Buscar

SLIDE DE GESTÃO HOSPITALR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO GESTOR HOSPITALAR 
Felipe Santos Oliveira
Poliana Silva dos Reis
José Magno Silva de Jesus
Mychelle Adjanne Dias Mendes
 
O presente artigo versa uma análise sobre a Formação Profissional do Gestor Hospitalar e suas vertentes, incluindo o Estudo Teórico da Profissão, Ética profissional, Mercado de Trabalho e os Ramos de Atividades, portanto, a formação acadêmica vem oferecer o conhecimento e as formas de resolver os problemas, sendo que, é na prática que se aplica o aperfeiçoamento deste. Essa formação envolve um amplo conhecimento, além do administrativo exige uma visão geral das ações de sua administração, por ser um profissional diferenciado sua gestão requer qualidade nos serviços prestados e garantir a ampliação de outros, o gestor hospitalar deve ter responsabilidade com o atendimento ao Paciente e o esforço em atender as exigências e a sobrevivência do mesmo, comprometido com todos os princípios éticos. Em análise ao estudo teórico da profissão, os gestores hospitalares podem influenciar no desempenho de sua função, assim como outro profissional, sendo que, o mercado de trabalho possui um contingente altamente favorável por dispor diversos ramos de atividades, favorecendo uma diferença com outros profissionais que desempenham funções administrativas, sendo que o conhecimento teórico sobre as funções administrativas e as habilidades desse gestor consiste na interação com as pessoas e a capacidade de atender, coordenar, motivar, liderar e solucionar conflitos. 
 
RESUMO 
O Profissional Administrativo Hospitalar é quem estabelece e antecipa as tomadas de decisões da Instituição, considera-se o arquiteto daquilo que a organização ou instituição pretendem alcançar, pois os objetivos, metas e ações à serem realizados devem ser definidos em seu planejamento, além de prever que atividades serão executadas e quais tipos de recursos serão utilizados, entre os quais devem compor todo o processo administrativo de sua gestão, o perfil desse profissional distingue-se dos outros pela diversidades de conhecimentos que teve possuir.
 INTRODUÇÃO
A grande flexibilidade e abrangência de conhecimentos deste profissional exige uma necessidade de adequar quais vantagens e desvantagens irão proporcionar as ações portanto, é necessário ter uma visão ampla de estudo teórico, ética profissional, conhecer o seu mercado de trabalho, além de estar envolvido em todos os ramos de atividades que estarão sob sua gestão. Estar com olhar atencioso, é está previsível às ampliações de que tipos de serviços deverão ser implantados para tomadas de eventuais decisões, assim age o profissional administrador hospitalar.
 CONTINUAÇÃO DA INTRODUÇÃO 
Segundo a Organização Mundial de Saúde o hospital é uma instituição de caráter médico e social, cujas funções consistem em a assegurar assistência médica completa, curativa e preventiva à população, portanto seus serviços são considerados essenciais daí então surge a necessidade de um Administrador com conhecimentos extras curriculares que venha garantir um atendimento eficiente proporcionando ao paciente um serviço assistencial e integral.
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR HOSPITALAR DENTRO DA INSTITUIÇÃO 
Entende-se que a Administração Hospitalar é diferente das outras organizações, porque a estrutura hospitalar é altamente complexa, burocrática e hierarquizada com características próprias, por isso sua administração é diferenciada, no entanto necessita de um funcionamento altamente eficiente em virtude de sua clientela, por se tratar de serviços humanitário onde sua principal atividade é o cuidado da saúde do paciente aonde os funcionários são obrigados a proporcionar cuidado adequado e zelo ao exercerem suas atividades, compondo dinâmica humana por se tratar de vidas, porque o produto do hospital é o paciente. 
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR HOSPITALAR DENTRO DA INSTITUIÇÃO
Um administrador hospitalar mostra eficiência de seu trabalho quando este investe em saúde preventiva, implantação de diversos serviço, ampliações de outros e a capacitação de recursos humanos habilitados, assim consiste o processo de uma gestão contínua, na qual identifica as ações e a garantia de que o serviço deste profissional será realizado com eficiência. Sendo que, os resultados atenderão com satisfação todos objetivos da cidadania e do gestor, quando a utilização da aplicação dos recursos disponíveis atende as metas das propostas existentes fazem o serviço do profissional ter melhores respostas e mais produtivas.
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR HOSPITALAR DENTRO DA INSTITUIÇÃO
 
O gestor hospitalar é formado para desenvolver suas habilidades ao máximo, sem descartar nenhum tipo de conhecimento, por essas razões elas influenciarão na adaptação do gestor em vários níveis hierárquicos, na identificação e solução de problemas, e nos processos decisórios, além de execer sua função ética deve estar preparado para os diversos ramos de atividades dentro do seu ambiente, apropriando-se de experiências o gestor deve escolher um modelo que melhor se adapte à sua instituição.
 
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR HOSPITALAR DENTRO DA INSTITUIÇÃO
Toda e qualquer Instituição Hospitalar precisa de um administrador hospitalar, como aspecto diferencial para a excelência do desempenho profissional nas instituições de saúde e altamente capacitado. A evolução da administração hospitalar está diretamente relacionada à história dos hospitais e da medicina, devido ao fato de os mesmos não serem vistos como empresa, mas como instituições de caridade, os administradores não necessitavam de qualificações técnicas, adquirindo a prática de coordenação com as rotinas de trabalho, segundo, Seixas e Melo (2004). 
 A PROFISSÃO DO GESTOR HOSPITALAR 
Mediante ampliações dos serviços hospitalares foi instituida uma Resolução para amparar o administrador hospitalar, segundo a Resolução Nº 18 do Conselho Federal de Educação, no dia 4 de junho de 1973, o plenário do Conselho Federal de Educação (CFE) aprovou a criação da habilitação em administração hospitalar, integrada no curso de graduação em administração de empresas, que a 12 de julho deste mesmo ano passou a ser a Resolução n.º 18, fixando seu currículo mínimo.
A PROFISSÃO DO GESTOR HOSPITALAR
Esta Resolução permite que qualquer pessoa graduada em outro curso superior possa aproveitar as disciplinas já estudadas, complementando-as com as que faltam para obtenção do diploma de bacharel em administração hospitalar. Portanto, deverão cumprir um mínimo de 1.350 horas nesta adaptação. Os bacharéis em administração hospitalar terão seus diplomas emitidos pelas faculdades que tenham os cursos de administração reconhecidos na habilitação hospitalar, e farão seus registros profissionais nos Conselhos Regionais de Técnicos de Administração, passando a ser denominados técnicos de administração, como os da habilitação em empresas. 
A PROFISSÃO DO GESTOR HOSPITALAR
O Código de Ética Profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho e com muito critério, este código é elaborado pelos Conselhos de classe, que representam e fiscalizam o exercício da profissão. O código de ética médica, por exemplo, em seu texto descreve: “O presente código contém as normas éticasque devem ser seguidas pelos médicos no exercício da profissão, independentemente da função ou cargo que ocupem.
 
 ÉTICA PROFISSIONAL 
O que é ética? Para Valls (2008, p.7) “ética é um tipo de estudo ou reflexão cientifica e filosófica sobre os costumes e as ações humanas, podendo ser entendida como a própria realização de um tipo de comportamento”.
Entende-se que os pilares que formam um grande profissional se constrói em cima dos princípios éticos e morais que representa o Direito Justo, diferindo-se o talento e sua moral e não pela aparência. Chalita (2003, p. 35) afirma:
 ÉTICA PROFISSIONAL
Falar sobre ética
faz com que nos lembremos dos valores mais elevados que conhecemos. Nobreza de caráter, justiça nas decisões, respeito nos relacionamentos amorosos, de amizade e profissionais, honestidade, equilíbrio e bondade são apenas algumas das faces com que se manifesta o que denominamos comportamento ética. Chalita (2003, p. 35) afirma:
“O homem nem sempre pode o que quer, nem quer sempre o que pode. Ademais, sua vontade e seu poder não concordam com seu saber. Quase sempre as circunstâncias externas determinam a sua sorte.” (D’HONDT, 1966, p. 105). 
 ÉTICA PROFISSIONAL
Portanto é necessário que todo profissional conheça seus direitos de imagem, junto do alcance dos direitos penais, sendo que, a presença de um patrimônio moral profissional está associado a um patrimônio social de classe, e que devem ter seus símbolos representativos preservados e respeitados, sendo que para se ser ético é preciso respeitar o nome profissional.
 ÉTICA PROFISSIONAL
O gestor hospitalar pode atuar nas organizações e no gerenciamento de hospitais e instituições prestadoras de serviços de saúde, tanto no setor público ou privado, e de clínicas médicas, laboratórios de análises clínicas, spas ou casas de repouso, podeainda trabalhar em outras funções como: manter a infraestrutura do espaço físico, fazendo o melhor uso para ele, incluíndo as sinalizações adequada de corredores e salas, e ainda definir o número de médicos, enfermeiros e as especialidades que a instituição poderá atender. 
O mercado de trabalho oferece uma grande variedades de serviço, portanto, o profissional deve deve estar preparado para gerenciar de forma eficiente a complexidade das atividades das instituições de saúde, com flexibilidade e conhecimento para ser um gestor apto a resolver questões internas e externas da organização e suas relações humanas, sociais e tecnológicas.
 MERCADO DE TRABALHO 
Não basta somente possuir experiência e conhecimento técnico, pois com a globalização, as informações fluem de forma muito rápida e os profissionais precisam estar atualizados. Cabe à empresa propor meios que facilitem a fluência das informações internas e das mudanças mercadológicas, através de capacitações frequentes (GIL, 2001).
Borba (1991) é categórico ao afirmar que não há lógica na necessidade de que o gestor hospitalar tenha graduação em medicina, uma vez que por não ter formação curricular para administração, o hospital corre riscos quando não gerido por um especialista.
 MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho muda dinamicamente, e isto significa que ou os hospitais se tornaram competitivos ou seriam engolidos, por isso são crescentes as exigências de qualidade por parte dos consumidores de produtos e serviços, 
 Segundo Fadel (2007, p.121):
 As transformações apontam para um redirecionamento dos objetivos da organização, antes voltados para o controle da produção de bens e serviços, para outra baseada na informação, na valorização da descentralização administrativa da comunicação e da flexibilidade nos processos.
 MERCADO DE TRABALHO 
Qualquer organização de saúde, seja um hospital de alta complexidade ou mesmo um centro de saúde, exige uma administração especializada, formada por profissionais efetivamente empenhados na obtenção dos objetivos finais do serviço que dirigem, um administrador que não possui formação própria da área e que não tem nenhum conhecimento fica difícil desenvolver habilidades gerenciais, sendo que a falta de qualificação deixa sua administração vulnerável. 
 MERCADO DE TRABALHO
Os hospitais são entidades que prestam serviços médico-assistenciais e tem como produto o serviço assistencial à saúde, porém, também deve captar lucros, ou no mínimo provar que tem condições econômicas, tanto as entidades privadas como as mantidas com recursos públicos. 
Para Seixas e Melo (2004) o principal papel do Administrador Hospitalar é propiciar liderança para facilitar a criação e o desenvolvimento de atitudes destinadas a alcançar as metas corretas.
 RAMOS DE ATIVIDADES
 
Barquin C. (1992) afirma que os médicos e as enfermeiras são preparados para a realização de tarefas técnicas, prestando serviço direto ao paciente. Ocorre que, quando esses profissionais ocupam cargos hierárquicos mais elevados, que exigem conhecimento na área administrativa, na maioria das vezes, a sua atuação fica aquém da sua qualidade técnica.
No entanto, este é um ramo de atividade que requer uma diversidade de habilidades por parte do administrador. Conforme Fajardo Ortiz (1972, p.10), “[...] a América Latina necessita com urgência de verdadeiros administradores da atenção médica”. As instituições de saúde encontram-se com estruturas antigas e rígidas, onde o médico, como diretor, é responsável pela atividade administrativa e clínica.
 RAMOS DE ATIVIDADES
 
Por ser considerado instituições de multiprodutos, pode-se concluir, que é preciso ter uma visão ampla de conhecimentos, leis e normas hospitalares, em virtude da qualidade dos Serviços que deve ser prestada ao Paciente, portanto, em nosso entendimento o GESTOR HOSPITALAR, deve estar preparado em todos os aspectos, com retorno ou sem retornos econômicos, são instituições com ou sem fins lucrativos, porém administra a saúde do paciente com assistência médica continuada e integrada, por isso deve prevê tudo que está sob sua gestão.
 
Ofertar recursos a saúde segundo à necessidade da comunidade é dever do Estado, e a obrigação do gestor hospitalar é, dignificar essa qualidade, propondo serviços eficientes e responsabilidade com a sua clientela, por isso o gestor tem o dever e a obrigação de administrar um hospital com profissionalismo.
 
 CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
Quem julga a qualidade do Serviço prestado é o paciente por isso o atendimento tem que atender sua necessidade de forma satisfatória, sendo inviável qualquer estrutura hospitalar sobreviver sem uma administração eficiente, a fidelidade de seus clientes satisfeitos, esses são os recursos financeiros essências para manter sua sobrevivência, além de ter caráter humanitário.
 
Compreender a administração hospitalar é entender do corpo administrativo e financeiro da Instituição em todas as suas esferas, operando através das normas estabelecidas pela Lei que rege sua complexidade por envolver procedimentos diversificados. Atender o cliente hospitalar interno ou externo requer um amplo conhecimento, por isso o Gestor deve dispor de total entendimento do serviço a ser prestado e ser eficiente na prestação do serviço hospitalar.
 
No entanto, podemos afirmar que este trabalho veio como ferramenta para ampliar nosso conhecimento e aperfeiçoar a qualidade do profissional que pretendemos alcançar. 
 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais