Buscar

PLANO DE AULA ROBSON

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
IDENTIFICAÇÃO
Escola: Escola Estadual Augusto Antunes
Curso: Ensino Fundamental
Disciplina: Educação Física
Carga horária: 40 min
Série: 3ª
Ano: 2018
Professor (a): Ozenias Gomes Cortez e Nanda Hage
CONTEÚDO: Brincadeiras e jogos utilizando os sentidos, coordenação, agilidade, velocidade e manejo da bola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Cooperar nas atividades propostas, tendo integração entre o grupo, perceber as capacidades de atenção, coordenação, coletividade e reconhecer as diferentes habilidades.
METODOLOGIA: Após realização da chamada, realizar um alongamento com membros superiores e inferiores, em seguida um breve aquecimento e posteriormente a explicação das atividades.
ATIVIDADE 01: Gato – Rato
Formação: Os alunos são divididos em dois grupos e colocados no centro da quadra de futsal, um grupo de costas para o outro a uma distância de dois metros entre os grupos. São delimitadas também duas zonas neutras, uma a frente de cada grupo, que quando os componentes dos grupos entrarem em sua área não podem mais ser “pegos” pela outra equipe. Um grupo é denominado “gato” e o outro “rato”.
Desenvolvimento: A professora comanda o jogo gritando “gato” ou “rato”. Ao gritar, por exemplo, “gato”, os membros da equipe “gato” devem tentar ultrapassar o mais rápido possível a linha que demarca a zona neutra de sua equipe, enquanto isso os “ratos” deverão tentar tocar (pegar) os “gatos” antes que eles cheguem a zona neutra, os que chegarem a zona neutra estarão salvos.
Todos voltam para a posição inicial, e se da continuidade a brincadeira, o grupo que conseguir primeiro tocar em cinco componentes da outra equipe, vence a brincadeira.
ATIVIDADE 02: O Túnel
Formação: Alunos divididos em dois grupos, posicionados em colunas, com as pernas afastadas, ao primeiro aluno de cada coluna será entregue uma bola.
Desenvolvimento: Ao sinal da professora (apito), o primeiro aluno de cada coluna deverá passar a bola entre as pernas entregando-a nas mãos do colega que estiver atrás, e assim até que a bola chegue até o ultimo aluno da coluna. Quando o ultimo aluno de cada coluna receber a bola, deverá se deslocar o mais rápido possível e se posicionar a frente do primeiro colega da sua coluna, e assim sucessivamente, vindo sempre o ultimo a ocupar o lugar do primeiro da coluna, será considerada vitoriosa a coluna em que o aluno que iniciou a brincadeira retornar novamente para o primeiro lugar.
RECURSOS: Quadra esportiva, pátio, bola, giz ou fita e apito.
	AVALIAÇÃO: Observação e registro do desenvolvimento e do progresso apresentado pelos alunos diante dos conteúdos e atividades práticas propostas;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes