Buscar

Unidades da Língua Morfema e Fonema

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Já vimos anteriormente que linguística é uma ciência fundada em 1916, com o Curso de Linguística Geral, de Ferdinand Saussure. Para Saussure, a língua é um conjunto de unidades organizadas e que obedecem a determinados princípios. Mas quais são essas unidades?
Unidades da Língua: Morfema e Fonema
Morfema: Em morfologia, um morfema é o fragmento mínimo capaz de expressar significado ou a menor unidade significativa que se pode identificar. São classificados como Morfemas Gramaticais e Morfemas Lexicais.
Os Morfemas Gramaticais atribuem sentido interno as palavras, expressando os artigos, gêneros, proposições, números e tempos verbais nos vocábulos. Já os Morfemas Lexicais podem ser analisados de acordo com o Radical das palavras. O radical é a parte de sentido que não muda com as variações do vocábulo.
Outras classificações de morfema:
Morfema preso: O prefixo in- e os sufixos –idade e –mente, são morfemas presos: eles nunca podem aparecer sozinhos. Precisam sempre ligar-se a pelo menos um outro morfema no interior de uma palavra.
Alomorfia é quando os morfemas variam em sua forma, dependendo da posição onde ocorrem. Por exemplo, o morfema saúde tem uma forma quando aparece nas palavras saúde e saudável, e tem outra forma quando aparece na palavra salutar e insalubre.
Os morfemas livres, por fim, são aqueles que podem aparecer como palavras independentes.
Fonema: É a menor unidade sonora do sistema fonológico de uma língua. 
Em muitas palavras, o fonema corresponde a uma letra. No entanto, é importante lembrar que o fonema é a representação sonora, enquanto a letra é a representação gráfica. Um estudo mais aprofundado dos fonemas permite a classificação dos mesmos em: vogais, semivogais e consoantes.
   Cada segmento sonoro se refere a um dado da língua portuguesa que está em sua memória: a imagem acústica que você, como falante de português, guarda de cada um deles. É essa imagem acústica, esse referencial de padrão sonoro, que constitui o fonema. Os fonemas formam os significantes dos signos linguísticos. Geralmente, aparecem representados entre barras. Assim: /m/, /b/, /a/, /v/, etc.
As letras m e n, em determinadas palavras, não representam fonemas. Nas palavras manto (m/ã/t/o) e compra (c/õ/p/r/a), por exemplo, devido à nasalização das vogais, cada palavra possui 5 letras e apenas 4 fonemas.
O mesmo fonema também pode ser representado por diferentes letras do alfabeto. É o caso do fonema “z” (som de z) nas palavras: azedo, asilo, exigente.
Por outro lado, uma mesma letra pode representar um ou mais fonemas. Um desses casos é a letra “x” que é pronunciada como:
z (exame)
s (texto)
ks (toxina)
ch (enxame)
Fonte: 
https://www.significados.com.br/fonema/
http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono1.php
http://conceito.de/morfema
https://pt.wikipedia.org/wiki/Morfema
http://www.dicasfree.com/diferenca-entre-morfemas-e-fonemas/

Outros materiais