Buscar

material de gestao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Comunicação Não Violenta consiste em um processo contínuo de pesquisa no qual se buscam a identificação de relações de parceria e cooperação ocorrendo, assim, uma comunicação que tenha eficácia e empatia.
A partir disso, ocorre a determinação de ações para comunicação com base em valores comuns existentes em determinada empresa ou ambiente institucional.
As ações relacionadas com a Comunicação Não Violenta tem os seguintes conceitos:
1) Observação: as observações que são feitas sobre outra pessoa devem ser feitas de maneira descritiva e sem julgamentos com relação à quem está sendo abordado.
2) Sentimento: diz respeito à forma como determinada pessoa se sente em relação ao que está sendo observado de forma emocional e com alguma especificidade.
3) Necessidade: ocorre quando se considera quais os desejos e valores relacionados com os sentimentos de cada pessoa que são gerados com a consideração de que a reação pretendida de determinada pessoa deve ser oferecida antes por quem iniciou a comunicação. 
4) Pedido: quando se deseja que uma ação seja executada por determinada pessoa é preciso que os pedidos na comunicação sejam feitos de maneira clara e específica não apenas sobre o que quer, mas também sobre o que não quer.
Diante disso, ao considerar os fragmentos apresentados eles tem a seguinte caracterização:
- Fragmento 1: Observação
- Fragmento 2: Sentimento
- Fragmento 3: Necessidade
- Fragmento 4: Pedido

Outros materiais