Buscar

Estudo de Caso 1 Estrutura Organizacional 2014 manhã versao 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO 1
CPFL terá nova estrutura organizacional até fim de 2011
São Paulo - A CPFL Energia concluirá até o final deste ano a nova estrutura organizacional da holding, que no ano que vem completará 10 anos de existência. "O novo conceito não envolve mudanças só na estrutura organizacional, mas também os fóruns de decisão da empresa. É uma mudança de comportamento", afirmou o diretor-presidente da companhia, Wilson Ferreira Junior.
A atual estrutura é formada por um presidente e seis vice-presidentes, das quais três posições já foram eliminadas: as vice-presidências de Geração, Distribuição e Gestão de energia. Ferreira Junior explicou que essas três áreas foram incorporadas pela nova vice-presidência de Operação, que será comandada por Carlos Ferreira, ex-presidente da distribuidora Elektro.
Na nova estrutura, a empresa contará um diretor-presidente (Ferreira Junior) e cinco diretores vice-presidentes: Financeiro e Relações com Investidores (Lorival Nogueiro Junior), Operações (Carlos Ferreira), Administrativo (José Chaves de Melo) e Desenvolvimento de Negócios (Adriana Waltrik dos Santos) e um vice-presidente ligado à área de articulação institucional. 
Segundo Ferreira Junior, a estrutura anterior da companhia chegou ao seu limite de eficácia, o que exige mudanças para se tornar compatível com o tamanho atual da CPFL e os desafios futuros, como o processo de revisão tarifária do segmento de distribuição e a necessidade da elaboração de projetos que busquem a eficiência energética. "Imaginamos que a nova estrutura era um passo para tornar a companhia mais eficiente. A estrutura é o meio para atingir a eficiência, onde é possível haver um maior controle dentro de cada área", disse o executivo, sinalizando que medida visa a sustentabilidade do grupo. A Holding da CPFL também buscou enxugar sua estrutura com o objetivo de maior eficiência. Após esta mudança a equipe das chefias não mais extrapolavam 8 colaboradores.
O novo modelo organizacional da CPFL Energia terá mais cooperação entre as áreas do grupo.  Na reformulação de sua estrutura organizacional, a CPFL empenhou-se em melhorar uma situação crônica de problemas: a lentidão na comunicação interna. Em função disto, apoiada nos conceitos de downsizing, a nova estrutura, estabeleceu 5 níveis hierárquicos, entre o CEO e o nível operacional. Cada vice-presidência terá suas funções e procedimentos bem definidos, para que os resultados possam ser medidos a cada ano.
 Texto adaptado de: Revista Exame. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/cpfl-tera-nova-estrutura-organizacional-ate-fim-de-2011?page=2> 
Relatório Anual 2013 - CPFL Energia
A holding CPFL Energia, por meio de suas empresas subsidiárias, atua na geração, distribuição e comercialização de energia elétrica e serviços de valor agregado no Brasil, nos mercados livre e regulado. Nas empresas do Grupo trabalham, no total, 8.165 colaboradores. 
Com sede em Campinas (SP) e mais de 100 anos de história, o Grupo é uma sociedade anônima de capital aberto com ações negociadas desde 2004 nas bolsas de São Paulo e Nova York. No segmento de distribuição, a CPFL Energia é líder e possui uma participação de 13% no mercado. O Grupo entregou 41.418 GWh para cerca de 7,4 milhões de clientes residenciais e corporativos em 569 municípios dos estados de São Paulo, do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Minas Gerais. 
 O Grupo também atua na geração de energia elétrica priorizando a utilização de fontes limpas e renováveis. O crescimento da CPFL Energia no segmento de geração tem sido contínuo e fortemente impulsionado pela CPFL Renováveis, que colocou em operação o parque eólico Macacos I e adquiriu, em fevereiro de 2014, o parque eólico Rosa dos Ventos. Além disso, haverá a entrada em operação comercial do parque Atlântica. A subsidiária CPFL Geração, por sua vez, atua no segmento de geração convencional e possui participação em 23 empreendimentos. Até o final de 2014, a capacidade total instalada – somando a participação acionária da CPFL Energia nos empreendimentos da CPFL Renováveis e da CPFL Geração – deverá chegar a 3.113 MW. Até 2018, a expectativa do Grupo é alcançar uma capacidade de 3.292 MW.
A estrutura de governança da CPFL Energia é composta por um Conselho de Administração e uma Diretoria Executiva, que funcionam em conformidade com o Estatuto Social e as disposições do Acordo de Acionistas, além das diretrizes estabelecidas no Código de Ética e Conduta e nas políticas de gestão. De acordo com o Estatuto, o mesmo executivo não pode ocupar o cargo de presidente do Conselho de Administração e acumular o cargo de diretor presidente da Diretoria.
O Conselho de Administração da CPFL Energia é o órgão da administração responsável pela determinação das diretrizes estratégicas da companhia, observando a missão, a visão e os princípios corporativos. Seu funcionamento é regulamentado por um regimento interno. O Conselho de Administração se reúne mensalmente para discutir e avaliar aspectos econômicos, sociais e ambientais que tenham impactos sobre os negócios e a gestão da CPFL Energia. 
A CPFL Energia mantém o Conselho Fiscal permanentemente instalado, em linha com as melhores práticas de governança do mercado. O órgão é composto por cinco membros, eleitos pelos acionistas na Assembleia Geral para exercerem mandato de um ano. Os acionistas minoritários que representem, em conjunto, no mínimo 10% ou mais das ações com direito a voto, têm direito de eleger um membro. O Conselho Fiscal é independente do Conselho de Administração e sua responsabilidade é examinar as demonstrações financeiras e reportar suas conclusões para os acionistas.
A Diretoria Executiva da CPFL Energia é o órgão responsável pela execução do planejamento estratégico e das diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Administração, conduzindo os negócios da companhia de acordo com seus princípios e valores. A Diretoria é composta por um diretor presidente, escolhido pelos membros do Conselho, e por mais cinco diretores vice-presidentes indicados pelo diretor presidente. Os diretores têm mandato de dois anos e podem ser reeleitos, sendo responsáveis pela gestão dos tópicos que envolvem os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Para garantir o alinhamento entre as práticas das empresas controladas com as da holding, os diretores estatutários da CPFL Energia ocupam posições na administração dessas sociedades. Seguindo a hierarquia da estrutura organizacional, abaixo dos diretores estatutários, estão os cargos executivos, com diretores gestores, gerentes de departamentos e de divisão. Em seguida, estão os cargos de liderança, com responsabilidades sobre questões econômicas, ambientais: Especialistas, Coordenadores, e todos os cargos operacionais com liderança (Engenheiro Líder, Técnico Líder, Médico Líder, etc.). E então, por último, estão os universitários (com necessidade de formação universitária): analistas, engenheiros, médico, advogado e os cargos operacionais (sem necessidade de formação superior): eletricista, assistente, auxiliar, cujas atividades são bem definidas e específicas.
Texto adaptado de: Relatório Anual CPFL Energia – 2013. Disponível em: <http://www.cpfl.com.br/institucional/relatorio-anual/Documents/ra-cpfl-2013.pdf>.
ARGUMENTO LÓGICO
 
Para as questões discursivas referentes aos casos, empregue a estrutura do argumento lógico em suas respostas. A estrutura do argumento lógico é abaixo apresentada.
Premissa maior contém o termo extremo maior e o termo médio. Aplicada à resolução do caso, a premissa maior é fundamentada na Teoria ou Modelo Teórico a ser empregado e caracteriza de forma geral o fenômeno que se quer investigar no caso objeto de estudo.
Premissa menor contém o termo extremo menor e o termo médio. Aplicada à resolução do caso, a premissa menor é decorrente da observação do fenômeno que se quer investigar no caso objeto de estudo.
Conclusão tem o extremo maior e menor, mas não o termo médio. Aplicada à resolução do caso,a conclusão deve responder objetivamente a questão enunciada.
Termo Médio é o termo que se repete nas duas premissas, mas não aparece na conclusão.
Questões (vide as questões que seu grupo deve resolver)
Utilize o argumento lógico para resolver as questões em que se exige seu uso:
ATENÇÃO: FAVOR SUBLINHAR O TERMO MÉDIO
Considerando o modelo proposto por Daft de Departamentalização explique qual o tipo encontrado na CPFL Energia.
Premissa Maior:
Premissa Menor:
Conclusão:
O tipo de departamentalização encontrada na CPFL Energia pode ser considerado vantajoso?
Premissa Maior:
Premissa Menor:
Conclusão:
Como se apresenta o Fundamento de Centralização/ Descentralização na CPFL Energia.
Premissa Maior:
Premissa Menor:
Conclusão:
Como se apresenta o Fundamento de Formalização na CPFL Energia.
Premissa Maior:
Premissa Menor:
Conclusão:
Como se apresenta o Fundamento de Margem de Controle na CPFL Energia.
Premissa Maior:
Premissa Menor:
Conclusão:
Como se apresenta o Fundamento da Cadeia de Comando na CPFL Energia.
Premissa Maior:
Premissa Menor:
Conclusão:
Como se apresenta o Fundamento de Especialização na CPFL Energia.
Premissa Maior:
Premissa Menor:
Conclusão:
 
Os grupos devem responder as questões conforme abaixo:
	
	TURMA 1
	TURMA 2
	GRUPO
	QUESTÃO
	QUESTÃO
	01
	01, 02 e 03
	01, 02 e 03
	02
	01, 02 e 04
	01, 02 e 04
	03
	01, 02 e 05
	01, 02 e 05
	04
	01, 02 e 06
	01, 02 e 06
	05
	01, 02 e 07
	01, 02 e 07
	06
	01, 02 e 03
	01, 02 e 03
	07
	-
	01, 02 e 04
	08
	-
	01, 02 e 05

Outros materiais