Buscar

Resumo Tributos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo
Discente; Paulo Cezar Kerber Junior
Incidência Tributária
Quando falamos de imposto ou carga tributaria estamos falando de um valor que será cobrado de determinado mercado, mercadoria ou setor de comercio, chegando a uma questão, quem vai arcar com os impostos implantados em determinado mercado, já que temos diferentes mercados os competitivos e não-competitivos com diferentes interesses. Dessa forma podemos determinar diferentes tipos de tributos para mercados e produtos específicos, vai depender dos resultados que o governo espera alcançar com o aumento ou implantação de um novo tributo, lembrando que os mercados são divididos assim os impostos de um não afetam o outro.
Dessa forma quando se aplica tributos em mercados competitivos especificamente sobre as vendas conhecido como tributo unitário arrecadando um quantidade fixa por unidade, no Brasil temos o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado). No caso de impostos especifico para as vendas no final o imposto será divido entre os vendedores e os compradores.
Temos também nos mercados competitivos os impostos ad valores que são uma porcentagem cobra sobre o preço ou base de incidência, no Brasil temos o exemplo do ICMS ( Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o tributo ad valores vai fazer com que a curva de demanda gire para a esquerda fazendo o tributo ter o mesmo efeito que o imposto especifico sobre venda que é dividido entre os vendedores e compradores.
Fazendo uma analise dos impostos, podemos saber quem suportara o imposto, se será pelo comprador ou vendedor. Quando o tributo for colocado sobre determinado setor e a curva de oferta for elástica e a demanda for inelástica então o imposto será suportado todo pelo comprador, e quando a curva de oferta for vertical e a demanda horizontal o imposto será suportado pelos vendedores.
Agora fazendo uma analise de incidência de impostos em mercados não específicos que são os monopólios e oligopólios temos que o monopolista iram aumentar ou diminuir sua produção dependendo do imposto. Assim temos que o preço do consumidor vai aumentar em uma quantidade menor que o valor do imposto, isso porque o monopolista suporta uma parte do imposto diferentemente dos mercados perfeitamente competitivos que não suportam nada dos tributos quando seus custos são constante. Portanto quando um imposto ad valores é atribuído ao monopolista o preço aumenta conforme o imposto.
Outra forma de analisar a tributação é a distribuição pela base de incidência que são divididos em porcentagens do total, com isso podemos saber se o imposto é regressivo ou progressivo, a exemplo do Brasil o sistema de tributação é regressivo já que a porcentagem de imposto cobrado sobre vendas e consumos é maior do que a cobra sobre patrimônio e renda e lucros.
Podemos dizer também quando um imposto é acumulativo ou não, ele será acumulativo quando for cobrado em diversas etapas do processo de produção.
Dessa forma podemos analisar que para se fazer uma reforma tributaria não é nada fácil quando não é impossível já que temos que atender a diversos interesses entre o setores publico, privado e conflitos horizontal, o interesse do setor publico é maior arrecadação de renda no setor privado temos a menor taxação de impostos e nos conflitos horizontal temos a briga dos Estados, Municípios e União pela maior fatia da arrecadação de dos tributos. Assim quando não for impossível, mas muito difícil de se colocar um "xeque" nessa questão iremos necessitar de uma ideia muito brilhante não só brilhante como também inovadora.

Outros materiais