Buscar

Apol 02 IA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apol 02 IA
Questão 1/5 - Inteligência Artificial Aplicada
Assinale com “V” ou “F” as alternativas a seguir e depois marque a alternativa correta:
(     ) Nem sempre o método da “força bruta” para calcular todas as rotas no problema de roteirização pode ser uma alternativa de abordagem.
(     ) Problemas do mundo real são aqueles problemas abstraídos do mundo real que tendem a ter uma descrição exata e concisa.
(     ) Uma solução ótima é aquela que apresenta o menor custo dentre todas as soluções possíveis.
(     ) Uma função sucessor pode gerar árvores de busca a partir do estado inicial de um certo problema.
(     )  Enquanto que o puzzle de 24 peças (5x5) pode ser resolvido com facilidade, o de 8 peças (3x3) ainda é bastante difícil de resolver de forma ótima.
Nota: 20.0
	
	A
	V-F-V-F-F
	
	B
	V-F-F-V-F
	
	C
	F-F-V-V-F
	
	D
	V-V-V-F-F
	
	E
	V-F-V-V-F
Você acertou!
Nem sempre o método da “força bruta” para calcular todas as rotas no problema de roteirização pode ser uma alternativa de abordagem. Miniproblemas são aqueles problemas abstraídos do mundo real que tendem a ter uma descrição exata e concisa. Uma solução ótima é aquela que apresenta o menor custo dentre todas as soluções possíveis. Uma função sucessor pode gerar árvores de busca a partir do estado inicial de um problema. Enquanto que o puzzle de 8 peças (3x3) pode ser resolvido com facilidade, o de 24 peças (5x5) ainda é bastante difícil de resolver de forma ótima.
Questão 2/5 - Inteligência Artificial Aplicada
Com relação ao mapa rodoviário definido a seguir, responda ao que é solicitado.
Se considerarmos a origem do percurso a cidade de Maringá e o destino final a cidade de Curitiba, assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso nas afirmativas a seguir sobre a definição formal do problema:
(     ) O estado inicial é descrito como Origem(Maringá).
(     ) Um par da função sucessor do estado de origem seria <Destino(Guarapuava), Origem(Maringá)>.
(     ) A função custo para ir da origem para a cidade de Maringá até Foz do Iguaçu pode retornar o custo mínimo de 426.
(     ) O teste de objetivo compararia o estado atual ocupado pelo agente com Origem(Curitiba).
(     ) O custo de passo relativo ao par <Destino(Irati), Origem(Guarapuava)> é de 154.
Nota: 20.0
	
	A
	V-F-V-V-F
Você acertou!
Na descrição formal do problema, o estado inicial é descrito como Origem(Maringá). O par <Destino(Guarapuava), Origem(Maringá)> não é gerado pela função sucessora, pois há pelo menos um nó entre eles. A função custo para ir da origem para a cidade de Maringá até Foz do Iguaçu retorna o custo mínimo de 426. O teste de objetivo compararia o estado atual ocupado pelo agente com Origem(Curitiba). E o custo de passo relativo ao par <Destino(Irati), Origem(Guarapuava)> é de 104.
	
	B
	V-F-V-F-V
	
	C
	V-V-F-V-V
	
	D
	F-V-V-V-F
	
	E
	V-F-F-F-V
Questão 3/5 - Inteligência Artificial Aplicada
Relacione as estruturas de agentes com as afirmações e depois marque a alternativa correta:
Agentes reativos simples
Agentes reativos baseados em modelos
Agentes baseados em objetivos
Agentes baseados em utilidade
Agentes com aprendizagem
(  ) agentes que tem o conhecimento de como o mundo funciona
(  ) dotados de mecanismos que possibilitam aprender na experiência com o ambiente.
(  ) usam uma função que permite quantificar o mapeamento de um estado ou uma sequência de estados em um número que descreve o grau de “felicidade” alcançado.
(  ) selecionam as ações a serem executadas com base na percepção atual, desconsiderando o histórico de percepções.
(  ) além de saberem uma descrição do estado atual, é necessário ainda alguma informação que se relacione a situações ou cenários desejáveis.
Nota: 20.0
	
	A
	3-5-4-1-2
	
	B
	2-5-4-1-3
Você acertou!
Os agentes reativos simples selecionam as ações a serem executadas com base na percepção atual, desconsiderando o histórico de percepções.; os agentes reativos baseados em modelos são agentes que tem o conhecimento de como o mundo funciona; os agentes baseados em objetivos, além de saberem uma descrição do estado atual, possuem alguma informação que se relacione a situações ou cenários desejáveis; os agentes baseados em utilidade usam uma função de utilidade que permite quantificar o mapeamento de um estado ou uma sequência de estados em um número que descreve o grau de “felicidade” alcançado; e os agentes com aprendizagem são dotados de mecanismos que possibilitam aprender na experiência com o ambiente.
	
	C
	3-4-1-2-5
	
	D
	5-4-1-3-2
	
	E
	1-2-3-4-5
Questão 4/5 - Inteligência Artificial Aplicada
Relacione os critérios com as proposições sobre os ambientes de tarefa a seguir e depois marque a alternativa correta:  
Completamente x Parcialmente observável
Determinístico x Estocástico
Episódico x Sequencial
Estático x Dinâmico
Discreto x Contínuo
(     ) Se há dependência dos estados atuais com os estados anteriores ou não.
(     ) Se o ambiente se modifica ou não enquanto o agente executa a tarefa
(     ) Se o agente acessa de forma completa ou não os estados do ambiente a cada instante
(     ) Se há uma mudança brusca ou suave na sequência de estados que o agente experimenta.
(     ) Se o próximo estado é completamente conhecido pelo estado atual ou não por parte do agente.
Nota: 20.0
	
	A
	3-5-4-1-2
	
	B
	4-3-1-2-5
	
	C
	5-4-1-3-2
	
	D
	3-4-1-5-2
Você acertou!
Pelo critério completamente x parcialmente observável, se os sensores do agente acessam de forma completa aos estados do ambiente em cada instante, o ambiente é completamente observável. Se houver ruído, sensoriamento impreciso ou lacunas nos estados, é parcialmente observável; pelo critério determinístico x estocástico, se o próximo estado é completamente determinado pelo estado atual e pela ação executada pelo agente, o ambiente é dito determinístico, senão, é estocástico. Se o sistema é determinístico mas apresenta elementos estocásticos, o ambiente é dito estratégico; pelo critério episódico x sequencial, num ambiente de tarefa episódico o agente experimenta os eventos de maneira atômica, com os episódios começando com a percepção do agente e na execução de uma única ação. Num ambiente sequencial, há a dependência dos estados atuais com os estados anteriores; pelo critério estático x dinâmico, caso o ambiente se altere enquanto o agente está executando a tarefa, ele é dinâmico. Se o ambiente não se modifica ao longo da execução, é estático (Há situações em que os ambientes podem ser caracterizados como semidinâmicos); e o critério discreto x contínuo refere-se ao modo como o tempo é considerado, e também ao estado do ambiente e das percepções e ações. Uma sequência de estados discretos muda de forma brusca de um estado para outro. Uma sequência de estados contínua muda de forma suave.
	
	E
	1-2-3-4-5
Questão 5/5 - Inteligência Artificial Aplicada
No caso de um agente com aprendizagem, assinale o elemento que é responsável para sugestão de novas regras e ações que podem levar a novas experiências:
Nota: 20.0
	
	A
	Gerador de problemas
Você acertou!
O gerador de problemas executa o papel de explorar alternativas dentro do escopo que foi projetado o agente para permitir novas experiências por parte dele.
	
	B
	Elemento de desempenho
	
	C
	Elemento de aprendizado
	
	D
	Crítico

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais