a internet ou as telecomunicações.
Porque.
II - Estas operações podem ocorrer em tempo real. Uma das grandes preocupações no desenvolvimento do comércio internacional é a qualidade da infraestrutura dos países, visando tornar mais baratos e eficientes o transporte das mercadorias.
A respeito dessas afirmações, assinale a opção correta. 
Alternativas:
a) As afirmações I e II são proposições verdadeiras, a II não é justificava da primeira.
b) As afirmações I e II são proposições verdadeiras, a II é justificava da primeira. 
c) A afirmação I é verdadeira e a afirmativa II é falsa.
d) A afirmação I é falsa e a afirmativa II é verdadeira. 
e) As afirmações I e II são proposições são falsa, a II não é justificava da primeira.
3) O contexto histórico da evolução dos negócios Internacionais nos remete a alguns aspectos importantes. A saber:
I – A partir do momento em que o homem passou a cuidar da agricultura e da criação de animais, foi necessário que este fixasse moradia em uma determinada região, o que resultou em uma mudança cultural na qual o ser humano passou a construir uma infraestrutura, tais como as cidades atualmente.
II - Houve uma época em que o ser humano era nômade pelo mundo. Um estilo de vida. O nômade era uma pessoa que não construía nada ao seu redor, apenas explorava os recursos naturais ao seu dispor: água, alimentos e abrigo.
III - A disponibilidade de matéria-prima, mão de obra especializada e conhecimento tecnológico para a produção de bens e serviços, fazem com o custo final de produção seja menor em uma determinada região, fazendo com que um mesmo produto tenha um custo de produção muito menor em país do que em outro.
Em qual das proposições apresentadas acima estão situados aspectos relacionados aos negócios Internacionais?
Alternativas:
a) Os aspectos relacionados aos negócios internacionais estão somente na proposição II.
b) Os aspectos relacionados aos negócios internacionais estão somente na proposição III. 
c) Os aspectos relacionados aos negócios internacionais estão nas proposições I e II.
d) Os aspectos relacionados aos negócios internacionais estão somente na proposição I.
e) Os aspectos relacionados aos negócios internacionais estão nas proposições II e III.
4) Com um menor protecionismo por parte dos governos e a consequente abertura dos mercados nacionais, aliados à globalização da economia, potencializou-se a importância do comércio internacional e das profissões a ele relacionadas. Nessa perspectiva, o crescimento econômico se tornou vital para as economias em desenvolvimento, caso contrário, estas tendem a perder espaço no mercado. Diante de tal afirmação, leia atentamente as afirmações a seguir e selecione aquelas que significam vantagens do comércio internacional.
1 - Aumento do custo operacional, quer matéria prima, quer mão de obra especializada, transferindo as operações para as regiões mais vantajosas e com menor custo;
2 - Otimização das plantas industriais, balanceando a produção em diversos países, dominui a produtividade e aumentando o grau de rentabilidade;
3 - Ampliação do mercado, vendendo para novos consumidores, expandindo a carteira de clientes além do mercado doméstico;
4 - Diminuição dos riscos de operação, não ficando refém de políticas econômicas locais, pela substituição de uma planta industrial por outra em pouco tempo.
Assinale a opção que contempla a correta correlação entre as afirmações serem verdadeira (V) ou falsas (F):
Alternativas:
a) 1-F; 2-F; 3-V; 4-F
b) 1-V; 2-F; 3-F; 4-F
c) 1-V; 2-V; 3-V; 4-V 
d) 1-F; 2-F; 3-V; 4-V
e) 1-F; 2-F; 3-F; 4-F
5) Com a abertura dos mercados, é cada vez mais comum a disseminação de empresas além das fronteiras nacionais. Para isso, é preciso capacitar os profissionais a atuar em escala mundial, se adaptando aos usos e costumes mundiais. Algumas tendências do mercado favorecem a expansão internacional das empresas:
1- Significativas diferenças no método administrativo, na estrutura de custos e fontes de receitas, práticas de marketing e canais de distribuição.
2 - Implantação de novos modelos de negócios, principalmente a partir de práticas agressivas de empresas de países desenvolvidos;
3 - Grau de proteção das novas tecnologias – por meio de marcas e patentes, evitando a pirataria e a proteção de ativos intangíveis. Algumas regiões não permitem sequer a proteção da marca corporativa, facilitando a ação da concorrência;
4 - Criação de grandes contingentes de pessoas com poder aquisitivo, sobretudo na Índia e China, que buscam produtos ocidentais.
Assinale a opção que contempla a correta correlação entre as afirmações serem verdadeira (V) ou falsas (F):
Alternativas:
a) 1-V; 2-V; 3-V; 4-V.
b) 1-F; 2-F; 3-V; 4-F.
c) 1-V; 2-F; 3-F; 4-F.
d) 1-F; 2-F; 3-F; 4-F.
e) 1-F; 2-F; 3-V; 4-V.

Outros materiais