Buscar

Artigo Uber - Gestão da Inovação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
GESTÃO DA INOVAÇÃO 
PARA A COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL
Os desafios do ecossistema de inovação do Uber
					 Felipe Ewerton de Oliveira Rodrigues
São Paulo
2016
Resumo
O tema, desse estudo, é o ecossistema de inovação da empresa Uber. A plataforma oferece caronas pagas e tanto a contratação do serviço, quanto o pagamento, são feitos totalmente online através de um aplicativo. São oferecidos diversas modalidades de serviços como o Uber Black, Uber X e o Uber Pool. A empresa vem sofrendo uma forte pressão dos taxistas por considerarem o serviço uma concorrência “desleal” e ainda, o Brasil por uma grave crise política e econômica levaram a perda de confiança do consumidor e consequente queda do consumo. O Objetivo, desse trabalho, é fazer a descrição, a análise e a interpretação dos dados com a finalidade de descrever as oportunidades e os desafios do ecossistema de inovação do Uber no Brasil em meio ao contexto de crise política e econômica que o país está vivendo. A metodologia de pesquisa será um estudo exploratório delineado através de um estudo de caso da empresa Uber. Os principais conceitos tratados nesse trabalho serão ecossistema de inovação e gestão da inovação. A coleta de dados será através de entrevistas, questionários e fontes de dados secundários. Espera-se com esse estudo, entender como está constituído o ecossistema de inovação do aplicativo e quais as principais oportunidades e desafios enfrentados pelos atores desse ecossistema.
Palavras-Chave: inovação; ecossistema de inovação; Uber;
Introdução
Metodologia
O presente estudo tem uma natureza exploratória e será delineado através de um estudo de casos de duas empresas escolhidas e será revisão bibliográfica sobre o tema. A coleta de dados será feita através de questionários, entrevistas e dados secundários provenientes, principalmente, de periódicos científicos, livros, teses e dissertações.
Será feita a descrição, a análise e a interpretação dos dados com a finalidade de descrever e esclarecer a situação atual, para que se possa definir os conceitos e ideias sobre modelos de negócios de plataformas industriais, para posterior formulação de problemas mais precisos a serem pesquisados em estudos posteriores. (Gil 2002)
 
Objetivo
Objetivo Geral
Definir uma tipologia de modelo de negócios associada as empresas de plataforma de industrial e ainda, entender a relação entre o ecossistema de inovação e o modelo de negócios delas.
Objetivos Específicos
Descrever a evolução do conceito de plataforma e suas perspectivas para o futuro.
Descrever o conceito de ecossistema de inovação em plataformas industriais.
Descrever o conceito de modelo de negócio e entender o que faz dele inovador.
Analisar as principais empresas de plataforma industrial e escolher duas com base nos critérios propostos. 
Descrever o modelo de negócios dessas empresas para identificar como elas criam, entregam e capturam valor dos seus clientes.
Entender a relação entre o modelo de negócios dessas empresas e o seu ecossistema de inovação. 
Definir a tipologia de modelo de negócios de plataformas industriais a partir dessas empresas.
Cronograma de trabalho
 
Bibliografia
Adner, R., 2006. Match Your Innovation Strategy to Your Innovation Ecosystem Match Your Innovation Strategy to Your. Harvard Business Review.
Ana, L. et al., 2016. The Evolution of the Platform Concept : A Systematic Review. , pp.1–14.
Barry Libert, B., Wind, Y. & Beck, M., 2014. REPRINT H01PPE PUBLISHED ON HBR.ORG What Airbnb, Uber, and Alibaba Have in Common.
Gil, A.C., 2002. Níveis de pesquisa [Gil].pdf. , pp.27–29.
Ringel, M., Taylor, A. & Zablit, H., 2015. The Most Innovative Companies 2015. The Boston Consulting Group, pp.1–23.
Robertson, D. & Ulrich, K., 1998. Planning for Product Platforms. Sloan Managament Review, 39(4), pp.19–31.
Schuh, G., Ryschka, S. & Kohns, C., 2015. Development of a Morphology for the Description of Business Models for Technology Platforms. , 4(1), pp.49–63.
Teece, D.J., 2010. Business Models , Business Strategy and Innovation. Long Range Planning, 43(2–3), pp.172–194. Available at: http://dx.doi.org/10.1016/j.lrp.2009.07.003.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais