Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM AULA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM: TEORIAS DE DESENVOLVIMENTO: INTRODUÇÃO
AULA 1
Um site noticia diz que Em pleno século 21, uma família vivia isolada dentro de uma caverna. Falam sobre a família Rosales, que criava seus quatro filhos numa caverna na Colômbia. As crianças foram encontradas sujas, desnutridas e em estágio precário de comunicação, pois emitiam alguns grunhidos que não faziam parte da língua nativa. Das alternativas abaixo, marque a única que responde corretamente sobre qual o impacto que isolamento social para o desenvolvimento de seres humanos, tendo como suporte teórico o interacionismo.
Resposta correta: Houve um impacto negativo para o desenvolvimento, pois a concepção interacionista vai compreender o desenvolvimento humano como sendo uma relação dialética entre fatores internos e externos ao sujeito, um tendo influência sobre o outro. A falta de estímulo social e linguagem afetou o desenvolvimento.
	
São vários os fatores que influenciam no desenvolvimento. I São eles: a hereditariedade, o crescimento orgânico, a maturação neurofisiológica e o meio. II No fator hereditariedade a carga genética estabelece o potencial, que pode ou não vir a desenvolver-se. III O meio oferece influencias e estimulações ambientais que alteram os padrões de comportamento.
 Resposta correta: Todas as afirmativas estão corretas
O diálogo entre Neurociência, Psicologia e Pedagogia, mostra cinco conclusões neurocientíficas ligadas à aprendizagem, tais como:
 Resposta correta: O cérebro se modifica em contato com o meio durante toda a vida.
	
De acordo com a teoria de Piaget, assinale a alternativa correta
Resposta correta: Período das operações concretas tem ser marco principal na realização de operações mentais concretas que se caracteriza pela necessidade da presença de objetos concretos no raciocínio.
O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas para efeito de estudo tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos, portanto qual opção abaixo refere-se ao aspecto afetivo-emocional?
Resposta correta: Refere-se o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. É o sentir. A sexualidade faz parte desse aspecto. Exemplos: a vergonha que sentimos em algumas situações, o medo em outras, a alegria de encontrar um amigo querido.	
De acordo como Dr Drauzio Varella no artigo sobre Genética e Comportamento social: "As moléculas que constituem nosso DNA não traçam nosso destino, mas sob a influência dos estímulos ambientais sofrem arranjos e rearranjos que explicam a incrível diversidade humana". Podemos relacionar essa premissa com qual das respostas abaixo para estabelecer uma explicação sobre o desenvolvimento humano:
Resposta correta: Genes contêm informações importantes sobre o nosso comportamento, temperamento e funcionamento fisiológico, entretanto, sempre precisam estar relacionados com características ambientais gerando uma relação dialética e dinâmica de determinação de caracteres.
Jean Piaget e Sigmund Freud foram importantes autores na área da psicologia, que contribuíram para o seu desenvolvimento enquanto ciência. Nos seus estudos, Jean Piaget propôs que o ser humano passa por diferentes fases desde o seu nascimento, e as nomeou de sensório motor, pré-operatório, operatório concreto, e operatório formal. Sigmund Freud também estabeleceu um conjunto de fases pela qual o ser humano passa desde seu nascimento, que denominou de fases oral, anal, fálica, e genital. Apesar das importantes diferenças conceituais e teóricas na obra desses dois autores, pode-se considerar que um ponto em comum de ambas é:
Resposta correta: Certo	Ambos os estudos tratam-se de teorias acerca do desenvolvimento humano.
Piaget considerava que os fatores que afetam o desenvolvimento humano são a hereditariedade, o crescimento orgânico, a maturação neurofisiológica e o meio. Em função disto, ele propôs que o desenvolvimento, segue cinco estágios. No estágio sensório-motor, espera-se que a criança:
Resposta correta: Conheça o mundo através da percepção. O desenvolvimento físico se torna condição para aquisição de habilidades.

Outros materiais