Buscar

Aula Citações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

METODOLOGIA CIENTÍFICA E DO CURSO
Prof. Me. Aleteia Hummes Thaines
SISTEMA DE CHAMADA
1 SISTEMA DE CHAMADA
		Deve-se utilizar o sistema autor-data para as citações no texto e o numérico para notas explicativas e citações de lei e jurisprudência.
3
1.1 AUTOR-DATA 
a) Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses devem ser em letras maiúsculas.
4
EXEMPLOS: 
A) Os valores do humanismo latino, consubstanciados no respeito ao outro, não foram aplicados no sistema escravista brasileiro, conforme destaca Wollkmer (2003, p. 21).
B) “A teoria da desconsideração da personalidade jurídica nos crimes ambientais é uma inovação no direito brasileiro”. (MILARE, 2005, p. 20).
5
b) Especificar no texto a(s) página(s)da fonte consultada nas citações diretas. Estes devem seguir a data, separado por vírgula e precedido pelo termo, que os caracteriza, de forma abreviada.
OBS: Nas citações indiretas, a indicação da página consultada é opcional. 
6
EXEMPLOS:
As fontes jurídicas sobre a escravidão consistiram na constituição Imperial, nas Ordenações Filipinas, aplicadas na ausência do Código Civil, no Código Comercial de 1850, na jurisprudência e nos pareceres oficializados do Instituto dos Advogados no Brasil. (WOLKMER, 2003, p. 126). 
Arruda Júnior e Ramos (1997, p. 112) afirmam que:
[...] em razão da abertura democrática, passou-se a exigir uma crítica interdisciplinar no interior da dogmática, demandando-se dos teóricos um conhecimento de técnica jurídica em grande medida ausente, ou deficiente.
7
2 SISTEMA NUMÉRICO
	A indicação da numeração pode estar situada pouco acima da linha do texto em expoente à linha do mesmo, após a pontuação que fecha a citação.
	As citações tem numeração única e consecutiva para todo o capítulo. Não se inicia a numeração das citações a cada página.
8
CITAÇÕES
1 CITAÇÕES
1.1 Definição 
	A citação pode ser definida como qualquer menção, em um trabalho acadêmico (científico, filosófico), de informação ou informações colhidas em outras fontes, a fim de esclarecer, ilustrar ou reafirmar o assunto em discussão.
	
10
	
	
	Citação é menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte.
	
	Obs.: Todas as informações incluídas no seu texto a partir de outras fontes deverão ser CITADAS. Crédito ao legítimo autor da informação. Senão pode configurar PLÁGIO.
11
1.2 Tipos de citações
1.2.1 Citação direta, textual ou literal
	
	Transcreve-se literalmente as palavras e os conceitos do autor consultado. Deverá conservar a grafia, a pontuação, o uso de maiúsculas e, até mesmo, os erros que o texto original possuir.
12
a) Com até 3 linhas
	
		Para Alves (2000, p. 126), “Todo conhecimento, toda ciência, toda tecnologia se baseia no conhecimento de relações entre causas e efeitos”.
 ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e às suas regras. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2000.
13
b) com mais de 3 linhas
	A citação direita com mais de três linhas, deve ser destacada com recuo 4 cm da margem esquerda, com a mesma fonte que está sendo utilizada no texto, tamanho 10 ou 11, espaçamento entre linhas simples e sem aspas. 
OLIVEIRA, Celso Marcelo de. Limite constitucional dos juros bancários: doutrina e jurisprudência. Campinas: LZN, 2001.
Os povos da antiguidade [sic] criaram os juros para compensar o uso do capital alheio. De acordo com Wald, a maioria das legislações europeias[sic] anteriores à Revolução Francesa não admitiam a cobrança dos juros, que também era condenada pela Igreja Católica, por isso, o negócio de empréstimo a juros ficava reservado aos não-cristãos, especialmente os judeus. (OLIVEIRA, 2001, p. 214).
c) Citação dentro de citação
	
		Ao fazer uma citação direta, caso o texto a ser citado possua aspas duplas, devemos transformar as aspas duplas do original em aspas simples.
16
Ex:
	Como consta no texto original
 	
		Para Alves (2000, p. 126) “todo conhecimento, toda ciência, toda tecnologia se “baseia no conhecimento” de relações entre causas e efeitos”.
	Para citação
	
		Para Alves (2000, p. 126) “todo conhecimento, toda ciência, toda tecnologia se ‘baseia no conhecimento’ de relações entre causas e efeitos”.
17
d) Supressão de texto
	
		Ocorre quando suprimimos uma parte do texto citado, mas não pode haver a alteração do sentido ou o da frase original, devemos fazer o uso de reticências entre colchetes.
18
Ex.:
	Portanto, “[...] num argumento lógico, o raciocínio envolve apenas a elucidação de informações contidas [...] nas premissas”.
19
Conceitua Portanova (2002, p. 16) que:
[...] os juros excessivos sempre mereceram a crítica geral e providências no campo legislativo. O objetivo sempre foi inibir essa prática, que, de regra, é voltada a interesses isolados, em detrimento dos interesses gerais da sociedade.
 PORTANOVA, Rui. Limitação dos juros nos contratos bancários: ações e defesa dos devedores. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002.
20
e) Incorreção ou incoerência no texto 
	
	Quando houver incorreção ou incoerência no texto da citação direta, devemos nos manifestar utilizando a expressão sic (assim mesmo) entre colchetes imediatamente após a ocorrência. Não corrigir o erro ou omiti-lo, reconhecê-lo e mantê-lo.
Ex.: 
	Como salienta Cançado Trindade os direitos humanos são somente istóricos [sic]. 
21
f) Ênfase ou destaque
	
	Destaque à palavra ou à frase em uma citação direta, devemos utilizar grifo, itálico ou negrito, e, ao final do parágrafo, entre parênteses, incluir o texto: (grifo nosso) 
	
Ex.: (SOUTO, 1916, p. 46, grifo nosso) 
	
	Se o destaque é do autor consultado, usa-se a expressão grifo do autor. 
22
g) Texto traduzido em citação direta (NBR 10.520)
	
		Citação a partir de uma obra em língua estrangeira, imediatamente após a referência da citação traduzida, deve aparecer a expressão tradução nossa. 
23
1.2.2 Citação indireta, conceptual ou paráfrase
	
	Transcrição baseada no texto do autor consultado. Toda ideia ou qualquer tipo de informação de outra pessoa (fonte), em que utilizamos nossas próprias palavras. 
	Ocorre quando fazemos uma transcrição livre do texto do autor consultado.
	
24
	Imediatamente após a citação indireta, deve-se indicar obrigatoriamente a fonte consultada.
	
	A ideia do autor é mantida, só que a redação do seu trabalho deve ser escrita com suas próprias palavras.
25
Ex.: 
	Conforme menciona Corrêa (2000, p. 169), os direitos humanos que possuem uma origem contextualizada, faz com que se possa afirmar que esses direitos são históricos, que apareceram na idade moderna a partir das lutas contra o Estado absoluto e não como direitos naturais.
 CORRÊA, Darcísio. A construção da cidadania: reflexões histórico-políticas. Ijuí: UNIJUÍ, 2000.
26
Quando citar e parafrasear?
Citar ou mencionar outros autores com muita frequência pode parecer que tem pouco a oferecer de seu próprio trabalho.
Se citar pouco, pode parecer ao leitor que suas afirmações carecem de sustentação.
Regras elementares
 
Citações diretas:
Quando usar a pesquisa de outros como dados primários;
Quando quiser chamar a atenção para a autoridade deles;
 Citações diretas:
Quando as palavras específicas de sua fonte tiverem importância (palavras importantes;
As palavras da fonte são especialmente vividas ou significativas;
Você questiona sua fonte e quer apresentar o caso/dados/informações dela com imparcialidade.
Regras elementares
 Parafrasear sua fonte quando:
Estiver mais interessado no conteúdo, nas descobertas ou afirmações do que na maneira como a fonte se expressa;
Quando puder dizer a mesma coisa com maior clareza ou de forma sucinta.
Regras elementares
“Não cite simplesmente porque é mais fácil ou porque você acha que não tem autoridade para falar por suas fontes. Reduza suas citações à menor extensão possível, e sob
nenhuma circunstância remende um relatório com uma série delas. Você precisa apresentar seu próprio argumento, com suas próprias afirmações e evidências”. (BOOTH et al., 2000, p. 228). 
1.2.3 Citação de citação (apud)
	Transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.
	A citação direta, de até três linhas, deve ser transcrita entre aspas duplas incorporada ao parágrafo.
	Só deve ser utilizada na total impossibilidade de acesso à fonte original.
32

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais