Buscar

TRABALHO ASMA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ASMA 
Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel
Curso de Graduação em Enfermagem
Tucuruí/Pará - 2017
Integrantes:
Aluísio De Souza
Ana Salma Lopes
Angélica Portillo
Danilo Delmondes
Eloise Benchimol
Jaile Sales
Jeriane Marques 
Luanna Mendes
Laura Francelina
Márcia Ribeiro
1
O que é asma?
Doença inflamatória causada por repetidas reações alérgicas de hipersensibilidade de fase imediata e de fase tardia no pulmão que conduzem à tríade clinicopatológica de obstrução intermitente e reversível das vias aéreas, inflamação crônica dos brônquios com eosinófilos, e a hipertrofia das células do músculo liso brônquico e a hiperreatividade aos broncoconstritores.
Fisiopatologia da asma
 A sequência fisiopatológica da asma atópica é provavelmente iniciada pela ativação de mastócitos em resposta à ligação do alérgeno a IgE, bem como por células TH2 que reagem aos alérgenos. Os mediadores lipídicos e citocinas produzidos pelos mastócitos e células T conduzem ao recrutamento de eosinófilos, basófilos, e mais células TH2. A inflamação crônica nesta doença pode continuar sem a ativação dos mastócitos.
Fisiopatologia da asma
 A hipertrofia das células musculares lisas e a hiperreatividade são vistas como um resultado dos mediadores derivados de leucócitos e citocinas. Os mastócitos, basófilos e eosinófilos produzem mediadores que contraem o músculo liso das vias aéreas. O mais importante dos mediadores broncoconstritores são o LTC4, o LTD4 e o LTE4. Em alguns estudos clínicos, os antagonistas da síntese de LTC4 ou os antagonistas do receptor de leucotrienos reduzem a constrição das vias aéreas induzida pelo alérgeno. O aumento de muco resulta da secreção da ação de citocinas, principalmente a IL-13, sobre as células epiteliais dos brônquios.
Fisiopatologia da asma
Características 
 A hipersensibilidade mencionada é do Tipo I – anafilática; 
 O anticorpo presente nas reações é o igE;
 Antígeno é exógeno, ou seja, o antígeno estar presente no meio externo ;
 O seu tempo de resposta é de 15 a 30 minutos;
 A sua expressão é a eczema, que de modo geral é uma inflamação cutânea;
 Na histologia há acumulo de neutrófilos, basófilos e eosinofilos;
Características
O principal órgão afetado é o pulmão;
Os principais sintomas são respiração ofegante, dispeneia ou falta de ar e taquipneia que é quando a respiração estar muito acerelado; 
Características
Os alergenos típicos são o pólen, poeira doméstica (fezes de ácaro da poeira), descamações de animais, vários alérgenos ocupacionais transmitidos pelo ar;
Manifestações clínicas 
A asma pode causar dificuldade para respirar, dor no peito, tosse e respiração ofegante. Às vezes, os sintomas podem aparecer repentinamente, além disso As pessoas podem ter: 
Tosse:
Manifestações clínicas
Dificuldade ao respirar, falta de ar durante a noite:
Manifestações clínicas
infecções respiratórias frequentes:
Manifestações clínicas
Respiração pela boca:
Manifestações clínicas
Respiração rápida ou respiração sibilante;
Também é comum: ansiedade e aperto no peito. 
Diagnósticos 
Diagnostico clinico: quando é verificado mais de um sintoma; 
 Diagnostico funcional: demonstração de limitação variável ao fluxo de ar.
Diagnóstico de alergia: anaminese 
Tratamento 
 Prevenção:
Tratamento
Reversão da inflamação das vias respiratórias e relaxamento do músculo liso; 
Epidemiologia
Afeta cerca de 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos, e a frequência da doença tem aumentado significativamente nos últimos anos. A taxa de prevalência é semelhante à de outros países industrializados, mas pode ser menor em áreas menos desenvolvidas do mundo.
Já no Brasil, a doença crônica que afeta as vias respiratórias e o pulmão, atinge 6,4 milhões de brasileiros acima de 18 anos, segundo Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As mulheres são as mais acometidas pela doença: cerca de 3,9 milhões delas afirmaram ter diagnóstico da enfermidade contra 2,4 milhões de homens, ou seja, prevalência de 39% a mais entre o sexo feminino.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais