Buscar

Cap. 20 Mídia exterior e merchandising comunicação dentro e fora do ponto de venda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

João Vitor Bogas – 8561557
Cap. 20 - Mídia exterior e merchandising - comunicação dentro e fora do ponto de venda
	Este texto trata de ferramentas secundárias de comar, porém muito úteis e importantes de serem desenvolvidas. A sinalização externa da loja, as formas de mídia exterior e o merchandising são formas mais simples de comunicação de marketing, mas devem ser monitoradas e utilizadas para que exista a comunicação integrada de marketing.
	A primeira forma citada, a sinalização externa, envolve todo tipo de comunicação física próxima à loja que não se dê em seu interior. Uma sinalização externa eficiente cumpre com o ABC: atrai novos consumidores, busca o local de varejo na mente deles, e cria decisões de compra por impulso. Já a mídia exterior trata dos anúncios feitos distantemente da loja e fora da casa do consumidor (o que significa que não leva em conta as mídias tradicionais e etc). O veículo mais utilizado para tal comunicação são os outdoors, ou painéis, que podem ser fixos, eletrônicos ou personalizados, de acordo com as intenções da marca que neles anuncia. Os pontos fortes da comunicação por mídias exteriores é o amplo alcance que possuem, o alto nível de frequência a que são expostos os que visualizam os anúncios e a clara identificação da marca, que geralmente é exposta de forma grande (uma vez que os painéis são grandes). A maior dificuldade dos outdoors é a não seletividade de um público-alvo para o consumo dos anúncios, uma vez que todos que passam por eles têm a oportunidade de vê-los, sem distinção de segmentos de mercado. Além disso, a exposição ao consumidor é curta, dado que o anúncio é fixo e as pessoas passam por ele, e existem regulamentações ambientais que muitas vezes diminuem o campo de atuação dos painéis, até mesmo proibindo-os, como no caso da cidade de São Paulo.
	O chamado merchandising consiste na comunicação efetuada no ponto de venda dos produtos, e tem como objetivos informar os consumidores sobre atributos da marca/produto, relembrá-los da comunicação feita por outras ferramentas de comar (principalmente a propaganda), e encorajá-los a comprarem os produtos de certa marca em detrimento da compra de um concorrente, e a experimentarem novos produtos. O merchandising beneficia todos os elos do canal de distribuição. Os benefícios que proporciona aos fabricantes são a capacidade do ponto de venda de lembrar o consumidor sobre a empresa/marca e complementar e resumir a comunicação integrada de marketing no momento mais propício, dado que é neste em que é tomada a maior parte das decisões de compra dos consumidores. A comar no ponto de venda também ajuda a aumentar as vendas e a explorar o potencial dos espaços disputados por diversas marcas nas prateleiras do varejo, o que muito o agrada. Por último, o merchandising contribui para com o consumidor, por diferencia uma marca da outra, oferece informações sobre o produto e simplifica a tomada de decisão e compra. O único revés disso tudo é a poluição criada nos supermercados e ambientes de varejo em geral, onde pode haver consequências opostas às objetivadas pela comar, como por exemplo a dificuldade de diferenciação das marcas e produtos, quando há merchan em excesso.

Outros materiais