Buscar

Resposta Casos Direito Civil I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

civil1.docx
Rio 22 de fevereiro de 2016
Caso concreto I – Civil I
Alexsander Faria – 20151121830-4 
A 
	Sim, a boa-fé objetiva é uma cláusula geral. Porque se traduz como verdadeira janela deixada pelo legislador em razão da modalidade da vida. Como técnica legislativa que conforma o meio hábito para permitir o ingresso, no ordenamento jurídico, de princípios valorativos ainda não expressos legislativamente.
B
	O princípio da Eticidade. Porque a eticidade é a qualidade ou o caráter do que é condizente com a moral, a ética. Baseado na eticidade o magistrado pode interpretar a boa-fé objetiva e fundamenta-la no negócio jurídico.
Questão de múltipla escolha 01:
	C
Questão de múltipla escolha 02:
	C
	
civil2.docx
Rio 29 de fevereiro de 2016
Caso concreto II – Civil I
Alexsander Faria – 20151121830-4 
A 
	Resumindo, repristinação significa a restauração do estado anterior. No Direito se traduz quando uma lei volta a vigorar após a revogação da lei revogadora. “Salvo disposição em contrário, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência” (LINDB, Art. 2.º, § 3.º), porém tal repristinação só ocorrerá se estiver explicitamente detalhado na lei revogadora.
B
	Derrogada. Pois foram revogados somente alguns artigos da lei anterior.
C
	Não. Porque quando uma lei é considerada inconstitucional, ou seja, com efeito retroativo, resulta em sua invalidade como se ela nunca tivesse existido, logo não revogou a lei anterior, não causando repristinação, não permitido pelo ordenamento Brasileiro, mas sim efeitos repristinatórios, por isso, a contribuição é devida, pois uma vez assim considerada, nunca existiu, portanto se nunca existiu, nunca revogou.
Questão de múltipla escolha 01
		D
	
Questão de múltipla escolha 02
		B
civil3.docx
Rio 13 de março de 2016
Caso concreto III – Civil I
Alexsander Faria – 20151121830-4 
1 
	Não. O negócio não pode ser anulado. Art. 5.º CC Parágrafo único. “Cessará, para os menores a incapacidade: Inciso II – Pelo Casamento;
Tendo assim Letícia adquirido capacidade civil, sendo capaz de responder por seus atos, não retroagindo sua capacidade civil adquirida pelo casamento, pelo fim do mesmo. 
Questão de múltipla escolha 01:
	A
Questão de múltipla escolha 02:
	B
	
civil4.docx
Rio 21 de março de 2016
Caso concreto IV – Civil I
Alexsander Faria – 20151121830-4 
Caso Concreto 
	Sim. Com base no Art. 56.º da LRP, Catarina no seu primeiro ano após ter completado a maioridade solicitou a retificação de seu nome incluindo o apelido familiar de seus pais de criação, sem que prejudicasse ao seu apelido familiar de seus genitores. 
Questão de múltipla escolha 01:
	E
Questão de múltipla escolha 02:
	B

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais