Buscar

AULA 7 FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA
CONSTITUIÇÃO FEDERAL
A CF trata como funções essenciais à Justiça:
Advocacia e Defensoria Pública
Ministério Público 
Advocacia Geral da União
ADVOGADOS
Atuação privada;
Parcialidade Institucional;
Atuação Judicial e extrajudicial;
Estatuto da Advocacia: Lei 8.906/94;
Ministério Privado e indispensável ao serviço público.
Art. 1º da Lei 8.906/94 
“Art. 1º São atividades privativas de advocacia:
I - a postulação a qualquer órgão do Poder Judiciário e aos juizados especiais;        (Vide ADIN 1.127-8)
DEFENSORIA PÚBLICA
Art. 5º, LXXIV;
“LXXIV - o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos”;
Art. 134 da CF;
“Art. 134. A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 80, de 2014)”
Legitimidade ativa para a ação civil pública;
Autonomia funcional e administrativa.
ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO
CF Art. 131. A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. 
§ 1º A Advocacia-Geral da União tem por chefe o Advogado-Geral da União, de livre nomeação pelo Presidente da República dentre cidadãos maiores de trinta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada.
§ 2º O ingresso nas classes iniciais das carreiras da instituição de que trata este artigo far-se-á mediante concurso público de provas e títulos.
§ 3º Na execução da dívida ativa de natureza tributária, a representação da União cabe à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, observado o disposto em lei.
ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO
Lei Complementar 73/93;
Patrocínio judicial e extrajudicial dos interesses da União;
Exclui-se da sua competência a cobrança judicial executiva da dívida ativa tributária, que é posta a cargo da procuradoria da Fazenda Nacional.
MINISTÉRIO PÚBLICO
Preserva os valores fundamentais do Estado;
Persecução penal, pretensão punitiva, repressão ao crime;
Defesa das instituições (registros públicos, fundações, família);
Preservação do meio ambiente, valores artísticos, estéticos, históricos e paisagísticos);
Defesa dos consumidores, incapazes;
Lei Orgânica do MP, Lei 8.625/93.
MINISTÉRIO PÚBLICO
Art. 127 da CF. 
“O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. 
§ 1º São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.
MP
§ 2º Ao Ministério Público é assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor ao Poder Legislativo a criação e extinção de seus cargos e serviços auxiliares, provendo-os por concurso público de provas ou de provas e títulos, a política remuneratória e os planos de carreira; a lei disporá sobre sua organização e funcionamento. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
§ 3º O Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.
MP
§ 4º Se o Ministério Público não encaminhar a respectiva proposta orçamentária dentro do prazo estabelecido na lei de diretrizes orçamentárias, o Poder Executivo considerará, para fins de consolidação da proposta orçamentária anual, os valores aprovados na lei orçamentária vigente, ajustados de acordo com os limites estipulados na forma do § 3º. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
MP
§ 5º Se a proposta orçamentária de que trata este artigo for encaminhada em desacordo com os limites estipulados na forma do § 3º, o Poder Executivo procederá aos ajustes necessários para fins de consolidação da proposta orçamentária anual. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
§ 6º Durante a execução orçamentária do exercício, não poderá haver a realização de despesas ou a assunção de obrigações que extrapolem os limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, exceto se previamente autorizadas, mediante a abertura de créditos suplementares ou especiais.”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais