Buscar

AULA 4 CONCEITOS BÁSICOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONCEITOS BÁSICOS
LIDE
É o conflito de interesses qualificado por uma pretensão resistida. Se uma pessoa pretende o bem da vida (material ou imaterial) e encontra resistência relevante em outra pessoa, somente o Poder Judiciário, como regra quase absoluta, pode, pela atuação do processo, solucionar a questão.
Só quando a solução amistosa se mostra inviável, surge a necessidade de intervenção estatal. Até mesmo dentro do processo, nas causas disponíveis e transigíveis é interessante galgar uma solução amigável.
PROCESSO
É o instrumento colocado à disposição dos cidadãos para a solução de seus conflitos de interesses e pelo qual o Estado exerce a Jurisdição. Tal solução e exercício são desenvolvidos com base em regras legais previamente fixadas e buscam, mediante a aplicação do direito material ao caso concreto, a entrega do bem da vida, a pacificação social e a realização da justiça.
O processo possui uma parte visível (procedimento) e uma parte subjetiva (relação jurídica processual-desenvolvida entre o juiz e as partes).
PROCESSO
 A relação jurídica processual é o objeto que congrega os conceitos e institutos fundamentais da ciência do processo. Estudá-la é investigar a forma e a estrutura dos processos judiciais, tão importante quanto é importante o estudo dos sistemas locomotor e respiratório para a biologia. 
PROCESSO
O fenômeno processual, como de resto qualquer fenômeno jurídico, é relacional, com a particularidade de ser essa relação complexa, dinâmica e de direito público, porquanto dela participe, sempre, um órgão investido na função pública de prestar jurisdição. Como método de exercício de poder, o processo é sempre um objeto importante para as análises doutrinárias, notadamente quando se percebe, em razão das transformações da sociedade contemporânea, que as noções fundamentais do direito processual vêm sendo revistas, dogmas estão sendo superados, os institutos, repensados
PROCEDIMENTO
É forma como o processo se exterioriza e se materializa no mundo jurídico. É através do procedimento que o processo age. Consiste, pois, numa sequência de atos que deve culminar com a declaração do Judiciário sobre quem tem o direito material (bem da vida) na lide submetida à sua apreciação. Esta sequência deve observar a dialética processual, consistente em facultar às partes a efetiva participação durante o seu desenvolvimento.
Tese do autor x Antítese do Réu = Síntese do julgador
PROCEDIMENTO
O ordenamento pátrio prevê uma fórmula geral de solução de conflitos, nominada procedimento comum, a ser adotado sempre que o direito material em litígio não demandar regras específicas para a sua solução.
Ante a diversidade das relações jurídicas substanciais surgidas entre as partes e na busca pela melhor efetividade do processo temos uma atual tendência de especializar os procedimentos (procedimentos especiais).
PROCEDIMENTO
EXEMPLO: PROCEDIMENTOS CÍVEIS
Até 40 salários mínimos = procedimento sumaríssimo/Lei 9099/95;
o procedimento comum (do art. 318 e ss. Do NCPC) e os procedimentos especiais (art. 539 e ss.).
PROCEDIMENTO
Qual é sequência lógica prevista pela lei processual de 2015 para o procedimento comum?
Resposta: 1º petição inicial
2º Audiência de Conciliação ou Mediação 
3º Contestação (com preliminares e mérito)
4º Réplica
5º Saneamento
6º AIJ – Audiência de Instrução e Julgamento
7º Sentença
PRETENSÃO
É a exigência, pedido ou postulação que a parte deduz perante o juiz. É obrigação do titular do direito violado provocar o exercício da jurisdição estatal. Através do processo poderá ele buscar uma sentença que reconheça o direito alegado e sujeite o réu ao seu cumprimento.
O réu também pode aduzir pretensões: 
NCPC “Art. 343.  Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa”
O PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO
O processo eletrônico disciplinado pela Lei nº 11.419/2006 vem sendo implementado em larga escala no território nacional, com o propósito de conferir maior celeridade e proporcionar economia processual.
 Os Tribunais vêm normatizando internamente algumas questões peculiares no que tange a essa sistemática virtual da prestação jurisdicional, conforme vão surgindo controvérsias procedimentais. Entretanto, alguns pontos são claros e precisos no texto legal, bem como no NCPC.
O PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO
De acordo com a Lei 11.419/2006. Da informatização do Processo Judicial:
Art. 3º Consideram-se realizados os atos processuais por meio eletrônico no dia e hora do seu envio ao sistema do Poder Judiciário, do que deverá ser fornecido protocolo eletrônico.
Parágrafo único. Quando a petição eletrônica for enviada para atender prazo processual, serão consideradas tempestivas as transmitidas até as 24 (vinte e quatro) horas do seu último dia.
O PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO
Art.11. Os documentos produzidos eletronicamente e juntados aos processos eletrônicos com garantia da origem e de seu signatário, na forma estabelecida nesta Lei, serão considerados originais para todos os efeitos legais.
§2o A arguição de falsidade do documento original será processada eletronicamente na forma da lei processual em vigor.
O PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO
Art.12
§2º Os autos de processos eletrônicos que tiverem de ser remetidos a outro juízo ou instância superior que não disponham de sistema compatível deverão ser impressos em papel, autuados na forma dos arts. 166 a 168 da Lei no5.869, de 11 de janeiro de 1973 -Código de Processo Civil, ainda que de natureza criminal ou trabalhista, ou pertinentes a juizado especial.
O PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO
Lei do Processo eletrônico
...
Art. 4º 
§ 2º A publicação eletrônica na forma deste artigo substitui qualquer outro meio de publicação oficial, para quaisquer efeitos legais, à exceção dos casos que, por lei, exigem intimação ou vista pessoal.
§ 3o Considera-se como data da publicação o primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da informação no Diário da Justiça eletrônico.
§ 4o Os prazos processuais terão início no primeiro dia útil que seguir ao considerado como data da publicação.
O PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO
Art. 5º
§ 5o Nos casos urgentes em que a intimação feita na forma deste artigo possa causar prejuízo a quaisquer das partes ou nos casos em que for evidenciada qualquer tentativa de burla ao sistema, o ato processual deverá ser realizado por outro meio que atinja a sua finalidade, conforme determinado pelo juiz.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais