Buscar

QUESTÕES ENADE 2015 - GESTÃO DE PESSOAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUESTÕES ENADE 2015 – GESTÃO DE PESSOAS
1-(ENADE, 2015) A dificuldade para contratar profissionais qualificados em algumas cidades vem fazendo com que empresas desenvolvam ações de recrutamento interno alinhadas a programas de qualidade de vida. Em um projeto dessa natureza, visa-se aproximar o funcionário de sua família, ao oferecer-lhe a oportunidade de retornar, contratado, ao estado onde nasceu. Ganha o empregado, muitas vezes promovido, por já ter a experiência necessária para assumir maior responsabilidade em uma nova unidade, e ganha a companhia, que conta com um profissional pronto e alinhado à cultura da empresa. Considerando a situação descrita, verifica-se que um projeto como o referido no texto é vantajoso principalmente porque:
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2015 (adaptado).
( ) Fortalece a cultura da organização ao afetar o desempenho financeiro da empresa e sua sobrevivência, além de garantir o preenchimento da vaga por um funcionário reconhecidamente capaz.
( ) Possibilita a promoção de cargo de funcionários em sua cidade natal e, assim, contribui para o aumento das vendas na nova localidade.
( ) Reduz os conflitos gerados por funcionários descontentes com seu local de trabalho e proporciona bom clima organizacional, decorrente da transferência de funcionários para local onde r4esidem pessoas da família.
( X ) Possibilita suprir a carência de bons profissionais em regiões onde a empresa atua, favorecendo a manutenção da cultura organizacional da empresa, além de melhorar a qualidade de vida dos funcionários.
2-(ENADE, 2015) “Em vez de sair roubando gente de outras empresas, faça você sua parte: forme pessoas.” Com essa frase, o vice-presidente de uma multinacional provocou os quarenta profissionais de recursos humanos presentes em encontro de RH, promovido em abril de 2015. “O Brasil tem, a rodo, gente para ser formada. O que falta é oportunidade”, disse ele. Com relação ao tema abordado no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I-Uma empresa, ao estruturar a carreira dos funcionários, deve priorizar o desenvolvimento de competências organizacionais em detrimento dos interesses de cada profissional, que passa a ter caráter subsidiário.
PORQUE
II-Ao promover a formação dos funcionários, em longo prazo, a empresa modifica os interesses pessoais de cada profissional que, no futuro, estarão aptos a geri-la.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2015 (adaptado).
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( X ) As asserções I e II são proposições falsas.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Outros materiais