Buscar

FORMAÇÃO PROFISSIONAL PAPER II JOSIANE BENILDE ROCHA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Acadêmica Josiane Benilde Rocha
Prof. Orientador João Zeferino Junior
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharel em Ciências Contábeis (CTB 029)
Seminário Interdisciplinar IV
19/12/2017
RESUMO
O presente trabalho foi elaborado com o intuito de analisar e compreender a formação profissional. Apresentando assim uma abordagem sobre o conceito da formação profissional, sobre a evolução da formação profissional no Brasil e ainda a formação profissional do contador. Dessa forma, será aprimorado o entendimento em relação a experiência na qualificação profissional, seus estágios atuais e as perspectivas. O atual modelo educacional limita o avanço na formação profissional e os números da qualificação profissional se replicam aos resultados obtidos. De modo geral, a falta da qualificação do profissional e a falta de qualidade da formação escolar básica são as principais questões que acarretam a dificuldade na inserção ocupacional do indivíduo no mercado de trabalho. Quanto a formação do profissional da área contábil, pode considerar a está sendo necessário 
A contabilidade evolui à medida que surgem inovações tecnológicas, sociais etc., e, para acompanhar essas inovações, é preciso ter um perfil profissional polivalente, criativo, questionador, crítico, comprometido com as mudanças e não com a reprodução de modelos. O projeto político-pedagógico posto em prática pelas instituições de ensino é o multidisciplinar que tem por objetivo treinar, disciplinar e subjugar o homem para torná-lo operário. Com o modelo multidisciplinar, o aluno do curso de Ciências Contábeis faz discriminação de relevância quanto às disciplinas não técnicas, fazendo-se necessária, portanto, a proposta de um modelo que se propõe à formação do profissional do novo milênio. O modelo proposto é o interdisciplinar que apresenta o curso de Ciências Contábeis com uma visão sistêmica, ou seja, os conteúdos das disciplinas são apresentados integrados, de maneira que o aluno estude a todas as disciplinas oferecidas na grade curricular do curso com equilíbrio, uma vez que as disciplinas não técnicas estarão integradas à contabilidade. 
Os resultados apontam que, em geral, os alunos se destacam pelo conhecimento teórico e postura pró-ativa. No entanto, apresentam deficiências em conhecimentos práticos, em liderança, e em idiomas estrangeiros, destacando-se a língua inglesa. 
Busca efetiva de avanços na qualidade da educação e redefinição do sistema de formação profissional da força de trabalho condicionam metas de elevação da taxa de crescimento da economia. Infelizmente, não se percebem ações concretas dirigidas a tais propósitos, o que condena o país a conviver, no médio prazo, com importantes restrições a avanços em produtividade do trabalho e em competitividade da economia; mantido tal panorama, eventual elevação da taxa de crescimento da economia continuará sendo restringida pela insuficiência de força de trabalho qualificada - cenário aparentemente mais provável.
Palavras-chave: Formação profissional, Avaliação de políticas, Competitividade, Educação, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais