Buscar

trabalho de tributário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Ouro Preto- Departamento de Direito
Atividade avaliativa de tributário II
Professor: Thiago Lage
Aluna: Tamires Tatiana Souza Santos
Data da entrega: 14 de julho de 2014
Primeira questão (X EXAME DA OAB UNIFICADO, QUESTÃO 26): 
 Uma autarquia federal, proprietária de veículos automotores adquiridos recentemente, foi surpreendida com a cobrança de IPVA pelo Estado responsável pelos respectivos licenciamentos, não obstante vincular a utilização desses veículos às suas finalidades essenciais. Com base na hipótese sugerida, assinale a afirmativa correta. 
 A) A cobrança é constitucional, por se tratar de fato gerador do IPVA. 
B) A cobrança é constitucional, por se aplicar o princípio da capacidade contributiva. 
C) A cobrança é inconstitucional, por se tratar de isenção fiscal. 
D) A cobrança é inconstitucional, por tratar de hipótese de imunidade tributária. 
Resposta:
Assertiva incorreta. O fato gerador do IPVA é a propriedade do veículo automotor, entretanto, a cobrança é inconstitucional, uma vez que, em razão da imunidade recíproca (prevista no artigo 150, VI, “a” da Constituição da República), os entes da federação estão impedidos de cobrar impostos sobre patrimônio, rendas e serviços um dos outros. 
Assertiva incorreta. Pode até ser que, na situação descrita, o princípio da capacidade contributiva seja respeitado, mas a cobrança é inconstitucional em razão do não cumprimento do artigo 150, VI, “a” da Constituição da República. 
Assertiva incorreta. A inconstitucionalidade não se justifica pela isenção mas, pela imunidade. A Isenção é conferida através de leis infraconstitucionais e está relacionada à dispensa de um crédito de tributário. No caso em questão, a cobrança é inconstitucional por se tratar de uma imunidade tributária.
Assertiva correta. A cobrança é inconstitucional devido a imposição do artigo 150, VI “a” da Constituição da República, que confere imunidade recíproca entre os entes da federação. 
 Segunda questão: (PROVA X, QUESTÃO 27):
Suponha que determinada Medida Provisória editada pela Presidenta da República, em 29/09/2012, estabeleça, entre outras providências, o aumento para as diversas faixas de alíquotas previstas na legislação aplicável ao imposto de renda das pessoas físicas. Nesse caso, com base no sistema tributário nacional, tal Medida Provisória :
A) não violaria o princípio da legalidade e produzirá efeitos a partir da data de sua publicação. 
B) violaria o princípio da legalidade, por ser incompatível com o processo legislativo previsto na Constituição Federal/88. 
C) não violaria o princípio da legalidade e produzirá efeitos a partir de 90 (noventa) dias contados a partir da data de sua publicação. 
D) não violaria o princípio da legalidade e só produzirá efeitos a partir do primeiro dia do exercício financeiro subsequente à data de sua conversão em lei. 
Resposta:
Assertiva incorreta. A medida provisória não violaria o princípio da legalidade, uma vez que é permitida a imposição de instituição ou majoração do imposto de renda por meio desse dispositivo. Entretanto, essa medida provisória só produzirá efeitos depois do exercício financeiro seguinte à sua conversão em lei, respeitado o princípio anterioridade.
Assertiva incorreta. É permitida a instituição e a majoração do imposto de renda por meio de medida provisória, por isso, na hipótese descrita, não há violação do princípio da legalidade. 
Assertiva incorreta. O imposto de renda apesar de estar submetido ao princípio da anterioridade, não está submetido ao princípio da espera nonagesimal, conforme o parágrafo primeiro do artigo 150 da Constituição da República. 
Assertiva correta. Essa medida provisória não violará o princípio da legalidade e, em razão do princípio da anterioridade, só produzirá efeitos a partir do inicio do próximo exercício financeiro. 
Terceira questão (PROVA XI, QUESTÃO 25):
 Assinale a alternativa que indica os impostos cujas alíquotas podem ser majoradas por ato do Poder Executivo, observados os parâmetros legais. 
A) Imposto de Renda (IR), Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). 
B) Imposto sobre a Importação (II), Imposto sobre a Exportação (IE) e Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF). 
C) Imposto de Renda (IR) Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) e Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF). 
D) Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Imposto sobre a Importação (II).
Resposta: 
Assertiva incorreta. Apenas o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) constitui uma das exceções ao princípio da legalidade, previstas no artigo 153, parágrafo primeiro da Constituição da República. 
Assertiva incorreta. O Imposto sobre Grandes Fortunas não é uma das exceções ao princípio da legalidade.
Assertiva incorreta. Todos os três impostos estão submetidos ao princípio da legalidade.
Assertiva correta. Todas os três impostos estão previstos no artigo 153, parágrafo primeiro, da Constituição da República como exceção ao princípio da legalidade.
Quarta questão (PROVA XII, QUESTÃO 26):
 Em procedimento de fiscalização, a Secretaria da Receita Federal do Brasil identificou lucro não declarado por três sociedades empresárias, que o obtiveram em conluio, fruto do tráfico de entorpecentes. Sobre a hipótese sugerida, assinale a afirmativa correta. 
 A) O imposto sobre a renda é devido face ao princípio da interpretação objetiva do fato gerador, também conhecido como o princípio do pecunia non olet. 
B) Não caberá tributação e, sim, confisco da respectiva renda. 
C) Não caberá tributo, uma vez que tributo não é sanção de ato ilícito. 
D) Caberá aplicação de multa fiscal pela não declaração de lucro, ficando afastada a incidência do tributo, sem prejuízo da punição na esfera penal.
Resposta:
Assertiva correta: Segundo o informativo nº 637 do STF, deverá ser observado o critério objetivo do fato gerador da renda. Se ocorreu a renda, mesmo que por meio ilícito, deverá ser deduzido o imposto de renda. 
Assertiva incorreta. Não será possível a realização do confisco em razão do princípio da vedação do confisco. 
Assertiva incorreta. O tributo não constitui sanção de ato ilícito, mas, se não fosse possível a instituição desse princípio, seria em razão da origem da renda adquirida, que seria observada por meio de um critério subjetivo.
Assertiva incorreta. Não será afastada a incidência do tributo em razão do informativo 637 do STF. Além disso, o fato gerador dessa renda constitui um ato ilícito passível de sanção penal. 
Quinta questão (PROVA XII, QUESTÃO 28):
 A respeito dos Princípios Tributários Expressos e Implícitos, à luz da Constituição da República de 1988, assinale a opção INCORRETA. 
 A) É vedado à União instituir isenções de tributos de competência dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. 
B) O princípio da irretroatividade veda a cobrança de tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado. 
C) É vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino. 
D) Pelo princípio da anterioridade, para que os tributos possam ser cobrados a cada exercício, é necessária a prévia autorização na lei orçamentária. 
Resposta:
Assertiva correta. Compete aos estados, Distrito Federal e municípios regulamentar a incidência dos impostos. Cabe, desta forma, à união definir a competência desses tributos, alocando-se a incidência para o plano do exercício desta competência. 
Assertiva correta. Conforme o artigo 152 da Constituição da República, é vedado a cobrança de tributos em relação à fatos geradores ocorridos antes do início da nova norma que institui ou majora o tributo. 
Assertiva correta. O artigo 152 da Constituição da Constituição da República realça o ideal de unidade econômica em todo o país, aproximando-sedo princípio da isonomia
Assertiva incorreta. O princípio da anualidade que impunha que a instituição de impostos deveria ser renovada por meio de autorização na lei orçamentária antes de cada exercício legislativo. Pelo princípio da anterioridade, é exigível que a lei que institua ou regulamente o tributo produza efeitos somente no exercício legislativo que sucede ao de sua aprovação.

Outros materiais