Buscar

METODOLOGIA CIENTÍFICA AULA 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METODOLOGIA CIENTÍFICA: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP
AULA 10
Toda instituição de ensino (principalmente as escolas) tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado Projeto Político Pedagógico ― o famoso PPP (LOPES, 2013). Marque a única opção abaixo que oferece uma informação errada acerca do Projeto Político Pedagógico:
Resposta correta: É o mesmo que extensão, ou seja, ações da Universidade junto à comunidade, disponibilizando o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa.	
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional propõe a elaboração de uma proposta pedagógica para o estabelecimento que assumir como uma instituição de ensino. Com isso, surgem projetos pedagógicos que buscam explicitar as diretrizes que fundamentam princípios e métodos da prática educativa. Nesse contexto, surge um instrumento em forma de documento conhecido como PPP. Essa sigla representa o(a):
Resposta correta: Projeto Político Pedagógico.
(Questão ENADE, 2002) Além de constituir uma exigência formal, contida inclusive na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o projeto pedagógico revela-se uma necessidade cotidiana das instituições educativas e um instrumento eficaz para a implementação de suas ações.
Nessa perspectiva, o projeto pedagógico caracteriza-se, essencialmente, como:
Resposta correta: Um documento que se reflete no currículo da universidade, construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, que busca rumo, ação intencional e compromisso coletivo.	
Sobre o projeto político-pedagógico (PPP) é correto afirmar:
Resposta correta: Trata-se de uma exigência legal para as instituições de ensino de todos os níveis de formação.	
Segundo alguns autores, os nomes projeto pedagógico ou projeto político pedagógico não apresentam diferenças. São duas formas que podemos usar para designar o mesmo sentido de projetar, de lançar, de orientar, ou dar sentido a uma ideia. No entanto, a colocação da palavra "político", ressalta que não há ação pedagógica sem o compromisso com uma ação transformadora, formando para o exercício da cidadania. Assim, em sua construção são observadas as seguintes questões:
I. Concepção de homem e mundo; concepção de sociedade;
II. Concepção de educação; concepção de universidade;
III. Concepção de profissional; concepção de conhecimento.
Assinale a alternativa correta.
Resposta correta: Todas as afirmativas são verdadeiras.	
Na atividade de planejamento do Projeto Político Pedagógico são definidas as finalidades e necessidades dos alunos, professores, enfim, dos cursos de graduação. Por isso, não deve ser entendido como um documento acabado, mas em construção, considerando-se que, ao longo do tempo, algumas práticas precisam ser
 Resposta correta: revistas e modificadas.
Assim, na construção do Projeto Político Pedagógico são observadas algumas questões importantes, tais como:
I - Concepção de homem e mundo; de sociedade; de educação;
II - Concepção de universidade; de cidadão; de profissional;
III - Concepção de conhecimento; de currículo; relação teoria e prática.
Percebemos então que:
Resposta correta: Todas são verdadeiras;	
Segundo Vasco Moreto, num projeto político pedagógico, o mais importante é o compromisso das instituições de ensino com uma reflexão sobre sua intencionalidade educativa. A partir dessa concepção, pode-se concluir que:
Resposta correta: o projeto deve ser elaborado, considerando todos os agentes envolvidos: alunos, professores, coordenadores, comunidade etc.

Outros materiais