Buscar

AP2 Gabarito EBC novembro2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP2Período - 2017/2º (Novembro 2017)
Disciplina: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Coordenador: Prof. Dr. Maxwel Ribeiro Moreira
Orientações para prova:
Leia atentamente cada uma das questões e responda apenas o que lhe foi perguntado. 
Responda de forma ordenada seguindo a ordem da formulação de cada questão.
Só serão aceitas respostas feitas com caneta esferográfica azul ou preta
.
Só serão aceitas respostas que estejam 
na folha de resposta
.
O valor de cada questão está indicado na própria questão.
O celular e/ou qualquer outro aparelho eletrônico deverá (
ão
) ser desligado (s) e entregue (s), necessariamente, ao (s) responsável (eis) pela aplicação da prova
Boa Prova!!!
Coordenador: Prof. Dr. Maxwel Ribeiro Moreira
1ª Questão (4,0 pontos):
Marque como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmativas abaixo:
1.1. ( V ) No Plano Bresser foi criada a Unidade de Referência de Preços(URP) para fins de reajustes de preços e salários.
1.2. ( F ) A política de comércio exterior do Plano Collor contemplou redução de barreira não-tarifária, mas não contemplou a redução de barreira tarifária para não reduzir essa fonte de receita, importante para o ajuste fiscal.
1.3. ( V ) A política de juros altos no Plano Real foi importante para evitar que o consumo superasse a oferta disponível, com riscos de desabastecimento e retorno da inflação.
1.4. ( V ) A utilização combinada de âncora cambial, abertura econômica e política de juros compõe uma parte da explicação dos aumentos da taxa de desemprego a partir de 1996.
2ª Questão (4,0 pontos):
Marque como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmativas abaixo:
2.1. ( V ) Dentre as razões que ajudam explicar a esperada continuidade da queda da taxa de crescimento da população brasileira estaria o crescente número de mulheres e homens esterilizados, com métodos que tendem a ser irreversíveis, tornando essas pessoas não-potenciais para a reprodução..
2.2. ( V ) No conjunto da herança bendita recebida pelo Governo Lula estariam as reformas estruturais, uma política econômica consolidada, uma rede de proteção social e a estabilização dos preços na economia.
2.3. ( F ) A renovação do acordo com o FMI até o final de 2004 pelo Governo Lula foi importante porque seus recursos puderam ser usados quando se fizeram necessários em meados de 2004.
2.4. ( F ) O grande número de pobres existentes o Brasil pode ser explicado pelo crescimento populacional passado, mas não pode ser explicado pelo crescimento populacional mais recente porque este tem sido decrescente.
3ª Questão (2,0 pontos):
Considerando a forma como foi implementada a correção monetária no Plano Cruzado, diga o que os mentores e executores do Plano pretendiam alcançar.
Com extinção da Obrigação Reajustável do Tesouro Nacional (ORTN), criação da Obrigação do Tesouro Nacional (OTN), com previsão de que o seu valor nominal ficaria congelado por um ano, proibição de cláusulas de correção monetária para contratos com menos de um ano de duração, exceto para os recursos das cadernetas de poupança, do FGTS e do PIS/PASEP, os mentores e executores do Plano Cruzado pretendiam interromper os mecanismos de reajustes de preços com base na memória inflacionária e, ao mesmo tempo, defender os valores das chamadas poupanças do trabalhador de possíveis corrosões causadas pela inflação futura.
 
ATENÇÃO: Suas respostas para essas três questões têm que estar necessariamente na “Folha de Resposta” e claramente identificadas pela numeração. Sob nenhuma hipótese respostas nessa folha de perguntas serão consideradas.

Outros materiais