Buscar

Cap. 13 Propaganda na Internet

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

João Vitor Bogas – 8561557
Cap. 13 - Propaganda na Internet
	Dentre as mídias que possibilitam a entrega de mensagens publicitárias e comunicativas em geral, definitivamente a internet tem sido a em maior expansão nos últimos anos, principalmente com a popularização dos smartphones, que geram conexão individual basicamente vinte e quatro horas por dia. Os gerentes de marketing têm buscado cada vez mais explorar o que a internet tem a oferecer de ganhos para as marcas, estando sempre alertas para os perigos de disseminação de conteúdo negativo.
	A característica mais interessante da comunicação via internet é a interatividade. Nos modelos antigos de comunicação de massa, principalmente por rádio e televisão, o discurso ocorria num único sentido (marca-consumidor), sem a participação ativa dos consumidores. Já a internet é uma via de mão-dupla, uma vez que os próprios consumidores (ou consumidores potenciais) são produtores de conteúdo. Isso significa que as empresas não mais controlam o fluxo de informações a seu respeito, uma vez que há a troca de informações entre sociedade, cliente e empresa em todos os sentidos. Outro ponto importante é o poder que o usuário possui na escolha do conteúdo que deseja consumir. Aquele que navega na internet tem a possibilidade de decidir o que quer ver, ou seja, os assuntos procurados são sempre se seu interesse. A seguir são detalhadas as diversas formas de propaganda online empregadas pelas empresas, com breve descrições de funcionamento e, eventualmente, oportunidades que possam existir.
Websites: praticamente todas as empresas possuem um site, onde disponibilizam informações a respeito de suas marcas e produtos, atendem a reclamações e oferecem produtos ou serviços para compra. Todos os outros tipos de propaganda online buscam direcionar o usuário ao site da empresa.
Banners: anúncio estático exibido em diversos sites não necessariamente relacionados à empresa. Esse tipo de propaganda possui uma baixa taxa de cliques, que só se eleva um pouco quando a marca anunciada é conhecida pelo público.
Rich media: grupo de modalidades de propaganda que é capaz de transmitir informações com animações ou sons. Envolve as pop-ups, os floaters, os intersticiais (que são exibidos em momentos de troca de página), os supersticiais (que aparecem em cima ou no canto da página) e os anúncios em vídeo/websódios. A rich media apresenta maior taxa de cliques comparativamente à modalidade acima.
Blogs: são páginas pessoais onde os usuários publicam o conteúdo que desejam e comentam as publicações alheias. É o ambiente em que se concretiza o conceito de interatividade, de modo que é necessário monitorar constantemente para receber feedback. Há a possibilidade de publicação de propaganda em blogs diversos e da criação de blogs dos funcionários da empresa.
E-mail: são uma ótima forma de contatar o público-alvo de uma marca, sabendo que determinados usuários têm interesse nela. Uma das formas de obter esse conhecimento é por meio de e-mails opt-in, que consistem em e-mails enviados a usuários que, em algum momento, forneceram permissão para recebê-los. Geralmente, quando um usuário navega por um site de marca, o próprio site sugere se ele gostaria de receber mais informações regularmente sobre os produtos, de forma que há maior chance do usuário ler os e-mails, que são relacionados a assuntos de seu interesse. O ponto negativo são os e-mails spam que são mensagens enviadas sem permissão do usuário. O spam pode atrapalhar a propaganda online, pois o usuário não diferencia aquilo que é interessante do que é spam, simplesmente apagando todos os e-mails publicitários.
Terceira tela: com a popularização das redes sem fio, o uso de telefones conectados à internet se ampliou e trouxe possibilidades de propaganda. Apesar de este território ainda não ter sido muito bem explorado, as promessas são de propaganda no momento da compra, seja via internet ou via mensagens de texto. A dificuldade a ser enfrentada nessa modalidade é a forma como a propaganda em celulares é vista como invasão de privacidade, pois estes aparelhos são itens muito pessoais.
Propaganda em buscadores: é a melhor forma de propaganda online, pois posiciona os anúncios perto de assuntos de interesse do usuário, justamente no momento em que está procurando por eles. Pode funcionar de duas formas, sendo a primeira a compra de palavra-chave. Essa forma de propaganda em buscadores consiste na compra de certos termos de pesquisa relacionados aos produtos de uma empresa, para que sejam ofertados links patrocinados no topo das buscas dos usuários. O segundo modelo funciona como um agência: o buscador faz a ponte entre empresas e sites diversos, ficando com uma porcentagem da quantia paga aos doadores de espaço publicitário. O maior problema da comunicação por buscadores é a fraude do clique, quando bots clicam automaticamente em anúncios, diminuindo o alcance destes ao público real e de interesse (já que os links patrocinados são exibidos até certo número de cliques).
Direcionamento comportamental: por meio do monitoramento dos sites que um usuário visita (por meio de cookies) , as empresas exibem anúncios relacionados às cosias que este pesquisou, tidas como de seu interesse.

Outros materiais