Buscar

ED democracia, ética, cidadania. Atividade Discursiva 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ed Democracia, Ética e Cidadania: Atividade Discursiva 2 – 
Estudo Dirigido: 
08 – Democracia, Ética e Cidadania Habilidade: Raciocinar de forma crítica e analítica.
Professor: Carlos Luiz de Lima e Naves Tema: Direitos humanos e a situação dos presidiários no Brasil.
Texto base: André Tuga foi condenado a 20 anos de pena privativa de
liberdade após matar um inimigo político chamado João Rafael. André Tuga
foi imediatamente encaminhado para o presídio onde iria cumprir a pena em
regime, inicialmente, fechado. Logo que se apresentou, André Tuga recebeu
um código em que constava um resumo dos direitos e dos deveres da
administração penitenciária, bem como do próprio recluso durante o
cumprimento da pena. André Tuga ficou surpreso ao descobrir que naquele
estabelecimento prisional garantiam-se as seguintes regras mínimas para o
tratamento do preso:
I – A separação entre pessoas presas preventivamente e os presos
condenados.
II – O respeito às crenças e aos preceitos morais dos grupos de pessoas, bem
como de cada preso individualmente.
III – Os presos jovens e os idosos eram separados em celas distintas.
IV – As punições internas devem ser proferidas por autoridades judiciais que
também serão devidamente fundamentadas.
V – Todos os presos são obrigados a trabalhar, cujo descumprimento estará
sujeito à pena de lesão corporal.
 
QUESTAO 1
Através da análise do texto fica claro que a afirmativa V esta incorreta, pois além da ilegalidade no trabalho forçado também é de conhecimento comum que um preso não pode, em hipótese alguma, sofrer lesões corporais intencionais. 
RESPOSTA
Devido a Constituição de 1988:
No Art. 5º, III temos: "Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante";
Conforme o Art. 5º, XLVII tem:
a) Não haverá penas de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;
c)  de trabalhos forçados;
Ainda no Art.5º, XLIX : "É assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral;"
Portanto a regra que deve ser retirada do conjunto normativo é a regra V.
Questão 2 Texto base: 
Preâmbulo “Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil.” BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. 
Enunciado: A Constituição da Federação afirma que a liberdade é à base dos direitos sociais e individuais que formam a ideia de dignidade da pessoa humana. Por outro lado, a legislação também permite que uma pessoa, que tenha praticado um crime, possa ser condenada à pena privativa de liberdade. Existe contradição nessas duas normas? Justifique a sua resposta.
RESPOSTA- QUESTÃO 2 
Existir contradição, mais está fundamentado para preserva a vida de todos, em casos de crimes e "logo a pessoa presa" era pra ser tratada e voltar à sociedade, em condições que não coloque nem ela e nem a outros em perigo.
Questão 3. 
Texto base:
 Preâmbulo “Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo, Considerando que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da humanidade e que o advento de um mundo em que mulheres e homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspiração do ser humano comum, Considerando ser essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo império da lei, para que o ser humano não seja compelido, como último recurso, à rebelião contra a tirania e a opressão, ED Democracia, Ética e Cidadania: 
Atividade Discursiva 2 – Considerando ser essencial promover o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações, Considerando que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta, sua fé nos direitos fundamentais do ser humano, na dignidade e no valor da pessoa humana e na igualdade de direitos do homem e da mulher e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla, Considerando que os Países-Membros se comprometeram a promover, em cooperação com as Nações Unidas, o respeito universal aos direitos e liberdades fundamentais do ser humano e a observância desses direitos e liberdades, Considerando que uma compreensão comum desses direitos e liberdades é da mais alta importância para o pleno cumprimento desse compromisso, Agora portanto a Assembleia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade tendo sempre em mente esta Declaração, esforce-se, por meio do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Países-Membros quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição”. Declaração Universal dos Direitos Humanos - Adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948. Assinada pelo Brasil na mesma data.
QUESTÃO 3:
 Enunciado: A Declaração Universal dos Direitos Humanos garante que a dignidade dos seres humanos dependerá do atendimento pelo Estado às demandas materiais básicas e fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo. Quais são os direitos que o Estado deve garantir durante o cumprimento da pena pelo preso? Cite pelo menos três direitos e justifique sua resposta.
RESPOSTA:
Assim como todo o individuo, o preso possui garantias fundamentais como: educação, saúde, prestar culto religioso, dentre outros.
Isso se dá pela justificativa de que todos os direitos que não são atingidos pela perca do direito de ir e vir devem ser mantidos.
Mesmo estando recluso, o preso tem direito a um tratamento humano.

Outros materiais