Buscar

AULA 6 PODER JUDICIÁRIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PODER JUDICIÁRIO
ÓRGÃOS DO PODER JUDICIÁRIO-ART. 92 DA CF.
São órgãos do Poder Judiciário:
Supremo Tribunal Federal (STF)
Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais 
Tribunais e Juízes do Trabalho
Tribunais e Juízes Eleitorais
Tribunais e Juízes Militares
Tribunais e juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios 
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
É o órgão de cúpula do Poder judiciário brasileiro, com sede na Capital Federal e jurisdição em todo o território brasileiro. Tem competência originária e recursal, mas se destina precipuamente à guarda da Constituição Federal. O STF foi criado pelo Decreto 848, de 11/10/1890, logo após a Proclamação da República. Composto de 11 ministros. Incumbe ao Presidente da República indicar o nome da pessoa para compor o STF. O Senado Federal deverá aprovar a indicação por maioria absoluta dos seus membros. Sendo aprovado, o indicado é nomeado. 
STF
São requisitos para o cargo:
A)Ser brasileiro nato;
B) Ter idade entre 35 e 65 anos;
C) Ser cidadão e estar no pleno gozo dos direitos políticos;e
D)Ter notável saber jurídico e reputação ilibada. Com a posse no cargo, o ministro adquire vitaliciedade.
A competência do STF está taxativamente prevista no art. 102 da lei Maior. Pode-se dividi-la em competência originária e competência recursal ordinária e extraordinária.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA
É o órgão criado pela Emenda Constitucional 45/04, destinado a exercer o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e da fiscalização do cumprimento dos deveres funcionais dos magistrados brasileiros.
É integrado por 15 membros (conselheiros), nomeados pelo PR, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para mandato de 2 anos, permitida uma recondução.
CNJ
É requisito para o cargo, ser brasileiro nato ou naturalizado. “O CNJ será presidido pelo presidente do STF e, nas suas ausências ou impedimentos, pelo Vice-Presidente do STF. A função de Ministro corregedor será exercida pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça.
É órgão de controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes. 
Tem atribuições definidas na CF, art. 103-B, §4º, I a VII.
SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
É o órgão jurisdicional com sede em Brasília e jurisdição para todo o território nacional, com competência originária e recursal, destinado precipuamente à correta aplicação da lei federal em todo território nacional.
Criado pela CF de 1988 com o intuito de desafogar o STF. 
É composto de no mínimo 33 ministros, indicados pelo PR, com aprovação da maioria absoluta do Senado.
Com a aprovação do nome dar-se-á a nomeação e com a posse a vitaliciedade. 
STJ
São requisitos para o cargo:
A) ser brasileiro nato ou naturalizado
B) ter idade entre 35 e 65 anos
C) ter notável saber jurídico e reputação ilibada.
Os Ministros do STJ são escolhidos entre os juízes do TRF (desembargadores federais) (um terço), desembargadores dos Tribunais de Justiça (um terço) e dentre advogados e membros do MP.
STJ
Quando surge a vaga o STJ elabora a lista tríplice e a encaminha para o PR, que nomeará um dos integrantes após aprovação do nome pelo Senado Federal por maioria absoluta.
Competência originária e recursal (art. 105 da CF).
Exerce a supervisão administrativa e orçamentária da Justiça Federal de primeiro e segundo grau.
TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS
São os órgãos de segundo grau de jurisdição da Justiça Federal.
Com o advento da CF de 1988 foram criados 5 TRFs.
São integrados por no mínimo 7 juízes recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo PR, sem necessidade de concordância do SF.
TRFs
São requisitos para o cargo:
A) ser brasileiro nato ou naturalizado
B)ter mais de 30 e menos de 65 anos de idade.
Um quinto dos juízes do TRF é oriundo do Ministério Público Federal e da advocacia.
Os demais são escolhidos por promoção segundo os critérios de antiguidade e merecimento, dentre juízes federais com mais de 5 anos de exercício.
Competência originária e recursal (art. 108 da CF)
JUÍZES FEDERAIS
São órgãos de primeiro grau da Justiça Federal. Cada Estado da Federação, bem como o Distrito Federal, constituirá uma seção judiciária com sede na capital. Nos Territórios Federais a jurisdição e as atribuições dos juízes federais serão exercidas pelos juízes da justiça local (art. 110, p.único, CF).
Somente terá competência originária para as demandas previstas no art. 109 da CF.
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO
Órgão jurisdicional com sede em Brasília e jurisdição para todo o território nacional, com competência originária e recursal, é destinado precipuamente a correta aplicação da legislação federal trabalhista.
A EC 45/04 trouxe a ampliação da competência material da Justiça do Trabalho, para processar e julgar as causas elencadas do art. 114 da CF.
TST
Composto de 27 Ministros.
Requisitos:
A) ser brasileiro nato ou naturalizado;e
B) ter idade entre 35 e 65 anos.
Quando surge uma vaga o próprio TST elabora uma lista tríplice dentre os juízes do TRT. Tal lista é encaminhada ao PR , o qual indica um dos nomes ao Senado Federal, que se aprovar por maioria absoluta ensejará a nomeação e, com a posse, a vitaliciedade.
TST
Um quinto dos integrantes do TST é oriundo do Ministério Público do Trabalho e de advogados. Há elaboração de lista sêxtupla. O TST reduz a lista para tríplice e a encaminha ao Presidente da República. Este indica um dos nomes ao Senado Federal e, aprovando a indicação por maioria absoluta, tem-se a nomeação, posse e vitaliciedade.
A competência do TST está definida no art. 111-A, §1º da CF. 
TRIBUNAIS REGIONAIS DO TRABALHO
Consistem nos tribunais de 2º grau da Justiça do Trabalho. Há 24 TRTs, sendo que o Estado de São Paulo possui dois e TO, RR, AP, AC, não possuem TRTs. Compor-se-á:
A)de no mínimo sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região;
TRTs
B) nomeados pelo PR dentre brasileiros natos ou naturalizados com mais de 30 e menos de 65 anos, sendo:
b.1) um quinto dentre advogados com mais de 10 anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de 10 anos de efetivo exercício, nos exatos termos do art. 94 da CF (quinto constitucional).
C) Os demais, mediante a promoção de juízes do trabalho por antiguidade e merecimento, alternadamente.
TRTs
Poderão funcionar descentralizadamente, criando câmaras regionais, bem como instalarão a justiça itinerante, com a realização de audiências e demais funções de atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdição, servindo-se de equipamentos públicos e privados (art. 115, §§ 1º e 2º da CF).
VARAS DO TRABALHO
São órgãos de primeiro grau de jurisdição da Justiça do Trabalho.
A jurisdição será exercida por um juiz singular (art. 116 da CF). Cabe à lei definir onde serão instaladas as varas trabalhistas. Aos juízes de direito, no entanto, nas comarcas não abrangidas pela jurisdição da Justiça do Trabalho, poderá ser concedida competência para solucionarem litígios trabalhistas. Eventual recurso será encaminhado ao respectivo TRT. (art.112, CF).
TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL
A Justiça eleitoral brasileira foi criada sob a inspiração de Getúlio Vargas no Código Eleitoral de 1932. Sua criação destinava-se a coibir as fraudes e a tornar os pleitos mais sérios.
O TSE é o órgão de cúpula da Justiça Eleitoral. Compõe-se de no mínimo sete membros, escolhidos:
A) mediante eleição, pelo voto secreto, de i)três juízes dentre os ministros do STF ii) dois juízes, dentre os ministros do STJ.
B) por nomeação do PR de dois juízes, dentre seis advogados de notório saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo STF. 
TRIBUNAIS REGIONAIS ELEITORAIS
São os órgãos do segundo grau de jurisdição da Justiça Eleitoral (tribunais de apelação). Haverá um TRE na capital de cada Estado membro e no DF. Serão todos compostos
de 7 membros, sendo:
A)mediante eleição, pelo voto secreto, de: i) dois juízes, dentre os desembargadores do TJ; ii)dois juízes, dentre os juízes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça.
TREs
B)um juiz do TRF (desembargador federal) ou não sendo sede de um TRF, de um juiz federal escolhido pelo TRF; e
C)por nomeação pelo PR de dois juízes, dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça. A competência do TRE será definida em lei complementar
JUIZES ELEITORAIS
No primeiro grau de jurisdição haverá a divisão do Estado e do DF em zonas eleitorais, e um juiz de direito será nomeado para exercer a jurisdição eleitoral na respectiva região (zona). Cada magistrado receberá a título de remuneração pelo serviço prestado uma gratificação eleitoral mensal. A competência dos juízes eleitorais será definida em lei complementar.
JUNTAS ELEITORAIS
As juntas eleitorais, formadas por três ou cinco integrantes, presidida por juiz eleitoral, serão criadas próximo às eleições . São órgãos de primeiro grau de jurisdição com competência a ser definida na legislação eleitoral.
SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR
É o mais antigo Tribunal Superior brasileiro, foi criado com a própria justiça militar em 1808. É o órgão de cúpula da Justiça Militar. Tem sede em Brasília e jurisdição em todo o território nacional. Composto de 15 ministros vitalícios nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pelo Senado Federal, por maioria simples.
STM
Destes ministros:
A) dez são militares: todos da ativa e do posto mais elevado da carreira, sendo: i)três oficiais-generais da Marinha; ii)quatro oficiais-generais do Exército; iii)três oficiais-generais da Aeronáutica e; 
STM
B) Cinco são civis: brasileiros natos ou naturalizados, com mais de 35 e menos de 65 anos de idade, dos quais: 
i)três dentre advogados de notório saber jurídico e conduta ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e; 
ii)dois por escolha paritária dentre juízes auditores militares e membros do Ministério Público Militar
JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO
É uma Justiça especializada. Está incumbida, basicamente, de processar e julgar, os crimes militares definidos em lei, eventualmente praticados por militares da Marinha do Exército e da Aeronáutica.
Os militares Estaduais (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militares) são processados e julgados pela Justiça Militar Estadual, onde houver, ou pela justiça comum por meio de varas especializadas (varas da auditoria militar do estado)com recurso para o Tribunal de Justiça. 
JUSTIÇA MILITAR DOS ESTADOS
De acordo com o art. 125, §3º da CF nos Estados que possuam um efetivo militar de mais de 20.000 (vinte mil) pessoas, poderá ser criada a Justiça Militar Estadual, integrada no primeiro grau por juízes de direito militares e pelos Conselhos de Justiça e, em segundo grau,pelo próprio tribunal de Justiça, ou por um Tribunal de Justiça Militar. 
JUSTIÇA MILITAR DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAUS
Atualmente existem dois graus de jurisdição no âmbito da Justiça Militar da União. Na primeira instância funcionam:
A) A auditoria de Correição (Corregedoria) que é órgão encarregado da fiscalização e orientação judiciário-administrativa da Justiça Militar, e
B) Os Conselhos de Justiça (especial e permanente): são órgãos colegiados, compostos por um magistrado togado (juiz auditor militar) e quatro militares. São os responsáveis por processar e julgar, em primeiro grau, as pessoas acusadas de prática de crimes militares.
Na segunda instância o STM atua simultaneamente como órgão de segunda instância e tribunal superior
TRIBUNAIS E JUÍZES ESTADUAIS
Os Estados-membros organizarão sua justiça , observados os princípios contidos na CF. 
A competência da Justiça estadual será definida na Constituição do Estado e na lei de organização judiciária estadual, sendo esta uma lei complementar de iniciativa do TJ.
TRIBUNAIS E JUÍZES ESTADUAIS
A Justiça dos Estados tem dois graus de jurisdição .
Na primeira instância atuarão os juízes de direito e na segunda os desembargadores.
A EC 45/04 permitiu que o judiciário funcionasse descentralizadamente, constituindo Câmaras Regionais com o fito de assegurar ao jurisdicionado o acesso à justiça em todas as fases do processo ( §6º, art.125 da CF).
Também previu a instalação, pelo TJ, da Justiça Itinerante, com a realização de audiências e demais funções da atividade jurisdicional (§7º, art.125 da CF).
TRIBUNAIS E JUÍZES ESTADUAIS
Para dirimir conflitos fundiários, o TJ deverá encaminhar o projeto de lei à Assembleia Legislativa , propondo a criação de varas especializadas, com a competência exclusiva para questões agrárias (art. 126 da CF).
A competência da Justiça Estadual é residual, ou seja, processa e julga as causas que não sejam da alçada das justiças especiais, bem como àquelas que não incumbam à Justiça Federal, nem originariamente, sejam da competência do STJ e do STF.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais